Depois de anúncios oficiais e da circulação de várias informações de bastidores, o Volkswagen Gol finalmente saiu de linha. As últimas unidades foram produzidas nesta sexta-feira (23), na fábrica de Taubaté (SP). Os veículos derradeiros não são da série especial Last Edition, que já esgotou nas lojas, e sim da versão convencional, chamada simplesmente de 1.0.
De acordo com a Quatro Rodas, que revelou essas informações em primeira mão, o fim da produção coincide com o período de férias coletivas na fábrica paulista. Desse modo, o Volkswagen Gol saiu de linha justamente no último dia de trabalho na unidade industrial em 2022: as atividades permanecerão suspensas até 2 de janeiro.
Entre os dias 3 e 6 do mês que vem, a linha de produção será adequada à fabricação do Polo Track, substituto do Gol. O cronograma prevê a retomada das atividades a partir de 7 de janeiro, mas apenas em um turno de trabalho: o outro ainda permanecerá em férias coletivas.
Vale lembrar que a fábrica de Taubaté (SP) fornecerá somente a versão Track do Polo. É a primeira vez que a unidade produzirá um automóvel sobre a plataforma MQB, já que o Gol e o Volkswagen up! utilizavam a arquitetura PQ24. As demais configurações seguirão a cargo do Complexo Industrial de Anchieta, em São Bernardo do Campo (SP).
Volkswagen Gol saiu de linha após 42 anos de produção
O Volkswagen Gol saiu de linha após um período de produção ininterrupta de 42 anos. Ao longo desse tempo, o modelo teve três gerações propriamente ditas e várias atualizações de estilo. Além dele, vários outros carros deixaram o mercado em 2022. Entre eles está o Voyage, que tem projeto baseado no do hatch.
Por que o Volkswagen Voyage saiu de linha junto com o Gol? Assista ao vídeo e entenda o caso!
- Acompanhe o VRUM também no Dailymotion e no YouTube!