UAI

Volkswagen Virtus 2024 ganha reestilização e agora parte de R$ 103.990

Com visual renovado e ganho em equipamentos, sedan ganha versão de entrada R$ 16 mil mais barata. Pacote vem equipado com motor 1.0 turbo mais brando

Publicidade
Nova versão Exclusive tem detalhes sofisticados, mas com um toque de esportividade
Nova versão Exclusive tem detalhes sofisticados, mas com um toque de esportividade Foto: Nova versão Exclusive tem detalhes sofisticados, mas com um toque de esportividade

De Buenos Aires (Argentina)* - A Volkswagen apresentou o Virtus 2024, reestilização do sedan lançado em 2018. O modelo ganhou retoques visuais internos e externos, novos equipamentos e um motor 1.0 turbo (170 TSI) mais brando para as versões de entrada. Esse movimento resultou em um novo posicionamento do modelo, que agora parte de R$ 103.990 (antes, o Virtus mais barato custava cerca de R$120 mil).

No design, a ideia da Volkswagen foi afastar o Virtus 2024 do Polo. Assim, o modelo ficou 69 milímetros mais longo. Basicamente, essa medida foi acrescida no balanço dianteiro, que é o comprimento do centro da roda até o extremo do para-choque. O resultado foi um maior equilíbrio nas proporções do sedan.

Ainda para se afastar do Polo, o visual dianteiro do Virtus 2024 teve os faróis e a logomarca da Volkswagen voltados para a frente. Anteriormente, esses elementos estavam mais focado para baixo, pose típica de um hatch. O sedan também ganhou rodas com visual exclusivo, variando entre 15 e 18 polegadas, conforme a versão.

A traseira está mais limpa e com elementos horizontalizados, reforçando a ideia de que o modelo é mais largo. Essa é a mesma impressão causada pelo desenho dos faróis, grades e para-choque dianteiro. A nova versão Exclusive traz cromados escurecidos, uma tendência que evoca sofisticação.

Confira os preços do Volkswagen Virtus 2024

Assim como fez com o Polo 2023, a Volkswagen reduziu ou manteve o preço das versões do Virtus que já existiam. Já com a introdução das duas versões de entrada, equipadas com o motor 170 TSI, o modelo passa a ter um preço inicial mais convidativo:

  • 170 TSI Manual: R$ 103.990
  • 170 TSI Automático: R$ 112.990
  • 200 TSI Comfortline: R$ 121.990 (R$ 220 a menos)
  • 200 TSI Highline: R$ 130.030 (sem alteração no preço)
  • 250 TSI Exclusive: R$ 144.990 (R$ 4.030 mais barato que a antiga versão GTS)

Sedan agora é oferecido em 5 versões

O Volkswagen Virtus 2024 tem uma nova versão de entrada, a TSI manual. Além da motorização 170 TSI, esse pacote se destaca com itens como 6 airbags, quadro de instrumentos digital de 8 polegadas, rodas em liga leve e carregador de celular.

A versão seguinte, TSI AT, acrescenta não só o câmbio automático, mas dois itens semiautônomos: controle de cruzeiro adaptativo e frenagem de emergência. O Virtus 2024 Comfortline tem ar-condicionado digital, faróis de neblina e câmera de ré. Já a versão Highline ganha quadro de instrumentos digital maior, função de frenagem de manobra e sistema multimídia.

Porém, o grande destaque é a nova versão Exclusive, com o mesmo motor 1.4 turbo da extinta versão GTS. A pegada desse novo pacote do Virtus 2024 é substituir a esportividade pelo requinte. Porém, as rodas de 18 polegadas e o aerofólio ainda dão um ar esportivo ao sedan.

