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Pulse Abarth: versão esportiva do SUV chega por R$ 149.990

Trata-se do primeiro SUV nacional com a marca esportiva do grupo Stellantis, mas que traz o conhecido motor T270, de 185cv, e freios com tambores na traseira

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Fiat Pulse Abarth
Fiat Pulse Abarth Foto: Pulse Abarth acaba de ser lançado pelo preço de R$ 149.990.

De Porto Alegre (RS) – Você conhece o Pulse, SUV compacto produzido em Betim, com a marca da Fiat estampada na grade dianteira e na traseira. Agora, o modelo chega ao mercado brasileiro com a estampa da Abarth, divisão esportiva que pertence ao grupo Stellantis. Portanto, o Pulse Abarth passa a ser o primeiro SUV nacional com a marca do escorpião comercializado no Brasil. Agrada pelo visual, desempenho e equipamentos, mas peca pelo freio a tambor na traseira. O preço é de R$ 149.990.

Pulse Abarth T270 modelo 2023 cinza de frente na pista na curva de Tarumã
O SUV compacto teve as suspensões recalibradas e ganhou mais rigidez na carroceria (Foto: Abarth/Divulgação)

O local escolhido para a apresentação do Pulse Abarth não poderia ter sido melhor: a pista de 3.016 metros de extensão do Autódromo Internacional de Tarumã, em Porto Alegre, que foi inaugurado em 8 de novembro de 1970. A versão esportiva do SUV compacto já havia sido apresentada durante o BBB22 e também como carro madrinha nas corridas de Fórmula 4.

É o primeiro SUV genuinamente Abarth. O Fiat Fastback tem a versão Limited Edition Powered By Abarth (R$ 154.990), também equipada com o motor T270, mas traz apenas os badges da marca do escorpião, sem qualquer preparação. Com o Pulse Abarth a história é um pouco diferente. De acordo com os executivos da marca, “é um carro feito para puristas que querem equilíbrio dinâmico”.

Pulse Abarth T270 modelo 2023 cinza de traseira na pista de Tarumã
Na traseira, antena shark, saída dupla do escapamento e para-choque esportivo (Abarth/Divulgação)

Confira a ficha técnica do Pulse Abarth flex turbo T270 AT6

MOTORDianteiro, transversal, quatro cilindros em linha, 1.332cm³ de cilindrada, flex, turbo, injeção direta de combustível, que desenvolve 180cv (gasolina)/185cv (etanol) a 5.750 rpm, e 27,5kgfm a 1.750rpm
TRANSMISSÃOTração dianteira, com câmbio automático de seis marchas
FREIOSA discos ventilados na dianteira e tambores na traseira, com ABS e EBD
SUSPENSÕES/RODAS/PNEUSDianteira, independente, tipo Mc Pherson, com braços oscilantes inferiores transversais e barra estabilizadora; traseira, semi independente, com eixo de torção/7,0” x 17”, de liga leve/215/50 R17
DIREÇÃOPinhão e cremalheira, com assistência elétrica
PESOEm ordem de marcha: 1.281kg
CAPACIDADESDo tanque de combustível, 47 litros; do porta-malas, 370 litros; de carga (passageiros e bagagem), 400kg
DIMENSÕESComprimento, 4,11m; largura, 1,77m; altura, 1,54m; distância entre-eixos, 2,53m; altura mínima do solo, 18,8cm
ÂNGULOSDe entrada, 20 graus
De saída, 27 graus
DESEMPENHOVelocidade máxima: 215km/h (e)/214km/h (g)
Aceleração até 100km/h: 7,6 s (e)/8 s (g)
CONSUMONa cidade: 10km/l (g)/6,8km/l (e)
Na estrada: 12,3km/l (g)/8,8km/l (e)
Dados do fabricante

Como é o visual do SUV compacto de proposta esportiva?

Você pode estar se perguntando por que a Fiat escolheu o Pulse como o primeiro SUV nacional com a marca e preparação da Abarth. Por que não o Argo? A resposta foi de que era o momento do SUV compacto, até mesmo por se tratar de um segmento que não costuma ter versões esportiva, exceto os das marcas premium. E para tornar o Pulse Abarth um carro ainda mais interessante, não poderia faltar retoques no visual.

Como a proposta é ser esportivo, o Pulse Abarth não decepciona na estampa, que pode parecer exagerada para alguns. Na dianteira, o modelo preserva o desenho do SUV compacto da Fiat, mas traz elementos diferenciados, como a grade em preto brilhante com a logo do escorpião no centro e a logo flag da Fiat. Na borda do capô foi fixada uma aba imitando fibra de carbono e o para-choque com desenho esportivo traz uma faixa em vermelho e entradas de ar (air curtain) nas extremidades, com função aerodinâmica.

