Buenos Aires (AR) - Há algum tempo, a Volkswagen e a sua picape média não navegam em um mar azul e tranquilo no segmento. A Amarok é a caminhonete com projeto mais antigo do mercado, foi lançada em 2010 e de lá pra cá não recebeu praticamente nenhuma atualização, e já se vão longos 13 anos de marasmo.
Uma nova versão da Volkswagen Amarok está prevista para o primeiro semestre de 2024, com mudanças pontuais na carroceria, mais equipamentos e novas tecnologias. Mas, até lá, a Volkswagen garante que essa caminhonete dá conta do recado, o que não se confirma pelos números.
No relatório anual da Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave), a Amarok ficou em último lugar nos emplacamentos de 2022, com pouco mais de seis mil unidades vendidas no ano, o que corresponde a cerca de 3% da fatia do bolo. Mas para melhorar os números de vendas, a Volkswagen anunciou descontos convidativos em toda linha Amarok.
Descontos convidativos para toda a linha
No site oficial da marca, no Brasil, a caminhonete é comercializada em três versões com descontos chegando a R$ 56 mil. Para a versão Extreme 3.0 V6 TDI, mais completa da linha, o desconto oferecido é de R$ 10 mil, sendo vendida por R$ 325.500, com taxa 0, saldo em 24 vezes e entrada de 60%. Caso o comprador seja produtor rural e queira pagar “na bucha”, a VW Amarok cai mais 12% e será vendida por R$ 295.240. A promoção é válida até dia 30/5.
Já para a versão intermediária da Amarok, a Highline, o desconto para pessoa física chega a R$ 7 mil e a caminhonete é vendida por R$ 295.370, com taxa 0, saldo em 24 vezes e entrada de 60%. Para o produtor rural o desconto também aumenta, 11% em cima do desconto para pessoa física e a picape sai por R$ 269.110. A promoção é válida até dia 31/5
O maior desconto fica com a versão de entrada da Amarok, R$ 56 mil, que é vendida por R$ 240.456,60, somente para pagamento à vista e para pessoas jurídicas. Vale lembrar que as vendas serão feitas apenas nos canais corporativos até o dia 31/5.
Vovó das picapes médias não deixa nada a desejar
Para ressaltar a força da picape, a Volkswagen montou um circuito de testes, na Argentina, para mostrar que a Amarok ainda é “pau para toda obra”. No Amarok Experto, a caminhonete é colocada em situações onde o seu motor V6 de 258cv e 59,1kgfm de torque, o mais potente da categoria, em conjunto com o câmbio automático de oito velocidades e sistema 4x4 de tração integral são colocados à prova.
A dirigibilidade da Amarok ainda é um diferencial. Em trajetos mistos, estrada e cidade, a caminhonete se comporta como um carro de passeio, com retomadas eficientes, boas acelerações e boa estabilidade. No circuito Off-road o conversor de torque, bloqueio de diferencial e controle de descida se fazem indispensáveis. A Amarok se movimenta bem em pisos escorregadios e instáveis, como lama e areia.
A caminhonete transpôs muito bem grandes subidas e descidas sugeridas pelo circuito e em curvas fechadas em declives bem inclinados, a torção de carroceria não é percebida. Ao puxar cargas pesadas, a Amarok também não deixa a desejar, mesmo com atrito do objeto rebocado com o solo, a tração 4x4 integral facilita a vida do motorista, tendo apenas que acelerar a caminhonete e deixar que a eletrônica faça o resto.
Na pista, o motor V6 fala alto e as acelerações são rápidas. A picape acelera até 100km/h em 7,4 segundos, dignos de sedans esportivos. O sistema de freio também é bem dimensionado, com discos ventilados nas quatro rodas, que seguram a caminhonete em linha reta, mesmo que duas rodas – dianteira e traseira de qualquer lado – estejam em piso escorregadio, como grama ou terra, graças a sensores de frenagens.
A estabilidade da Amarok também é confiável. No teste do Alce, onde o condutor realiza uma manobra de mudança de faixa repentina, com velocidade entre 30km/h e 70km/h, seguida do retorno à faixa inicial, a caminhonete não fica por baixo. É bem estável e o motorista tem confiança em fazer manobras bruscas.
Porém, nem tudo são flores para a Amarok. O visual já gasto e cansado e interior digno de Gol de quinta geração, mostram como a caminhonete necessita de uma glow up.
Mercado para a Amarok
Às vésperas do lançamento da nova Ford Ranger, que usa a mesma plataforma da Amarok comercializada na África do Sul, os executivos da Volkswagen não quiseram revelar por que o contrato entre as duas marcas não se firmou por aqui. Mas informaram que a nova Amarok terá modificações na frente, para-choques, capô, faróis, e ainda vai trazer novas tecnologias. A notícia ruim é que será montada sobre a mesma plataforma da atual, ou seja, apenas um facelift.
Em 2019, as duas gigantes Ford e Volkswagen oficializaram um acordo para o desenvolvimento de veículos comerciais e caminhonetes. A VW faria os furgões e a Ford ficaria responsável pelo desenvolvimento de uma nova caminhonete para atender às duas fábricas. Vale lembrar que, para a América do Sul, as fábricas são vizinhas, divididas por uma cerca, já que a planta de General Pacheco, na Argentina, foi construída durante o período em que existia a Autolatina, união entre Ford e Volkswagen, em 1987.
(*) Jornalista viajou a convite da Volkswagen
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