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Novo Sentra: sedan chega com atraso, a partir de R$ 148.490

Modelo Nissan foi lançado no México em 2019 e só agora chega ao mercado brasileiro, equipado com motor 2.0 aspirado a gasolina, câmbio CVT e bom pacote de equipamentos

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Nissan Sentra ganhou formas mais robustas e desenho mais moderno
Nissan Sentra ganhou formas mais robustas e desenho mais moderno Foto: Nissan Sentra ganhou formas mais robustas e desenho mais moderno

De São Paulo – A indústria automotiva nos reserva algumas surpresas que às vezes fica difícil de entender e buscar explicações. No momento em que as vendas no segmento dos SUVs cresce e no dos sedans médios cai, a Nissan resolveu trazer para o Brasil, com um atraso de quatro anos, a oitava geração do Sentra, que foi lançada no México em 2019. O novo Sentra chega com o visual renovado para o mercado brasileiro, mas não deve demorar a mudar lá fora. Além disso, não traz motor turbo, tem freio de estacionamento por pedal e peca em outros detalhes. Mas o desempenho é bom e a lista de equipamentos é generosa.

nissan sentra modelo 2023 exclusive 2.0 cvt branco de traseira no estudio
Lanternas traseiras ganharam novo desenho, mais equilibrado com o conjunto

A primeira geração do Nissan Sentra foi lançada em 1982, e, desde então, passou por mudanças visuais sem perder o estilo conservador. Em 2004, foi lançado no mercado brasileiro, chegando à 7ª geração por aqui em 2013. Já em 2019, a Nissan apresentou no México a 8ª geração do sedan médio, que tinha previsão de chegada ao Brasil no ano seguinte. Mas aí veio a pandemia da COVID-19 e os planos de trazer o novo Sentra foram adiados.

O modelo chega agora ao mercado brasileiro, com pré-venda iniciada a partir de hoje. Os primeiros 100 compradores que fizerem a reserva on-line ganharão R$ 1 mil em combustível, um pacote de viagem com roteiro personalizado para ser feito com o carro, crédito de R$ 1 mil no Clubfiq e uma bolsa de viagem inspirada no design interno do carro.

O novo Sentra será vendido nas versões Advance 2.0 CVT (R$ 148.490) e Exclusive 2.0 CVT (R$ 171.590). A versão de topo tem a opção do acabamento interno premium, com couro na cor sand e costuras aparente, por R$ 173.290.

nissan sentra modelo 2023 exclusive 2.0 cvt branco de lateral no calcamento
O sedan médio está mais largo e tem a opção do teto pintado em preto

Mudanças visuais no novo Sentra

Comparado à sétima geração, que foi comercializada no Brasil até 2021, o novo Sentra traz estilo mais moderno e robusto, com capô vincado, faróis mais espichados e luz diurna (ambos em LED), para-choque com desenho esportivo e a grade frontal com a tradicional moldura cromada em forma de V, característica marcante nos modelos Nissan.

As laterais são limpas, com um vinco que demarca a linha de cintura do sedan. As rodas são de liga leve de 17 polegadas, com detalhes em preto brilhante. Na traseira, lanternas horizontalizadas e para-choque com defletor de ar compõem o visual do sedan. O modelo será vendido nas cores branco diamond com teto preto, cinca grafite com teto preto, prata classic e preto premuim.

O interior ganhou mais sofisticação no acabamento, com materiais emborrachados no painel, que pode ser preto ou na cor sand, que é opcional (R$ 1.700). O volante multifuncional tem a base achatada e todos os comandos para que o motorista não desvie sua atenção da direção. O painel tem contagiros e velocímetro analógicos, e uma tela central com as informações do computador de bordo.

O ar-condicionado automático digital tem saídas de ar no painel que lembram turbinas de avião. O sistema multimídia tem tela tátil de oito polegadas com conectividade por Android Auto e Apple CarPlay, mas exige o uso de cabo. O modelo tem ainda sistema de visão 360 graus inteligente com detector de objetos em movimento, com imagens vistas na tela do multimídia.

nissan sentra modelo 2023 exclusive 2.0 cvt branco interior painel e banco no estudio
Versão de topo de linha tem a opção de acabamento na cor sand, que custa R$ 1.700

Os conteúdos de cada versão

O novo Sentra na versão Advance traz:

  • Painel de instrumentos com tela central em TFT de sete polegadas
  • Seis airbags
  • Central multimídia com tela tátil de oito polegadas com Apple CarPlay e Android Auto
  • Sistema de som com seis alto-falantes
  • Rodas de liga leve de 17 polegadas
  • Faróis e DRL em LED
  • Ar-condicionado digital automático de duas zonas
  • Volante multifuncional com paddle shift para mudanças de marchas
  • Banco do motorista com regulagem elétrica
  • Acabamento interno na cor preta
  • Bancos dianteiros aquecidos
  • Alerta de colisão frontal
  • Assistente inteligente de frenagem
  • Alerta de atenção do motorista

Já o novo Sentra Exclusive 2.0 CVT acrescenta:

