De São Paulo (SP) - O seminário Renault E-Tech – 100% Eletric Days foi aberto hoje (5/9) no Parque do Ibirapuera, em São Paulo. A marca francesa apresentou soluções de eletrificação e mobilidade, além de exibir seus modelos 100% elétricos.
Um dos destaques foi o Kwid elétrico, que já vai para o segundo lote de vendas no país. Mas a Renault anunciou também a chegada do furgão Master, do Kangoo e do Mégane, todos em versões elétricas, com comercialização iniciada em 2023.
A Renault introduziu seu primeiro modelo elétrico no mercado brasileiro em 2021: o Zoe, um veículo compacto com motor de 135cv e 25kgfm de torque. Com autonomia de 385 quilômetros, o Zoe é vendido no Brasil a partir de R$ 239.990.
Depois foi a vez do Kwid E-Tech, subcompacto elétrico com motor de 65cv e 11,5kgfm de torque, com bateria de 26,8kWh. De acordo com a Renault, o modelo tem autonomia de 298 quilômetros e sua bateria pode ser recarregadas em ate 9 horas quando conectada em tomada doméstica. No wallbox, a recarga completa é feita em 2h40.
O primeiro lote de 750 unidades do Renault Kwid E-Tech já foi vendido, mas a marca anunciou a chegada de mais 800 unidades ate o fim do ano. Atualmente, o Kwid E-Tech é vendido no Brasil por R$ 146.990: trata-se do modelo elétrico mais barato no país. O Caoa Chery iCar tem preço sugerido de 149.990.
Das 290 concessionarias Renault distribuídas no Brasil, 50 estarão aptas a comercializar e oferecer manutenção ao Kwid E-Tech. As equipes receberam treinamento específico para atender os consumidores que querem comprar um carro elétrico. De acordo com a Renault, essas pessoas buscam economia de combustível e são engajadas com a sustentabilidade.
Renault E-Tech terá mais três modelos no Brasil
Alem do Zoe e do Kwid, a Renault confirmou a chegada de outros três modelos elétricos no mercado brasileiro, todos com desembarque previsto para o segundo trimestre de 2023. Um deles é o furgão Master E-Tech, que tem motor elétrico de 77,5cv e torque de 23kgfm. Com bateria de 52kWh, o furgão tem autonomia de 200 quilômetros.
Já o Kangoo E-Tech, também 100% elétrico, tem motor de 120cv e autonomia um pouco maior, de cerca de 300 quilômetros.
Mas a sensação do Renault E-Tech Eletric Days foi o Mégane 100% elétrico. Alem do belo desenho, o modelo traz motor elétrico que gera 220cv e 30,6kgfm de torque. A autonomia declarada é de cerca de 450 quilômetros. O modelo já e comercializado na Europa e chama a atenção pelo nível de equipamentos, com painel de instrumentos com tela digital de 12 polegadas.
Para garantir a recarga das baterias de seus carros elétricos no Brasil, a Renault não conta com uma rede exclusiva, mas fez parceria com a Estapar, que disponibiliza carregadores em seus estacionamentos.
A Renault fez investimento de R$ 2 bilhões no Brasil para a produção da nova plataforma CMF-B, que dará origem a um novo SUV a ser lançado no país, alem de um novo motor 1.0 turboflex para a sua linha.
Conheça o Caoa Chery iCar, o carro elétrico mais barato do Brasil!
(*) Jornalista viajou a convite da Renault