A Stellantis encerrou o primeiro semestre de 2022 na liderança do mercado de automóveis e comerciais leves na América do Sul, respondendo por 23,5% das vendas na região. O grupo liderou nos três maiores mercados sul-americanos: Brasil, Chile e Argentina.
No Brasil, o grupo emplacou 288 mil unidades, o equivalente a 33,6% do mercado. Na Argentina, a Stellantis superou as 65 mil unidades vendidas entre janeiro e junho, com uma participação de 33,7% das vendas totais no país. Outras 25 mil unidades foram vendidas no Chile, com uma participação de mercado de 11,1%. O mercado chileno cresceu 24% em comparação com o primeiro semestre de 2021 e se tornou o segundo da América do Sul, atrás apenas do Brasil.
O grupo multinacional formado pela união da montadora ítalo-americana Fiat Chrysler com a francesa PSA Group já planeja o lançamento de novos veículos para esse semestre. São eles: o novo Citroën C3, produzido em Porto Real (RJ); o Fiat Pulse Abarth, a versão esportiva do hatch com jeito aventureiro; a nova picape Jeep Gladiator, derivada do Jeep Wrangler; e o Fiat Fastback, SUV cupê que promete ser o principal lançamento da Fiat em 2022.
A Stellantis no Brasil
No topo do ranking brasileiro de vendas, a Fiat garantiu 21,9% de market share e mais de 187 mil emplacamentos no acumulado de janeiro a junho. A marca está na liderança há 18 meses consecutivos. No acumulado do ano, a Fiat posicionou três modelos entre os 10 mais vendidos: Strada, Mobi e Toro. A picape Strada permanece como o veículo mais vendido no Brasil entre todas as marcas, com mais de 51 mil unidades emplacadas desde janeiro.
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A Jeep garantiu a liderança no segmento de SUVs no acumulado do ano de 2022, com 20,7% de participação entre os utilitários-esportivos e 65,6 mil carros vendidos. O Jeep Compass está entre os 10 modelos mais vendidos no acumulado do ano, com mais de 31 mil unidades emplacadas.
Descentralização do parque industrial
Apesar da falta de componentes, o presidente da Stellantis para a América do Sul, Antonio Filosa, disse que é preciso descentralizar o parque industrial para que a rota de crescimento continue.
Em apresentação on-line, Antonio Filosa apontou suas perspectivas para manter os bons resultados: "Precisamos de mais produtos em nossas fábricas. E, para isso, temos que levar mais fornecedores para outras áreas do Brasil. Do setor industrial e de serviços, 65% estão concentrados no Sul e no Sudeste. Já demos um passo que foi a instalação de um fornecedor do sistema de infotainment do Citroën C4 em Manaus". Assim, a expectativa do gestor internacional é que mais parceiros sejam atraídos a regiões como o Polo Automotivo Jeep em Goiânia, por exemplo.
Argentina e Chile
A Stellantis continua liderando o mercado argentino. No acumulado do ano, a empresa superou as 65 mil unidades vendidas, com 33,7% de participação de mercado. Entre os destaques no período, estão a liderança e vice do ranking de modelos mais vendidos, com o Fiat Cronos (22.549 unidades) e o Peugeot 208 (12.503 unidades). A produção do grupo na Argentina somou 72 mil unidades – um crescimento de 38% em relação ao primeiro semestre de 2021.
Com 25 mil unidades emplacadas de janeiro a junho, a Stellantis liderou as vendas no Chile, cujo mercado está em expansão. Dentre as marcas do grupo, Peugeot é a mais destacada no Chile, com 4,6% de participação de mercado, seguida por Ram, com 2%. As marcas DS e Alfa Romeo se destacam no segmento premium, com 6,4% e 1,2% de participação, respectivamente.