De Guarulhos (SP)* - A Volkswagen finalmente lançou o Polo Track, seu novo modelo de entrada. O hatch compacto entra no lugar do Gol, que se aposentou no fim de 2022, após 42 anos de serviço. O sucessor é produzido na mesma fábrica, em Taubaté (SP), mas, será que ele reúne predicados para cumprir o mesmo papel?
Preço do Polo Track
Se levarmos em conta o preço, o Polo Track foi lançado a partir de R$ 79.990, o mesmo valor do Gol quando saiu de linha. A Volkswagen ainda prometeu para o futuro uma configuração que será vendida por R$ 79.090, tirando o rádio com Bluetooth e duas entradas USB tipo C, pensada principalmente para frotistas, mas que estará disponível para qualquer cliente. Ainda tem a série limitada 1st Edition, com visual inspirado no Gol Last Edition, que custa R$ 88.990.
O que tem de diferente em relação aos VW Polo mais caros?
No visual, apesar de mais simples, o Polo Track enche os olhos. É que a versão de entrada traz grades em colmeia e um para-choque dianteiro exclusivos que ficaram menos sisudos que o Polo 2023. Os faróis são halógenos, com luzes de rodagem diurna, enquanto nos demais Polo eles são em LED.
Com o novo para-choque, o Polo Track ganhou no grau de ângulo de entrada. O compacto ainda tem 16,6cm de altura mínima em relação ao solo, 1cm a mais que o restante da linha Polo. As rodas são de 15 polegadas, com calotas em preto fosco. Retrovisores e maçanetas também são em plástico nu, sem pintura. A traseira tem lanternas escurecidas e um difusor também se pintura.
Porém, uma das principais vantagens do Polo Track em relação ao Gol não está aparente. Trata-se da plataforma MQB, que proporciona melhor desempenho em segurança ao modelo, além de permitir mais tecnologia embarcada.
Interior do Polo Track tem acabamento espartano
O interior do Polo Track entrega um acabamento simples, com plástico na totalidades do painel, portas e console. O volante não possui qualquer regulagem, porém o banco do motorista permite ajustar a altura. Os retrovisores têm ajuste manual e apenas os vidros dianteiros são elétrico, ainda assim sem sistema "um toque" para abrir ou fechar.
Os bancos são revestidos em tecido, sendo que os dianteiros fornecem bom apoio para o corpo. No banco de trás do Polo Track o espaço é típico de um compacto, necessitando negociar um meio termo com os ocupantes da frente. O porta-malas de 300 litros é adequado para um hatch desse porte.
Como roda esse motor 1.0 flex?
O Polo Track traz sob o capô o mesmo motor 1.0 aspirado de três cilindros que o Gol usava. Ele fornece até 84cv de potência e 10,3kgfm de torque. Até que no trânsito urbano o modelo se dá bem, já que o ritmo é lento e o consumo de combustível é baixo.
Já na estrada, para entrar no ritmo veloz, é preciso esticar muito as 5 marchas da transmissão. Mais que esticar, é preciso ficar atento para não deixar as rotações do motor caírem, já que a retomada também é lenta. Por esse motivo, ultrapassagens devem ser bem avaliadas. Porém, esse é o comportamento de qualquer motor 1.0 aspirado, sendo esse da Volkswagen uma das melhores opções.
O retrabalho feito na suspensão do Polo Track, que ficou um pouco mais alta, foi positivo, com boa relação entre conforto e estabilidade. A direção tem assistência elétrica e fornece peso adequado nas diversas situações de trânsito.
Consumo do Polo Track
O consumo urbano do motor 1.0 flex do Polo Track é de 13,5 km/l com gasolina e 9,3 km/l com etanol. Já na estrada, o consumo de combustível é de 15 km/l com gasolina e 10,5 km/l quando o veículo está abastecido com etanol.
- Acompanhe o VRUM também no Dailymotion e no YouTube!
Ficha técnica do Polo Track
Motor 1.0 flex com três cilindros e 12 válvulas Potência 77cv (g) / 84cv (e) a 6.450rpm Torque 9,6kgfm a 4.000rpm (g) / 10,3kgfm a 3.000rpm (e) Câmbio Manual de 5 marchas Tração Dianteira Suspensão Dianteira: independente tipo McPherson com barra estabilizadora
Traseira: eixo de torçãoDireção Com assistência elétrica Freios Com discos ventilados na dianteira e a tambor na traseira Comprimento 4,07 metros Largura 1,71 metro Altura 1,47 metro Entre-eixos 2,56 metros Porta-malas 300 litros Tanque de combustível 52 litros Peso 1.054 quilos Carga útil 395 quilos Aceleração (0 a 100km/h) Gasolina: 13,8 segundos
Etanol: 13,4 segundosVelocidade máxima Gasolina: 166 km/h
Etanol: 169 km/h
Equipamentos de série
Confira a lista com os principais itens de série do Polo Track:
- Assistente para partida em subida
- 2 airbags frontais e 2 airbags laterais
- 2 Alto falantes
- Ar-condicionado
- Banco do motorista com ajuste de altura
- Banco traseiro rebatível
- Controle de estabilidade
- Controle de Tração
- Bloqueio do diferencial
- Direção elétrica
- Faróis halógenos
- Faróis de rodagem diurna
- Iluminação interna
- Imobilizador eletrônico
- Vidros elétricos dianteiros
- Para-sóis com espelho no lado do passageiro
- Preparação para rádio
- Sistema de som com Bluetooth e entradas USB C
- Volante multifuncional
- Computador de bordo
- Antena de teto
- Revestimentos dos bancos em tecido
- Rodas de aço de 15 polegadas
- Pneus 185/65 R15
- O jornalista viajou a convite da Volkswagen