  • Partida remota do motor
  • Acabamento premium na cor sand (opcional)
  • Teto solar elétrico
  • Som Bose com oito alto-falantes
  • Retrovisor interno eletrocrômico
  • Retrovisores externos rebatíveis eletricamente
  • Faróis Automáticos inteligentes
  • Piloto automático inteligente com comandos no volante
  • Alerta de tráfego cruzado traseiro
  • Alerta e assistente de prevenção de mudança de faixa
  • Monitoramento de ponto cego
  • Visão 360 graus e detecção de objetos em movimento

Espaço interno do novo Sentra

Com 5cm a mais na largura em relação à geração anterior, o novo Sentra cresceu e otimizou o espaço interno. Os bancos dianteiros são confortáveis, apoiam bem as pernas e mantêm motorista e passageiros em posição segura. O banco do motorista traz ajustes elétricos.

No banco traseiro também tem conforto para dois adultos e uma criança no meio. Ali o espaço para as pernas é bom, mas faltou as saídas de ar-condicionado para quem senta atrás. Uma falha para um sedan dessa faixa de preço. O porta-malas tem 466 litros, que é um bom volume, mas é menor que o compartimento de bagagem de alguns sedans compactos.

Dirigimos o "novo" sedan

Ao contrário de muitos modelos que têm chegado ao mercado brasileiro com motor turbo, o novo Sentra traz sob o capô um motor 2.0 litros aspirado Ciclo Atkinson, a gasolina, que desenvolve 151cv e 20kgfm de torque. Associado ao câmbio automático do tipo CVT, que simula oito marchas, o propulsor proporciona bom desempenho, mas sem empolgação em sua performance.

As arrancadas são ágeis e as retomadas de velocidade seguras. Mas quando o giro sobe acima das 4.000rpm, o ruído de funcionamento do motor invade a cabine e incomoda. E olha que a Nissan afirmou que fez melhorias no isolamento acústico do carro. Uma pisada na bola é o freio de estacionamento por pedal (igual ao do Corolla Cross), outra falha para um modelo que quer atender um público diferenciado.

Dirigimos o carro nas estradas planas de São Paulo e nessa condição o computador de bordo apontou consumo médio de 13,7km/l. Uma média razoável, mas o motor peca por não ser flex. A suspensão traseira agora é multlink, proporcionando mais conforto e estabilidade. A direção com assistência elétrica tem cargas bem definidas para baixas e altas velocidades e o baixo centro de gravidade deixa o sedan mais divertido de dirigir.

O novo Sentra tem ainda controle dinâmico do chassi integrado e traz reforços na carroceria para reduzir a torção. O motorista conta com quatro modos de condução: Normal, Sport, manual e Eco, que privilegiam o desempenho ou a economia de combustível.

nissan sentra modelo 2023 exclusive 2.0 cvt branco cofre do motor no estudio
Motor 2.0 litros funciona só com gasolina e desenvolve 151cv e 20kgfm de torque

Concorrência difícil

O novo Sentra chega para enfrentar o líder do segmento, o Toyota Corolla, que surfa praticamente sozinho no segmento. O modelo tem motor 2.0 flex com potência máxima de 177cv e torque de 21,4kgfm, além de câmbio CVT que simula 10 marchas. O Corolla tem quatro versões a combustão e duas híbridas, sendo a Altis Premium 2.0 CVT por R$ 176.190.

É uma missão ingrata para o Nissan Sentra, que já chega envelhecido e com pontos negativos em relação ao líder do segmento. Mas, ao que tudo indica, a Nissan não tem grandes pretensões em relação ao volume de vendas do modelo. Parece que a ideia é só mesmo aumentar o portfólio no Brasil, que já é bem limitado.

(*) Jornalista viajou a convite da Nissan do Brasil

FICHA TÉCNICA

MOTOR (*)Dianteiro, quatro cilindros em linha, 1.997cm³, 16V, a gasolina, com injeção direta de combustível, que desenvolve 151cv a 6.000rpm e 20kgfm a 4.000rpm
TRANSMISSÃO (*)Tração dianteira com câmbio automático do tipo CVT que simula oito marchas
SUSPENSÕES/RODAS/PNEUS (*)Dianteira, independente, tipo McPherson; traseira, multlink/de liga leve de 17 polegadas/215/50 R17
FREIOS (*)Discos ventilados nas quatro rodas, com ABS e EBD
DIREÇÃO (*)Pinhão e cremalheira com assistência elétrica variável
CAPACIDADES (*)Do tanque de combustível, 47 litros; do porta-malas, 466 litros; de carga (ocupantes e bagagem), 375 quilos
PESO (*)Advance, 1.381kg; Exclusive, 1.405kg
DIMENSÕES (*)Comprimento, 4,64m; largura, 1,81m; altura, 1,45m; distância entre-eixos, 2,70m
PERFORMANCE (*)Aceleração até 100km/h em 9,4 segundos
Velocidade máxima de 200km/h
CONSUMO (**)Na cidade, 11km/l
Na estrada, 13,9km/l
(*) Dados do fabricante / (**) Dados do Inmetro

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