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Vendas do Volkswagen Polo decolam e frustram haters de campanha LGBTQIA+

Modelo é atual líder de vendas e fabricante chegou a cancelar pausa que estava prevista na produção

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Campanha veiculada em 2021 foi alvo de homofobia
Campanha veiculada em 2021 foi alvo de homofobia Foto: Campanha veiculada em 2021 foi alvo de homofobia

Em maio de 2022, uma propaganda do Volkswagen Polo viralizou nas redes sociais. Tal peça, que, na época, já havia sido veiculada há cerca de um ano, mostrava um casal homoafetivo, o que causou uma onda de comentários preconceituosos. Alguns internautas convocaram até boicote ao modelo e previram forte queda nas vendas. Mas o tempo passou e mostrou que os haters não poderiam estar mais errados.

No mês passado, o Volkswagen Polo foi o carro mais vendido do mercado brasileiro: emplacou, durante esse período, 9.949 unidades, superando a picape Fiat Strada, que é líder no total acumulado entre janeiro e junho. Mesmo assim, no período que envolve os sete primeiros meses do ano, o hatch também alcança ótimo resultado, com 37.722 exemplares comercializados e um terceiro lugar geral. Os números são da Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave).

Diante da alta procura pelo modelo, a Volkswagen cancelou um layoff na fábrica de Taubaté (SP). Trata-se de uma espécie de pausa na produção, que começaria no dia 1º de agosto e duraria dois meses. Essa unidade industrial fornece o Polo Track, que tem os preços mais acessíveis da gama e compete no segmento de entrada. E, justamente por isso, é uma versão com grande volume de vendas.

Volkswagen Polo Track e linha 2023 embalaram vendas

Volkswagen Polo Track 2023 cinza de frente em movimento
Versão de entrada rapidamente conquistou espaço no mercado

A versão Track, inclusive, foi a principal novidade da linha 2023 do Polo, que iniciou uma virada no mercado. Quando a atual geração do hatch chegou ao Brasil, em 2017, a Volkswagen a posicionou em uma faixa de preço superior à dos concorrentes diretos, em uma subcategoria que já foi conhecida como a dos compactos premium.

O modelo realmente tinha algumas sofisticações incomuns no segmento, mas os preços espantaram os compradores. As vendas, cabe destacar, andavam mornas desde o lançamento e pouco se alteraram após as já citadas reações à campanha publicitária. Diante disso, a Volkswagen alterou a estratégia e criou a versão Track, que substituiu o Gol: atualmente, os preços partem de R$84.690.

As demais configurações também ficaram com preços mais competitivos em relação à concorrência. É verdade que, para isso, a Volkswagen fez algumas simplificações na linha Polo: as versões Comfortline e Highline, por exemplo, perderam equipamentos como freios a disco nas quatro rodas e saída de ar-condicionado para o banco traseiro. Até o motor 1.0 turbo perdeu potência.

Porém, o caso é que, de acordo com os números de vendas, essa estratégia deu certo. Ao que parece, o discurso de ódio nas redes sociais não surtiu qualquer efeito prático e, ao menos nesse caso, já está praticamente esquecido.

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