A Volkswagen enfim começou a vender o Gol Last Edition, edição especial que marca o fim da produção do modelo. A série é limitada a 1.000 unidades, sendo que apenas 650 delas serão destinadas ao mercado brasileiro: o restante será exportado para outros países da América Latina. O preço sugerido é de R$95.990, exatos R$17.830 a mais que a versão básica do modelo, chamada simplesmente de 1.0.
Todos os exemplares do Volkswagen Gol Last Edition são pintados na cor vermelho Sunset, já presente nos modelos Nivus, T?Cross e Polo. A série especial traz ainda faixas pretas na parte inferior das laterais e na tampa traseira, além de spoiler. E não faltam os emblemas de identificação: o de maior destaque está fixado na coluna C e faz alusão às clássicas rodas do tipo orbital, que, no passado, equiparam o modelo.
Por dentro, a edição especial traz acabamento mais caprichado, com direito a costuras vermelhas nos bancos, nos revestimentos das portas, no volante e na coifa do câmbio. A inscrição "Last Edition" está presente no console central e nas poltronas dianteiras. Por fim, uma plaqueta no painel exibe a identificação serial do veículo, já que todos os exemplares são numerados.
- Você viu? Voyage vai sair de linha junto com o Gol, mas sem série especial
Conectividade
Em relação à versão básica do Volkswagen Gol, a série especial Last Edition adiciona, além da decoração, volante multifuncional revestido em couro com costuras vermelhas e central multimídia compatível com as plataformas Android Auto e Apple CarPlay. Há também rodas de liga leve de 15 polegadas pintadas de preto. Desde a configuração de entrada, o hatch já traz direção hidráulica e ar-condicionado manual.
Sob o capô, o Volkswagen Gol Last Edition manteve o motor 1.0 de aspiração natural, capaz de desenvolver até 82cv de potência e 10,4kgfm de torque, associado ao câmbio manual de cinco marchas. Trata-se do mesmo conjunto mecânico que equipa o recém-lançado Polo Track.
Série Last Edition encerra trajetória de 42 anos do Volkswagen Gol
Lançado em 1980 e fabricado ininterruptamente ao longo de 42 anos, o Volkswagen Gol faz por merecer a série especial de despedida Last Edition. Afinal, é o automóvel mais produzido, mais emplacado e mais exportado da história da indústria nacional.
O hatch detém ainda o título de carro mais vendido do Brasil entre 1987 e 2013. Neste ano, ele voltou a ocupar, provisoriamente, a liderança do mercado no último mês de junho. Ao longo dessas mais de quatro décadas, o modelo passou por várias reestilizações, mas só teve três gerações propriamente ditas: as primeiras são lembradas, em especial, pelas icônicas versões esportivas GT, GTS e GTI.
Vale lembrar que, antes do Gol, a Volkswagen ofereceu a série especial Last Edition para a Kombi. Isso aconteceu em 2013, ano em que o utilitário saiu de linha. Inicialmente, a marca alemã havia anunciado a fabricação de 600 unidades, mas acabou dobrando a produção.
Assista ao vídeo e conheça um Volkswagen Gol GTi 1994 impecável!
- Acompanhe o VRUM também no Youtube e no Dailymotion!