De São Paulo – A indústria automotiva nos reserva algumas surpresas que às vezes fica difícil de entender e buscar explicações. No momento em que as vendas no segmento dos SUVs cresce e no dos sedans médios cai, a Nissan resolveu trazer para o Brasil, com um atraso de quatro anos, a oitava geração do Sentra, que foi lançada no México em 2019. O novo Sentra chega com o visual renovado para o mercado brasileiro, mas não deve demorar a mudar lá fora. Além disso, não traz motor turbo, tem freio de estacionamento por pedal e peca em outros detalhes. Mas o desempenho é bom e a lista de equipamentos é generosa.
A primeira geração do Nissan Sentra foi lançada em 1982, e, desde então, passou por mudanças visuais sem perder o estilo conservador. Em 2004, foi lançado no mercado brasileiro, chegando à 7ª geração por aqui em 2013. Já em 2019, a Nissan apresentou no México a 8ª geração do sedan médio, que tinha previsão de chegada ao Brasil no ano seguinte. Mas aí veio a pandemia da COVID-19 e os planos de trazer o novo Sentra foram adiados.
O modelo chega agora ao mercado brasileiro, com pré-venda iniciada a partir de hoje. Os primeiros 100 compradores que fizerem a reserva on-line ganharão R$ 1 mil em combustível, um pacote de viagem com roteiro personalizado para ser feito com o carro, crédito de R$ 1 mil no Clubfiq e uma bolsa de viagem inspirada no design interno do carro.
O novo Sentra será vendido nas versões Advance 2.0 CVT (R$ 148.490) e Exclusive 2.0 CVT (R$ 171.590). A versão de topo tem a opção do acabamento interno premium, com couro na cor sand e costuras aparente, por R$ 173.290.
Mudanças visuais no novo Sentra
Comparado à sétima geração, que foi comercializada no Brasil até 2021, o novo Sentra traz estilo mais moderno e robusto, com capô vincado, faróis mais espichados e luz diurna (ambos em LED), para-choque com desenho esportivo e a grade frontal com a tradicional moldura cromada em forma de V, característica marcante nos modelos Nissan.
As laterais são limpas, com um vinco que demarca a linha de cintura do sedan. As rodas são de liga leve de 17 polegadas, com detalhes em preto brilhante. Na traseira, lanternas horizontalizadas e para-choque com defletor de ar compõem o visual do sedan. O modelo será vendido nas cores branco diamond com teto preto, cinca grafite com teto preto, prata classic e preto premuim.
O interior ganhou mais sofisticação no acabamento, com materiais emborrachados no painel, que pode ser preto ou na cor sand, que é opcional (R$ 1.700). O volante multifuncional tem a base achatada e todos os comandos para que o motorista não desvie sua atenção da direção. O painel tem contagiros e velocímetro analógicos, e uma tela central com as informações do computador de bordo.
O ar-condicionado automático digital tem saídas de ar no painel que lembram turbinas de avião. O sistema multimídia tem tela tátil de oito polegadas com conectividade por Android Auto e Apple CarPlay, mas exige o uso de cabo. O modelo tem ainda sistema de visão 360 graus inteligente com detector de objetos em movimento, com imagens vistas na tela do multimídia.
Os conteúdos de cada versão
O novo Sentra na versão Advance traz:
- Painel de instrumentos com tela central em TFT de sete polegadas
- Seis airbags
- Central multimídia com tela tátil de oito polegadas com Apple CarPlay e Android Auto
- Sistema de som com seis alto-falantes
- Rodas de liga leve de 17 polegadas
- Faróis e DRL em LED
- Ar-condicionado digital automático de duas zonas
- Volante multifuncional com paddle shift para mudanças de marchas
- Banco do motorista com regulagem elétrica
- Acabamento interno na cor preta
- Bancos dianteiros aquecidos
- Alerta de colisão frontal
- Assistente inteligente de frenagem
- Alerta de atenção do motorista
Já o novo Sentra Exclusive 2.0 CVT acrescenta:
- Partida remota do motor
- Acabamento premium na cor sand (opcional)
- Teto solar elétrico
- Som Bose com oito alto-falantes
- Retrovisor interno eletrocrômico
- Retrovisores externos rebatíveis eletricamente
- Faróis Automáticos inteligentes
- Piloto automático inteligente com comandos no volante
- Alerta de tráfego cruzado traseiro
- Alerta e assistente de prevenção de mudança de faixa
- Monitoramento de ponto cego
- Visão 360 graus e detecção de objetos em movimento
Espaço interno do novo Sentra
Com 5cm a mais na largura em relação à geração anterior, o novo Sentra cresceu e otimizou o espaço interno. Os bancos dianteiros são confortáveis, apoiam bem as pernas e mantêm motorista e passageiros em posição segura. O banco do motorista traz ajustes elétricos.
