UAI

As 5 montadoras com pior reputação, segundo o Reclame Aqui

Índices do site de reclamações mostram quais são as cinco fabricantes que dão menos suporte ao cliente. Reputação mostra quais são as piores montadoras

Publicidade
Você sabe qual é a pior montadora em termos de reputação no Brasil?
Você sabe qual é a pior montadora em termos de reputação no Brasil? Foto: Você sabe qual é a pior montadora em termos de reputação no Brasil?

Quais critérios você usa para comprar um veículo? Você sabe quais são as piores montadoras e as melhores no atendimento ao consumidor?

Uma forma bem eficiente de se decidir sobre a compra de um carro é conhecendo a avaliação que os consumidores fazem do fabricante. Com base nisso, o VRUM analisou os dados do portal Reclame Aqui e elencou quais são as cinco fabricantes de carros com pior reputação no país.

O levantamento foi feito a partir do cálculo de reputação realizado pelo Reclame Aqui, que leva em conta as avaliações dos consumidores nos últimos seis meses.

Pior reputação: Suzuki

Com nota 5,1 em 10, a montadora líder em avaliações negativas no Reclame Aqui é a Suzuki, que vende no Brasil alguns modelos como o Vitara e o Jimny. Há 54 reclamações de clientes, sendo que apenas 38 foram respondidas pela empresa.

A imagem mostra uma Suzuki Jimny 4Sport 2023. A Suzuki integra o primeiro lugar da lista de piores montadoras em questão de reputação no portal Reclame Aqui
Suzuki Jimny 4Sport 2023 (Imagem: Suzuki/Divulgação)

Somente responder não é suficiente: o site traz um "Índice de Solução", que revela que apenas 54,5% dos problemas denunciados em modelos da Suzuki foram de fato resolvidos.

O Reclame Aqui mostra ainda que apenas 45,5% dos clientes que fizeram reclamações voltariam a fazer negócios com a montadora. As principais queixas relativas à empresa são referentes à falta de peças.

2º lugar: Shineray

A Shineray tem reputação avaliada em 5,6 pontos no Reclame Aqui. As reclamações são relativas às motocicletas, principal produto vendido pelo grupo no Brasil. Problemas nas motos Jet 125 e Ray 50 estão entre os mais frequentes no site.

Com 138 reclamações respondidas de um total de 143, as avaliações dos consumidores evidenciam a má reputação: o índice de solução é de 53,8%, sendo que apenas 38,5% voltariam a fazer negócio com a marca.

3ª pior reputação: Toyota

Com mais de 900 reclamações, a Toyota fica em terceiro lugar na lista de piores montadoras, segundo o Reclame Aqui. Com reputação de 5.7, ela se destaca positivamente por ter respondido 98,9% dos clientes nos últimos seis meses, mas somente 43.1% deles voltariam a comprar os veículos.

Toyota Corolla Cross GR 2022 branco de frente no asfalto
Toyota Corolla Cross é um dos modelos mais vendidos da marca no Brasil, mas já coleciona reclamações de clientes (Toyota/Divulgação)

Os modelos que apresentam maior número de reclamações são o Corolla Cross e o Yaris. As principais questões são relacionadas a problemas mecânicos, acabamento e acessórios. O índice de solução de problemas dos veículos Toyota é baixo: menos da metade foram resolvidos, apenas 48,7%.

4º lugar: Kia Motors

Apesar de ter somente 88 reclamações nos seis últimos meses – e responder a todas –, a Kia amarga a 4ª pior reputação do ranking feito pelo Reclame Aqui. Com 5.7 pontos e nota considerada "ruim", a montadora tem baixo índice de solução: 58,3%.

Entre os clientes que manifestaram alguma reclamação no portal, somente 37,5% disseram que fariam um novo negócio com a Kia. Alguns dos principais problemas apontados por eles são relacionados ao pós-venda, com problemas com a garantia, falta de peças e atendimentos ruins.

5ª pior reputação: BMW

A imagem mostra o novo BMW Série 3 visto lateralmente. É grande, conta com parte frontal avantajada, entradas de ar e faróis imponentes.
Índice baixo de solução de problemas é o ponto fraco da marca (BMW/Divulgação)

Com avaliação 6, a BMW ocupa o quinto lugar entre as piores montadoras no ranking do site. A reputação dela é considerada pelo Reclame Aqui como 'regular', diferente das anteriores. Entretanto, apesar de ter respondido 99,5% das reclamações nos últimos seis meses, a fabricante alemã tem índice baixo de solução dos problemas: 59,1%.

Somente 43,9% dos clientes que registraram alguma reclamação voltariam a comprar veículos da marca. A maioria dos problemas sem solução são relativos às motocicletas, mas há também queixas sobre falta de peças dos automóveis.

Renault tem a melhor reputação

A Renault é a fabricante com melhor reputação no Reclame Aqui, com 8,9 pontos em 10. Foram 1.038 reclamações no total, das quais 1.020 foram respondidas. O diferencial está na avaliação dos clientes: 80,9% deles dizem que voltariam a fazer negócio com a marca.

A montadora tem ainda um excelente índice de solução dos problemas: 93,7%.

https://www.youtube.com/watch?v=O65mJaUXP5o