O mercado de veículos usados está passando por um momento atípico, com muita procura e super valorização de alguns modelos, principalmente os seminovos. Mas, apesar disso, ainda existem os usados ruins de revenda, os chamados “micos”, que se transformam em uma verdadeira dor de cabeça para os proprietários na hora da revenda. Selecionamos 10 modelos que atualmente figuram como ruins de revenda, ou seja, que são um mal negócio.
Não é incomum ouvirmos histórias de alguém que “casou com o carro”, pois não consegue vendê-lo de jeito nenhum. Algumas pessoas levam meses para conseguir “desovar a encomenda”, ou então são obrigados a jogar o preço bem abaixo da tabela e oferecer o carro em um negócio à base de troca por um novo. Nessa situação, normalmente, quem sai ganhando é a concessionária. Usados ruins de revenda geralmente geram prejuízo ao proprietário.
O geólogo Fernando Martins, por exemplo, ficou surpreso ao vender seu Volkswagen Tiguan, modelo 2014. O carro estava em boas condições de uso, bem conservado, mas na hora de colocá-lo como parte do pagamento na compra de um Jeep Compass zero-quilômetro, a concessionária desvalorizou demais o SUV usado. Fernando resolveu, então, deixá-lo em uma loja especializada em venda de veículos usados. “Eu não imaginava que o Tiguan estava entre os usados ruins de revenda”, disse o geólogo.
Com 70 mil quilômetros rodados e avaliado em R$ 70 mil na tabela de usados, o VW Tiguan de Fernando levou mais de dois meses para ser vendido. E, mesmo assim, com uma redução significativa do valor: foi vendido por R$ 60 mil. O geólogo acredita que os fatores que contribuem para colocar o Tiguan (2014) no grupo dos usados ruins de revenda são o alto consumo de combustível e a ausência de recursos tecnológicos.
O que diz o mercado sobre usados ruins de revenda?
Mas para Marcelo Maria de Souza, da ADM Automóveis, uma das revendas de usados mais antigas de Belo Horizonte, o VW Tiguan nem está entre os piores carros ruins de revenda. Ele revela que nos dias atuais, usados com preços de até R$ 50 mil vendem fácil. “Acima desse valor, começa a ficar difícil de vender. Alguns carros chegam a ficar até quatro meses anunciados”, revela o comerciante.
De acordo com Marcelo, alguns modelos que vendem bem como novos costumam dar problema na hora da revenda. É o caso dos Jeep Renegade e Compass, ambos equipados com motor flex. No caso do Renegade, especificamente as versões equipadas com o antigo motor 1.8, tido como beberrão. Mas o comerciante revela ainda que o SUV compacto também é ruim de revenda em suas versões equipadas com motor a diesel, principalmente agora com o preço desse combustível nas alturas.
Mas Marcelo enumera alguns outros carros ruins de revenda: o Honda City com câmbio manual, modelo 2017; o VW Polo com câmbio manual; o BMW X1; o Renault Sandero 1.0, modelo mais velho; o Renault Fluence; o Citroën Aircross; e o Hyundai Tucson modelo 2015/2016. Ele afirma que, de uma maneira geral, modelos das marcas Peugeot e Citroën são usados ruins de revenda. Além deles, carros de 2019 para frente com valor acima de R$ 100 mil costumam ficar anunciados por muito tempo.
Os 10 usados ruins de revenda relacionados pela Mobiauto
De acordo com o site de compra e venda de carros, o Mobiauto (mobiauto.com.br), alguns modelos são especialmente difíceis de “passar para frente”. Eles fazem um levantamento, enumerando os usados ruins de revenda, considerando aqueles que ficam mais tempo anunciados, exigindo constante revisão do preço. Confira os 10 usados ruins de revenda relacionados pela Mobiauto:
- Hyundai Santa Fé (2008)
- Chevrolet Vectra GT (2009)
- Ford Focus Sedan (2011)
- Volkswagen Polo (2022)
- Volkswagen Virtus (2022)
- Ford Edge (2012)
- Toyota SW4 (2014)
- Volkswagen New Beetle (2008)
- Chevrolet Montana (2005)
- Ford Fiesta Sedan (2017)
Busca reduzida por carros premium, de acordo com a Kavak
A startup Kavak, especializada em compra e venda de veículos, revela que tem notado busca maior por veículos com o preço mais acessível. As buscas por carros premium são um pouco mais reduzidas. É o caso, por exemplo, de carros de luxo como BMW 20i e do Volvo XC60. De acordo com a Kavak “esses modelos têm rodado bem no inventário, mas com buscas ligeiramente menores”.
A startup revela que alguns modelos até despertam interesse, mas pelo valor mais alto acabam ficando para trás. É o caso da Volkswagen Amarok, Mercedes-Benz A 200, Nissan Frontier turbo, Toyota Hilux, Mercedes-Benz C180, Jeep Compass e BMW X1.
Apesar disso, a Kavak acredita que o momento é bom para comprar um carro usado. “A tabela Fipe vem tendo depreciação e os carros usados estão se tornando novamente mais acessíveis. Além disso, o carro seminovo tende a ser resiliente à desvalorização”, afirmam os especialistas da Kavak.
Você está pensando em comprar um carro usado? O Boris vai te dar as dicas pra se livrar das gambiarras:
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