UAI

De Gol a (Onix) Joy: relembre 10 carros que saíram de linha em 2022

Por diversos motivos, foram vários os automóveis que deixaram o mercado brasileiro ao longo do ano; veja o listão

Publicidade
Gol e Voyage estão entre os carros que se despediram em 2022
Gol e Voyage estão entre os carros que se despediram em 2022 Foto: Gol e Voyage estão entre os carros que se despediram em 2022

O ano de 2022 foi de despedida para vários carros. Fatores como mudanças no mercado, a entrada em vigor da nova fase L7 do Programa de Controle da Poluição do Ar por Veículos Automotores (Proconve) ou simplesmente a chegada ao fim do ciclo mercadológico provocaram a retirada de diversos produtos fabricados no Brasil. É o popular "saiu de linha", como se diz informalmente por aí.

 

Saiu de linha em 2022: veja o listão!

 

Deu até para fazer um listão: o VRUM enumerou nada menos que 10 carros que foram descontinuados ao longo do ano. Será que o seu veículo também saiu de linha? Confira a relação e descubra.

 

1- Volkswagen Gol

 

Volkswagen Gol Last Edition vermelho de frente
Série especial Last Edition marca o fim da produção do Gol, após 42 anos (Foto: Volkswagen/Divulgação)

 

A despedida mais célebre do ano foi a do Volkswagen Gol. O hatch saiu de linha com uma série especial, batizada de Last Edition. A safra comemorativa ainda consta no site comercial do fabricante, mas todas as unidades já foram vendidas. O modelo permaneceu em produção por 42 anos ininterruptos, entre 1980 e 2022, e liderou as vendas do mercado brasileiro de 1987 a 2013.

 

Versão GTi foi a mais marcante da história do Gol: relembre o esportivo:

 

 

https://www.youtube.com/watch?v=ShbaF1X85Dw

 

 

 

  • Assista mais vídeos no canal do VRUM no Youtube!

 

 

2- Volkswagen Voyage também saiu de linha

 

Volkswagen Voyage prata de frente em movimento
Voyage recebeu a última reestilização na linha 2019 (Foto: Volkswagen/Divulgação)

 

O Voyage, que é derivado do Gol, também saiu de linha em 2022. Porém, ao contrário do hatch, o sedan da gama não teve direito a uma série de especial para marcar a despedida: a produção foi encerrada de maneira discreta. O modelo é outro que ainda está à mostra no site da Volkswagen, mas as concessionárias nem aceitam novas encomendas para ele.

 

3- Renault Sandero

 

Renault Sandero S Edition branco de frente em movimento
Versão S Edition foi uma das últimas da linha Sandero (Foto: Renault/Divulgação)

 

O carro que, durante muito tempo, foi o mais vendido da Renault no Brasil também deixou o mercado. O Sandero saiu de linha após uma trajetória de 15 anos, entre 2007 e 2022. Contudo, vale destacar que, de certo modo, o modelo segue vivo: afinal a marca francesa continua produzindo o Stepway, que, grosso modo, é o mesmo produto, apenas dotado de suspensão elevada e de elementos ao estilo "aventureiro".

 

Assista ao vídeo e relembre a última geração do Renault Sandero:

 

 

https://www.youtube.com/watch?v=GzsCY8ywuyc&t=251s

 

 

 

 

 

4- Caoa Chery Tiggo 3X saiu de linha precocemente

 

Caoa Chery Tiggo 3X branco de frente estacionado
Tiggo 3X teve vida bastante curta (Foto: Caoa Chery/Divulgação)

 

Se houve um veículo que saiu de linha de maneira precoce em 2022, ele foi o Tiggo 3X. O modelo permaneceu no mercado por apenas um ano, já que foi lançado em junho de 2021. Todavia, vale ressaltar que o projeto era apenas uma atualização do Tiggo 2, que, por sua vez, já era baseado no hatch Celer. O fim da produção decorre da desativação da fábrica da Caoa Chery em Jacareí (SP).

 

5- Mitsubishi Outlander Sport

 

Mitsubishi Outlander Sport HPE Flex
Outlander Sport não passava de um ASX rebatizado (Foto: Mitsubishi/Divulgação)

 

Outro que teve carreira curta no mercado brasileiro foi o Mitsubishi Outlander Sport. Lançado em julho de 2020, o modelo permaneceu em produção por pouco mais de dois anos. Tal qual o Caoa Chery Tiggo 3X, o SUV da marca japonesa era apenas um ASX rebatizado e com design atualizado. O fabricante confirmou o fim da gama no país em setembro de 2022.

 

6- Chevrolet Joy é outro que saiu de linha

 

Chevrolet Onix Joy 2020 branco de frente
Joy ocupava a posição de carro de entrada na gama Chevrolet (Foto: Chevrolet/Divulgação)

 

Vendido paralelamente à nova geração, como carro de entrada, o antigo Chevrolet Onix, rebatizado de Joy, também saiu de linha em 2022. O fabricante anunciou que retiraria o hatch do mercado brasileiro ainda em dezembro de 2021, mas a confirmação do fim da produção só veio neste ano. O ferramental foi transferido para a Colômbia, onde a gama ganhou uma sobrevida.

 

7- Chevrolet Joy Plus

 

Joy Plus saiu de linha junto com o hatch (Foto: Chevrolet/Divulgação)

 

A história do Joy Plus é semelhante à do hatch: a Chevrolet deixou de produzi-lo no Brasil e transferiu o ferramental para a Colômbia. No passado, o sedan se chamava Prisma, mas recebeu nova identidade com a chegada do Onix Plus.

 

8- Hyundai HB20X

 

Hyundai HB20X preto 2020 de frente em movimento
Versão aventureira da gama HB20 tinha status de modelo próprio (Foto: Hyundai/Divulgação)

 

A versão aventureira da linha HB20, que era vendida como modelo à parte, deixou o mercado logo no início de 2022. Ele sequer chegou a receber o motor 1.0 turbo que equipa a gama atualmente. Lançado em 2013, o Hyundai HB20X saiu de linha sem deixar sucessor direto.

 

9- Hyundai ix35

 

SUV estava em fim de carreira (Foto: Hyundai/Divulgação)

 

Até que o Hyundai ix35 demorou para se aposentar. Ele chegou ao Brasil em 2010, ainda importado, e ganhou fabricação local em 2013. Durante todo esse tempo, recebeu apenas uma leve reestilização em 2015. Desde 2016, o modelo convive com o sucessor New Tucson, que deve receber uma atualização em breve. Já bastante envelhecido, o SUV tinha o fim da produção especulado há algum tempo.

 

10- Suzuki Jimny

 

Suzuki Jimny de frente levantando poeira em trilha
Jimny da antiga geração era fabricado no Brasil desde 2013 (Foto: Suzuki/Divulgação)

 

Primeiramente, vale destacar que o Suzuki Jimny que saiu de linha é o de primeira geração: o da segunda safra, que recebeu o sobrenome de Sierra, continua à venda. Os dois modelos, antigo e novo, chegaram a conviver durante algum tempo, mas essa coexistência acabou em 2022. O jipinho chegou ao Brasil no já distante ano de 1998 e ganhou produção nacional em 2013.