O ano de 2022 foi de despedida para vários carros. Fatores como mudanças no mercado, a entrada em vigor da nova fase L7 do Programa de Controle da Poluição do Ar por Veículos Automotores (Proconve) ou simplesmente a chegada ao fim do ciclo mercadológico provocaram a retirada de diversos produtos fabricados no Brasil. É o popular "saiu de linha", como se diz informalmente por aí.
Saiu de linha em 2022: veja o listão!
Deu até para fazer um listão: o VRUM enumerou nada menos que 10 carros que foram descontinuados ao longo do ano. Será que o seu veículo também saiu de linha? Confira a relação e descubra.
1- Volkswagen Gol
A despedida mais célebre do ano foi a do Volkswagen Gol. O hatch saiu de linha com uma série especial, batizada de Last Edition. A safra comemorativa ainda consta no site comercial do fabricante, mas todas as unidades já foram vendidas. O modelo permaneceu em produção por 42 anos ininterruptos, entre 1980 e 2022, e liderou as vendas do mercado brasileiro de 1987 a 2013.
Versão GTi foi a mais marcante da história do Gol: relembre o esportivo:
https://www.youtube.com/watch?v=ShbaF1X85Dw
- Assista mais vídeos no canal do VRUM no Youtube!
2- Volkswagen Voyage também saiu de linha
O Voyage, que é derivado do Gol, também saiu de linha em 2022. Porém, ao contrário do hatch, o sedan da gama não teve direito a uma série de especial para marcar a despedida: a produção foi encerrada de maneira discreta. O modelo é outro que ainda está à mostra no site da Volkswagen, mas as concessionárias nem aceitam novas encomendas para ele.
3- Renault Sandero
O carro que, durante muito tempo, foi o mais vendido da Renault no Brasil também deixou o mercado. O Sandero saiu de linha após uma trajetória de 15 anos, entre 2007 e 2022. Contudo, vale destacar que, de certo modo, o modelo segue vivo: afinal a marca francesa continua produzindo o Stepway, que, grosso modo, é o mesmo produto, apenas dotado de suspensão elevada e de elementos ao estilo "aventureiro".
Assista ao vídeo e relembre a última geração do Renault Sandero:
https://www.youtube.com/watch?v=GzsCY8ywuyc&t=251s
- Acompanhe o VRUM também no Dailymotion!
4- Caoa Chery Tiggo 3X saiu de linha precocemente
Se houve um veículo que saiu de linha de maneira precoce em 2022, ele foi o Tiggo 3X. O modelo permaneceu no mercado por apenas um ano, já que foi lançado em junho de 2021. Todavia, vale ressaltar que o projeto era apenas uma atualização do Tiggo 2, que, por sua vez, já era baseado no hatch Celer. O fim da produção decorre da desativação da fábrica da Caoa Chery em Jacareí (SP).
5- Mitsubishi Outlander Sport
Outro que teve carreira curta no mercado brasileiro foi o Mitsubishi Outlander Sport. Lançado em julho de 2020, o modelo permaneceu em produção por pouco mais de dois anos. Tal qual o Caoa Chery Tiggo 3X, o SUV da marca japonesa era apenas um ASX rebatizado e com design atualizado. O fabricante confirmou o fim da gama no país em setembro de 2022.
6- Chevrolet Joy é outro que saiu de linha
Vendido paralelamente à nova geração, como carro de entrada, o antigo Chevrolet Onix, rebatizado de Joy, também saiu de linha em 2022. O fabricante anunciou que retiraria o hatch do mercado brasileiro ainda em dezembro de 2021, mas a confirmação do fim da produção só veio neste ano. O ferramental foi transferido para a Colômbia, onde a gama ganhou uma sobrevida.
7- Chevrolet Joy Plus
A história do Joy Plus é semelhante à do hatch: a Chevrolet deixou de produzi-lo no Brasil e transferiu o ferramental para a Colômbia. No passado, o sedan se chamava Prisma, mas recebeu nova identidade com a chegada do Onix Plus.
8- Hyundai HB20X
A versão aventureira da linha HB20, que era vendida como modelo à parte, deixou o mercado logo no início de 2022. Ele sequer chegou a receber o motor 1.0 turbo que equipa a gama atualmente. Lançado em 2013, o Hyundai HB20X saiu de linha sem deixar sucessor direto.
9- Hyundai ix35
Até que o Hyundai ix35 demorou para se aposentar. Ele chegou ao Brasil em 2010, ainda importado, e ganhou fabricação local em 2013. Durante todo esse tempo, recebeu apenas uma leve reestilização em 2015. Desde 2016, o modelo convive com o sucessor New Tucson, que deve receber uma atualização em breve. Já bastante envelhecido, o SUV tinha o fim da produção especulado há algum tempo.
10- Suzuki Jimny
Primeiramente, vale destacar que o Suzuki Jimny que saiu de linha é o de primeira geração: o da segunda safra, que recebeu o sobrenome de Sierra, continua à venda. Os dois modelos, antigo e novo, chegaram a conviver durante algum tempo, mas essa coexistência acabou em 2022. O jipinho chegou ao Brasil no já distante ano de 1998 e ganhou produção nacional em 2013.