Confira os itens de série de cada versão

TSI MTMotor 170 TSI; quadro de instrumentos digital de 8 polegadas; piloto automático; faróis e lanternas em LED; controle de estabilidade; assistente de partida em rampa; travamento elétrico das portas; vidros elétricos dianteiros e traseiros; 6 airbags; retrovisores elétricos com tilt down no lado direito; rodas em liga leve de 15 polegadas; controle de pressão dos pneus; sensores de estacionamento traseiro; frenagem automática pós-colisão; sistema de som Composition Touch; carregador de celular por indução; volante multifuncional.
TSI ATTransmissão automática de 6 velocidades; controle de cruzeiro adaptativo (ACC); frenagem autônoma de emergência; sistema start-stop; descanso de braço dianteiro, saída de ar traseira; 2 tomadas USB tipo C na traseira; volante em couro com aletas.
ComfortlineMotor 200 TSI; rodas de liga leve de 16 polegadas; ar-condicionado digital; discos de freio traseiros; chave presencial; bancos e painéis em couro sintético; faróis de neblina em LED; câmera de ré.
HighlineRodas de liga leve de 17 polegadas; retrovisores com rebatimento elétrico; função frenagem de manobra; acabamento no painel em vinil; quadro de instrumentos digital de 10,25 polegadas; sensores de estacionamento dianteiros e traseiros; sensores de chuva e crepuscular; coming e leaving home; VW Play; detector de fadiga.
ExclusiveMotor 250 TSI; rodas de liga leve de 18 polegadas; seletor de modo de condução; aerofólio; acabamento exclusivo.
Fonte: Volkswagen

Interior ganhou acabamento mais esmerado

O acabamento excessivamente simples sempre foi motivo de críticas nesse sedan da Volkswagen. Para melhorar a situação, o Virtus 2024 ganhou acabamento mais sofisticado, dependendo da versão. Painéis de porta em couro já equipam o modelo a partir do pacote Comfortline. Porém, um aplique em vinil que corta todo o painel está disponível na versão Highline.

Além do acabamento interno, a Volkswagen destacou que o Virtus 2024 manteve suas boas características de espaço interno, com destaque para a distância entre-eixos de 2,65 metros e o porta-malas com 521 litros.

Virtus 2024 tem 3 opções de motor turbo

A grande novidade do Virtus 2024 é a chegada do motor 170 TSI, com até 116cv de potência e 16,8kgfm de torque, que é o motor 1.0 turbo de três cilindros com uma pegada mais branda (confira a ficha técnica abaixo). Essa motorização está disponível com câmbio manual ou automático, sendo que este último tem opção de trocas manuais por aletas.

Porém, umas das grandes dúvidas a respeito do Volkswagen Virtus 2024 é se o motor 200 TSI, com até 128cv e 20,4kgfm, que é o mesmo motor 1.0 turbo que vinha sendo usado, seria mantido. Pois, ele foi mantido sim, direcionado para as versões intermediárias, sempre com câmbio automático.

Já o motor 250 TSI, o mesmo 1.4 turbo de 150cv e 25kgfm da antiga versão GTS, também foi mantido. Ele conta com câmbio automático e ainda oferece quatro modos de condução: Eco, Normal, Sport e Individual.

O Virtus 2024 chega às concessionárias da Volkswagen a partir do dia 9 de março. A versão de topo Exclusive será lançada um pouco depois, mas ainda no primeiro semestre.

Ficha técnica do Virtus 2024 com motor 170 TSI

Motor 170 TSI1.0 turbo flex com três cilindros e 12 válvulas
Potência109cv (g) / 116cv (e) a 5.000rpm
Torque16,8kgfm (g/e) a 1.750rpm
CâmbioManual de 5 marchas ou automático de 6 velocidades
TraçãoDianteira
SuspensãoDianteira: independente tipo McPherson
Traseira: eixo interdependente com braços longitudinais
DireçãoCom assistência elétrica
FreiosCom discos ventilados na dianteira e a tambor na traseira
Comprimento4,56 metros
Largura1,75 metro
Altura1,47 metro
Entre-eixos2,65 metros
Porta-malas521 litros
Tanque de combustível52 litros
Peso1.202 quilos
Carga útil398 quilos
Aceleração (0 a 100km/h)Gasolina: 11,8 segundos
Etanol: 11,7 segundos
Velocidade máximaGasolina: 187 km/h
Etanol: 192 km/h
Fonte: Volkswagen

* Viajou a convite da Volkswagen do Brasil

https://www.dailymotion.com/video/x8hfehd