UAI

Primeira Ram brasileira chega em breve; confira detalhes sobre a caminhonete

Modelo será produzido na fábrica da Stellantis de Goiana (PE), para competir com a Hillux, S10 e Ranger já no segundo semestre de 2023

Publicidade
Picape está prevista para o segundo semestre
Picape está prevista para o segundo semestre Foto: Picape está prevista para o segundo semestre

Até então, o mercado brasileiro não conta com nenhuma caminhonete Ram de produção nacional. Porém, isso está prestes a mudar: já no segundo semestre deste ano, a primeira Ram feita no Brasil, na fábrica da Stellantis de Goiana (PE), será lançada.

O modelo será de entrada e está sendo fabricado juntamente com a Fiat Toro e os SUVs da Jeep (Renegade, Compass e Commander). Segundo a Ram, a caminhonete já roda em testes finais. No entanto, até agora, poucos detalhes oficias foram revelados.

O spoiler mais recente foi um teaser publicado no canal da Ram no Youtube:

https://www.youtube.com/watch?v=9g_lGHyODjU&embeds_euri=https%3A%2F%2Fjornaldocarro.estadao.com.br%2F&embeds_origin=https%3A%2F%2Fjornaldocarro.estadao.com.br&source_ve_path=MjM4NTE&feature=emb_title

O vídeo não mostra muito sobre a caminhonete, mas é possível ver imagens rápidas de partes do capô, lanternas, faróis, tampa da caçamba e emblema. A partir disso, pode-se perceber como as linhas da carroceria serão mais retas.

O teaser revela também que o modelo está sendo produzido em parceria com a equipe Ram dos Estados Unidos.

O que se sabe sobre a nova Ram até agora?

Como provável concorrente das picapes médias Chevrolet S10, Ford Ranger e Toyota Hilux, a nova Ram brasileira deve ter preço na faixa entre R$ 250 mil e R$ 300 mil. Ao mesmo tempo, para competir, ela deverá medir mais de 5 metros de comprimento - assim como acontece com as adversárias.

A carroceria da Ram será do tipo monobloco e a plataforma será a Small Wide Body 4x4.

Para além disso, vários rumores circulam no mercado especulando um pouco mais sobre a nova caminhonete. Um deles diz respeito ao seu nome: apesar de não ter havido anúncio oficial por parte da marca, alguns acreditam que o modelo será batizado de Rampage. O que se sabe, por outro lado, é que, pelos corredores da fábrica, ele é conhecido como Projeto 291.

Outros rumores também indicam que a nova Ram terá eletrônica da Jeep, mais especificamente do Jeep Commander, o que inclui assistentes de condução como controle de velocidade adaptativo, frenagem de emergência, assistente de manutenção de faixa, entre outros.

Por fim, especula-se que a caminhonete tenha três versões de acabamento: Bighorn, Laramie e Rebel - sobrenomes já utilizados em outros modelos da Ram.

Motorização será turbo

Como pode ser visto no teaser, o emblema da primeira Ram brasileira tem o termo "turbo" abaixo do nome da marca. Isso deixa claro que a picape virá com motor turbodiesel.

Detalhes da carroceria da picape com o emblema que possui o termo "turbo" abaixo do nome Ram.
Emblema revela que picape terá motor turbo

Além disso, sendo fabricada juntamente com a Toro, o Compass e o Commander, é possível que a caminhonete venha com o mesmo motor desses veículos: 2.0 turbodiesel. Mas, claro, o propulsor deverá ser recalibrado, superando os 170cv de potência e 38kgfm de torque da picape da Fiat e dos modelos Jeep.

O câmbio será automático de nove marchas e a tração 4x4 também estará presente na nova picape.