A Hyundai está abastecendo suas redes sociais argentinas com vários conteúdos da picape Santa Cruz. A ação indica que o lançamento do modelo pode estar próximo para os nosso vizinhos. E, por mais que historicamente os hermanos têm à disposição modelos bem mais interessantes que os nossos, vale a pena sonhar em tê-lo por aqui.
A Hyundai Santa Cruz faz parte de uma safra de picapes de porte intermediário, entre as compactas e as médias, e estrutura em monobloco. No Brasil, o subsegmento foi desbravado pela Renault Oroch, mas foi a Fiat Toro que abriu caminho para um design mais ousado. O último modelo a ser juntar a esse time no Brasil foi a Ford Maverick.
Renault Oroch 2023: 5 motivos para comprar e 5 para esquecer
O visual da Hyundai Santa Cruz é uma mistura bem sucedida entre a robustez - presente no capô alto, caixas de roda anabolizadas, vincos "musculosos", rodas enormes e para-choques recortados - e a tecnologia, evidente no conjunto óptico dianteiro integrado à imensa grade. Porém, ter o modelo entre nossas picapes é um sonho distante, visto que a marca não vende por aqui nem a nova geração do Tucson.
Volkswagen Tarok não chega tão cedo ao mercado
Outra picape muito aguardada é a Volkswagen Tarok. Tanta expectativa é mesmo inexplicável, já que o veículo nunca passou da fase de protótipo. Ela fez sua estreia no Salão do Automóvel de São Paulo de 2018, e, até então, sua materialização era dada como certa.
Porém, a pandemia da Covid-19 fez a Volkswagen recalcular a rota, assim como todos os demais fabricantes. Assim, o lançamento da Tarok está longe de se materializar. O visual robusto da picape foi uma prévia do SUV médio Taos, atualmente fabricado na Argentina.
Nova Chevrolet Montana está confirmada para 2023
Uma picape de porte intermediário que está prestes a chegar é a nova Chevrolet Montana. Seu visual terá linhas retas, mais típicas de uma picape clássica, mas com conjunto óptico subdividido. Alguns flagras de unidades camufladas revelam que o modelo deve ter um santantônio integrado à carroceria e lanternas interligadas.
Fiat Toro: você compraria a versão Ultra ou um Jeep Compass?
O modelo será fabricado no Brasil e chega ao mercado em 2023. O interior e o conteúdo também serão baseados no Tracker. Já a motorização será a 1.2 turbo, com até 133cv de potência e 21,4kgfm de torque, que hoje equipa a versão de topo do SUV. A plataforma também será a mesma do utilitário-esportivo.
Toyota pode se juntar ao segmento das picapes intermediárias
A Toyota também demonstrou interesse em entrar nesse segmento. Segundo o site Motortrend, executivos da marca teriam revelado que pretendem ter uma picape baseada na plataforma TNGA (a mesma do Corolla e Corolla Cross) provavelmente em 2025. Os conjuntos mecânicos seriam os mesmo dos "parentes" brasileiros, incluindo a motorização híbrida.