UAI

Voyage some do site da Volkswagen e sai de linha oficialmente

Sedan compacto deixou o mercado de maneira discreta, sem série especial de despedida

Publicidade
Voyage já não era produzido desde o ano passado
Voyage já não era produzido desde o ano passado Foto: Voyage já não era produzido desde o ano passado

O Voyage já não era mais produzido desde o ano passado, mas ainda aparecia no site comercial da Volkswagen, devido à existência de unidades em estoque. Porém, agora, o sedan desapareceu da página do fabricante e, assim, saiu de linha oficialmente no Brasil.

Nos últimos tempos, o Volkswagen Voyage estava à venda apenas em uma versão, pelo preço de R$89.850. O sedan compacto vinha equipado unicamente com câmbio manual de cinco velocidades e motor 1.0 de três cilindros, de aspiração aspiração natural. Ele desenvolve até 82cv de potência e 10,4kgfm de torque e continua no mercado, sob o capô do Polo Track.

Vale lembrar que o Voyage saiu de linha junto com o Gol: ambos, aliás, derivam do mesmo projeto. Porém, ao contrário do hatch, que ganhou a série especial Last Edition para marcar a despedida, o sedan compacto deixou o mercado de maneira discreta. A produção de ambos ficava a cargo da fábrica da Volkswagen em Taubaté (SP).

Antes de sair de linha agora, o Voyage já havia sido descontinuado em outra ocasião. Isso ocorreu em 1995, quando o sedan ainda estava na primeira geração, cujo lançamento ocorreu em 1981. A última safra do modelo surgiu após um hiato de 13 anos no mercado e permaneceu em produção entre os anos de 2008 e 2022.

Voyage não deixou sucessor direto

Com o fim da linha Voyage, a Volkswagen deixa de oferecer um sedan compacto de entrada no mercado brasileiro. Isso, porque o modelo desse gênero mais acessível da marca atualmente é o Virtus, que tem porte maior e preços mais altos: custa a partir de R$ 103.990. Aliás, esse modelo acaba de chegar à linha 2024, que traz atualizações.

Entre as novidades, o Virtus 2024 exibe uma reestilização no design e um rearranjo na gama de versões. Agora, a opção mais acessível da gama é a 170 TSI, equipada com a versão menos potente do motor 1.0 turbo, de até 116cv de potência e 16,8kgfm de torque. Na outra ponta da gama, a configuração esportiva GTS saiu do catálogo para dar lugar à sofisticada Exclusive.

Volkswagen errou ao relançar o Voyage em 2008: assista ao vídeo e entenda!

https://youtu.be/QwAsaO6Uadk