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Toyota foca em neutralidade de carbono com modelos eletrificados

Montadora anuncia que alcançará o objetivo de zero emissões de CO² com seus produtos até 2050, mas anuncia 15 modelos eletrificados até 2025

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Toyota Mirai Fuel Cell conta com sistema que usa hidrogênio e oxigênio para produzir energia para o motor elétrico
Toyota Mirai Fuel Cell conta com sistema que usa hidrogênio e oxigênio para produzir energia para o motor elétrico Foto: Toyota Mirai Fuel Cell conta com sistema que usa hidrogênio e oxigênio para produzir energia para o motor elétrico

A Toyota apresentou o seu projeto para atingir a neutralidade de carbono até 2050. Para isso, a montadora pretende alcançar zero emissões de CO² com seus veículos, considerando desde o processo de produção , transporte, operação, abastecimento ou recargam, reciclagem e descarte. Até 2025, a marca pretende lançar 15 modelos elétricos no mundo. Para a América Latina, a meta é oferecer um portfólio 100% eletrificado, com uma opção híbrida para cada modelo da linha. No Brasil, o primeiro passo será mesmo com os híbridos.

O VRUM testou o Toyota Corolla Hybrid! Você já assistiu o vídeo?

https://youtu.be/VNLZqddreiU

Para Masahiro Inoue, CEO da Toyota para América Latina e Caribe, “é preciso focar em tecnologias que reduzam os impactos com o meio ambiente, mas que também sejam economicamente viáveis”. Ele considera que o grande vilão não é o veículo com motor de combustão interna, mas, sim, o carbono. Para atingir os objetivos, a Toyota pretende continuar investindo em novas tecnologias que ajudam a reduzir as emissões, para alcançar a neutralidade de carbono.

Com isso, a Toyota quer diversificar cada vez mais a sua linha de produtos, oferecendo veículos elétricos, híbridos, híbridos plug-in e elétricos com células de combustível de hidrogênio. De acordo com a montadora japonesa, atualmente, são mais de 55 veículos eletrificados em todo o mundo e 2 milhões de automóveis eletrificados vendidos mundialmente por ano.

Toyota Mirai Fuel Cell célula a combustível compartimento motor dianteiro
Na célula a combustível ocorre a reação química que vai gerar a energia para alimentar o motor

Até 2025, a Toyota pretende investir em novas tecnologias verdes, com o lançamento de 15 modelos de veículos elétricos a bateria em todo o mundo, incluindo sete modelos Toyota BZ (Beyond Zero) que já estão sendo apresentados. Na América Latina, a marca pretende ir virando a chave gradativamente, disponibilizando uma opção híbrida para cada modelo da linha.

Diante disso, Masahiro Inoue não descarta a possibilidade de o Toyota Prius híbrido plug-in ser comercializado no Brasil em futuro próximo. Outro modelo que também poderá ser considerado para o mercado brasileiro é o RAV4 híbrido também na versão plug-in.

Masahiro considera que os modelos eletrificados ainda são muito caros para o consumidor brasileiro. Ele destaca o alto custo do produto e o baixo poder aquisitivo do brasileiro como principais barreiras para a expansão da comercialização de veículos eletrificados no país. O CEO da Toyota para América Latina e Caribe afirma que o Brasil deve focar nos benefícios do etanol, já que investe no biocombustível desde 1975.

O que a Toyota pensa para o mercado brasileiro?

Para o mercado brasileiro, a Toyota projeta que os modelos híbridos são a melhor opção no primeiro momento da eletrificação. A marca foi a primeira a lançar por aqui modelos híbridos flex – Corolla e Corolla Cross –, que são considerados muito eficientes na redução da emissão de CO², já que o etanol é visto como boa alternativa para a descarbonização.

“Queremos conversar com o governo federal para ter a certeza e confiança de que podemos investir no país, pois a ideia é produzir modelos híbridos aqui, gerando mais empregos. O etanol é uma excelente solução na busca pela descarbonização e traz a vantagem de poder ser usado na mistura de combustível ou separadamente”, afirma Masahiro.

Tem híbridos e elétrico movido a célula de combustível

Durante a apresentação do projeto Rotas Tecnológicas – Rumo à neutralidade de carbono, a Toyota mostrou para os jornalistas especializados alguns de seus produtos eletrificados, resultados das pesquisas em busca da redução da emissão de CO². Um deles já é bem conhecido no mercado brasileiro: o Toyota Corolla Cross Hybrid.

O SUV médio é equipado com motor 1.8 flex, com potências máximas de 98cv (gasolina) e 101cv (etanol) a 5.200rpm e torque máximo de 14,5kgfm a 3.600rpm. Além dele, traz dois motores elétricos que juntos geram 72cv e torque máximo de 16,6kgfm. A potência combinada é de 122cv. O conjunto conta com tração dianteira e Hybrid Transaxle CVT com botão seletor: Normal, ECO, Power e EV (Electric Vehicle). O Toyota Corolla Cross Hybrid tem autonomia de 450 quilômetros.

Toyota Prius Hybrid Plugin azul de frente no asfalto
A Toyota não descartou a possibilidade de o Prius Hybrid Plug-in vir para o Brasil

Outro modelo exibido pela Toyota foi o Prius, que já foi vendido no Brasil, porém, agora, a montadora mostrou a versão híbrida plug-in, que tem autonomia de 800 quilômetros. Com uma bateria maior e mais pesada (120kg), o Prius Hybrid plug-in também tem motor 1.8, mas que funciona apenas com gasolina. Conta ainda com motores elétricos, alimentados pela bateria de íons de lítio. A vantagem em relação ao Corolla Cross é que ele tem autonomia maior no modelo elétrico. É um modelo que poderá chegar ao mercado brasileiro e impressiona pelo bom desempenho e baixo consumo.

A Toyota mostrou também o Lexus UX 300e, modelo 100% elétrico de sua marca de luxo. O SUV tem motor elétrico com potência de 204cv e torque de 30,6kgfm. A bateria de íons de lítio ocupa todo o assoalho, rebaixando o centro de gravidade e otimizando a estabilidade. O modelo apresenta autonomia de 300 quilômetros e vem equipado com cabo para recarga, que pode ser feita em 30 horas em tomada doméstica ou em 10 horas no Wallbox.

Lexus UX 300e modelo elétrico suv azul de frente no tablado
O Lexus UX 300e é o SUV elétrico da marca de luxo da Toyota e proporciona conforto e bom desempenho

Mas a cereja do bolo apresentada pela Toyota no evento foi o Mirai fuel cell. O cupê de linhas aerodinâmicas também é movido por motor elétrico, mas alimentado por célula a combustível. Uma reação química entre hidrogênio e oxigênio gera a energia elétrica que faz mover o motor elétrico, que gera 180cv e 30kgfm.

Com os cilindros de hidrogênio cheios, o Mirai tem autonomia de 600 quilômetros. Vale lembrar que o modelo conta também com sistema de regeneração de energia em desaceleração e frenagens. Uma curiosidade em relação ao Toyota Mirai: a cada 100 quilômetros rodados ele gera seis litros de água limpa. O problema do carro movido a célula de hidrogênio é o alto custo, portanto trata-se de um produto ainda inviável para o mercado brasileiro.

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