Nas laterais, na base das portas, uma faixa vermelha estilizada com a inscrição Abarth expõe ainda mais a proposta esportiva do modelo. A cor vermelha aparece também na capa dos retrovisores e o teto em preto brilhante valoriza o visual. As rodas de liga leve de 17 polegadas, também pintadas em preto brilhante, calçadas com pneus mais largos, trazem o escorpião na calota central.

Na traseira, os destaques ficam por conta da antena no estilo shark (barbatana de tubarão), a assinatura Abarth diferenciada, para-choque esportivo e escapamento duplo de três polegadas, com saídas cromadas. O Pulse Abarth será vendido nas cores branco banchisa, cinza strato, preto volcano e vermelho montecarlo. Os detalhes no para-choque, retrovisores e faixas laterais podem ser em vermelho, cinza ou preto.

O interior do Pulse Abarth traz uma faixa vermelha no painel, costura aparente na mesma cor nos bancos revestidos em couro com o escorpião em relevo no encosto. Os bancos dianteiros têm desengho esportivo e apoiam bem nas laterais. O painel de instrumentos é digital e traz além das informações do computador de bordo a força G, a potência imediata e a pressão do turbo.

No centro do painel, a sistema multimídia com tela tátil de 10,1 polegadas, conectividade por Android Auto e Apple CarPlay, com GPS, câmera de ré e o Connect Me, que permite conexão em tempo real e possibilita que o motorista tenha acesso a alguns comandos do carro pelo celular.

O volante multifuncional traz comandos do som, celular e multimídia, além da tecla vermelha com a palavra Poison (veneno), que ao ser apertada altera a calibragem de alguns sistemas do carro, deixando-o ainda mais esportivo. No console, o motorista tem freio de estacionamento eletrônico automático, com auto hold, que mantém o veículo parado mesmo sem o pé no freio.

Construído sobre plataforma MLA, o Pulse Abarth traz nova calibração do motor, dos freios, da direção e das suspensões, que na dianteira ganhou novas molas e amortecedores com regulagem esportiva. O eixo traseiro é específico para o carro, que ficou 10mm mais baixo. O sistema de freio traz discos na dianteira e tambores na traseira, “para reduzir custo”, de acordo com executivos da Stellantis. Mas pelo preço e proposta do carro, merecia freios a discos nas quatro rodas.

Pulse Abarth T270 modelo 2023 cinza motor T270 flex no estúdio
O motor 1.3 turbo flex gera 185cv e 27,5kgfm de torque (Abarth/Divulgação)

Como acelera o Pulse Abarth com o motor T270?

O SUV compacto é equipado com o motor T270, um 1.3 turbo flex que desenvolve 185cv e 27,5kgfm de torque. É o mesmo usado no Jeep Renegade, Jeep Compass, Fiat Toro, mas que apresenta resultado diferente pela relação peso/potência, já que o Pulse Abarth é mais leve.

Associado ao câmbio automático de seis marchas, com possibilidade de trocas na alavanca do câmbio e nas aletas atrás do volante, esse motor casou muito bem com o Pulse. Na pista do Autódromo de Tarumã o carrinho apresentou reações imediatas às acelerações, com boas arrancadas e retomadas de velocidade.

A nova calibragem do câmbio deixou o carro bem esperto, além de proporcionar reduções de marchas nas frenagens, favorecendo o freio motor. Nas curvas, a eletrônica ajuda muito, com controle de estabilidade e tração ativos, reduzindo a rolagem da carroceria. O motorista ainda conta com os modos normal, manual e poison, para deixar o carro ainda mais nervoso. Os engenheiros trabalharam a vetorização dinâmica de torque para deixar o Pulse Abarth sempre colado ao chão.

Vale destacar ainda a sonoridade esportiva do motor, que é um atrativo a mais para esse SUV compacto com a marca Abarth. O modelo foi 100% desenvolvido pelo Centro da América do Sul e contará com uma rede de 50 concessionárias dedicadas, com corner personalizado. A Stellantis espera vender 300 unidades do Pulse Abarth por mês.

O Pulse Abarth vem equipado com ADAS (sistemas avançados de assistência à direção) com comutação automática de faróis, alerta de mudança de faixa e frenagem automática de emergência, airbags frontais e laterais de tórax e cabeça para motorista e passageiros, wireless charger (carregador por indução) para smartphones, cluster full digital 7", ar-condicionado automático digital, faróis e lanternas full LED, faróis com acendimento automático, sensor de chuva com acionamento automático dos limpadores de para-brisa e Keyless Entry'n Go. Os preços são de R$ 154.731 para o estado de São Paulo, e R$ 149.990 para o restante do país.

(*) Jornalista viajou a convite do grupo Stellantis

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