Quais critérios você usa para comprar um veículo? Você sabe quais são as piores montadoras e as melhores no atendimento ao consumidor?
Uma forma bem eficiente de se decidir sobre a compra de um carro é conhecendo a avaliação que os consumidores fazem do fabricante. Com base nisso, o VRUM analisou os dados do portal Reclame Aqui e elencou quais são as cinco fabricantes de carros com pior reputação no país.
O levantamento foi feito a partir do cálculo de reputação realizado pelo Reclame Aqui, que leva em conta as avaliações dos consumidores nos últimos seis meses.
Pior reputação: Suzuki
Com nota 5,1 em 10, a montadora líder em avaliações negativas no Reclame Aqui é a Suzuki, que vende no Brasil alguns modelos como o Vitara e o Jimny. Há 54 reclamações de clientes, sendo que apenas 38 foram respondidas pela empresa.
Somente responder não é suficiente: o site traz um "Índice de Solução", que revela que apenas 54,5% dos problemas denunciados em modelos da Suzuki foram de fato resolvidos.
O Reclame Aqui mostra ainda que apenas 45,5% dos clientes que fizeram reclamações voltariam a fazer negócios com a montadora. As principais queixas relativas à empresa são referentes à falta de peças.
2º lugar: Shineray
A Shineray tem reputação avaliada em 5,6 pontos no Reclame Aqui. As reclamações são relativas às motocicletas, principal produto vendido pelo grupo no Brasil. Problemas nas motos Jet 125 e Ray 50 estão entre os mais frequentes no site.
Com 138 reclamações respondidas de um total de 143, as avaliações dos consumidores evidenciam a má reputação: o índice de solução é de 53,8%, sendo que apenas 38,5% voltariam a fazer negócio com a marca.
3ª pior reputação: Toyota
Com mais de 900 reclamações, a Toyota fica em terceiro lugar na lista de piores montadoras, segundo o Reclame Aqui. Com reputação de 5.7, ela se destaca positivamente por ter respondido 98,9% dos clientes nos últimos seis meses, mas somente 43.1% deles voltariam a comprar os veículos.
Os modelos que apresentam maior número de reclamações são o Corolla Cross e o Yaris. As principais questões são relacionadas a problemas mecânicos, acabamento e acessórios. O índice de solução de problemas dos veículos Toyota é baixo: menos da metade foram resolvidos, apenas 48,7%.
4º lugar: Kia Motors
Apesar de ter somente 88 reclamações nos seis últimos meses – e responder a todas –, a Kia amarga a 4ª pior reputação do ranking feito pelo Reclame Aqui. Com 5.7 pontos e nota considerada "ruim", a montadora tem baixo índice de solução: 58,3%.
Entre os clientes que manifestaram alguma reclamação no portal, somente 37,5% disseram que fariam um novo negócio com a Kia. Alguns dos principais problemas apontados por eles são relacionados ao pós-venda, com problemas com a garantia, falta de peças e atendimentos ruins.
5ª pior reputação: BMW
Com avaliação 6, a BMW ocupa o quinto lugar entre as piores montadoras no ranking do site. A reputação dela é considerada pelo Reclame Aqui como 'regular', diferente das anteriores. Entretanto, apesar de ter respondido 99,5% das reclamações nos últimos seis meses, a fabricante alemã tem índice baixo de solução dos problemas: 59,1%.
Somente 43,9% dos clientes que registraram alguma reclamação voltariam a comprar veículos da marca. A maioria dos problemas sem solução são relativos às motocicletas, mas há também queixas sobre falta de peças dos automóveis.
Renault tem a melhor reputação
A Renault é a fabricante com melhor reputação no Reclame Aqui, com 8,9 pontos em 10. Foram 1.038 reclamações no total, das quais 1.020 foram respondidas. O diferencial está na avaliação dos clientes: 80,9% deles dizem que voltariam a fazer negócio com a marca.
A montadora tem ainda um excelente índice de solução dos problemas: 93,7%.