No banco traseiro também tem conforto para dois adultos e uma criança no meio. Ali o espaço para as pernas é bom, mas faltou as saídas de ar-condicionado para quem senta atrás. Uma falha para um sedan dessa faixa de preço. O porta-malas tem 466 litros, que é um bom volume, mas é menor que o compartimento de bagagem de alguns sedans compactos.
Dirigimos o "novo" sedan
Ao contrário de muitos modelos que têm chegado ao mercado brasileiro com motor turbo, o novo Sentra traz sob o capô um motor 2.0 litros aspirado Ciclo Atkinson, a gasolina, que desenvolve 151cv e 20kgfm de torque. Associado ao câmbio automático do tipo CVT, que simula oito marchas, o propulsor proporciona bom desempenho, mas sem empolgação em sua performance.
As arrancadas são ágeis e as retomadas de velocidade seguras. Mas quando o giro sobe acima das 4.000rpm, o ruído de funcionamento do motor invade a cabine e incomoda. E olha que a Nissan afirmou que fez melhorias no isolamento acústico do carro. Uma pisada na bola é o freio de estacionamento por pedal (igual ao do Corolla Cross), outra falha para um modelo que quer atender um público diferenciado.
Dirigimos o carro nas estradas planas de São Paulo e nessa condição o computador de bordo apontou consumo médio de 13,7km/l. Uma média razoável, mas o motor peca por não ser flex. A suspensão traseira agora é multlink, proporcionando mais conforto e estabilidade. A direção com assistência elétrica tem cargas bem definidas para baixas e altas velocidades e o baixo centro de gravidade deixa o sedan mais divertido de dirigir.
O novo Sentra tem ainda controle dinâmico do chassi integrado e traz reforços na carroceria para reduzir a torção. O motorista conta com quatro modos de condução: Normal, Sport, manual e Eco, que privilegiam o desempenho ou a economia de combustível.
Concorrência difícil
O novo Sentra chega para enfrentar o líder do segmento, o Toyota Corolla, que surfa praticamente sozinho no segmento. O modelo tem motor 2.0 flex com potência máxima de 177cv e torque de 21,4kgfm, além de câmbio CVT que simula 10 marchas. O Corolla tem quatro versões a combustão e duas híbridas, sendo a Altis Premium 2.0 CVT por R$ 176.190.
É uma missão ingrata para o Nissan Sentra, que já chega envelhecido e com pontos negativos em relação ao líder do segmento. Mas, ao que tudo indica, a Nissan não tem grandes pretensões em relação ao volume de vendas do modelo. Parece que a ideia é só mesmo aumentar o portfólio no Brasil, que já é bem limitado.
(*) Jornalista viajou a convite da Nissan do Brasil
FICHA TÉCNICA
MOTOR (*) Dianteiro, quatro cilindros em linha, 1.997cm³, 16V, a gasolina, com injeção direta de combustível, que desenvolve 151cv a 6.000rpm e 20kgfm a 4.000rpm TRANSMISSÃO (*) Tração dianteira com câmbio automático do tipo CVT que simula oito marchas SUSPENSÕES/RODAS/PNEUS (*) Dianteira, independente, tipo McPherson; traseira, multlink/de liga leve de 17 polegadas/215/50 R17 FREIOS (*) Discos ventilados nas quatro rodas, com ABS e EBD DIREÇÃO (*) Pinhão e cremalheira com assistência elétrica variável CAPACIDADES (*) Do tanque de combustível, 47 litros; do porta-malas, 466 litros; de carga (ocupantes e bagagem), 375 quilos PESO (*) Advance, 1.381kg; Exclusive, 1.405kg DIMENSÕES (*) Comprimento, 4,64m; largura, 1,81m; altura, 1,45m; distância entre-eixos, 2,70m PERFORMANCE (*) Aceleração até 100km/h em 9,4 segundos
Velocidade máxima de 200km/hCONSUMO (**) Na cidade, 11km/l
Na estrada, 13,9km/l
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