Quem acompanha o movimento do setor automotivo deve estar se perguntando o que aconteceu com a Volkswagen em 2022. A montadora andava sumida do cenário nacional, sem um lançamento de peso há algum tempo. Porém, hoje, foi apresentado o VW Polo 2023, a nova linha do hatch compacto que recebeu retoques no visual, ganhou faróis full LED e a opção de motor TSI mais fraco com câmbio manual, para chegar no nível do Gol. Os preços vão de R$ 82.990 a R$ 109.990.
O VW Polo 2023 é uma das poucas novidades da marca para esse ano, mas a montadora promete lançar 15 novos modelos, entre flex, híbridos e elétricos, até 2025. Apesar disso, a marca comemora os bons números no mercado brasileiro, com 16,8% de participação em agosto, com as vendas impulsionadas pelo jurássico Gol e pelo T-Cross.
Há um ano o VRUM testou o Polo GTS, versão mais apimentada do modelo no Brasil. Confira!
Foram emplacadas cerca de 11 mil unidades do Gol, mas vale dizer que a maior parte foi para locadoras e frotistas. O modelo que não para de vender será substituído pela linha Polo e terá na versão Track a opção mais despojada do hatch. O Polo Track tem lançamento previsto para 2023.
Enquanto isso não acontece, o VW Polo 2023 mantém os atributos da plataforma MQB-A0, com bom desempenho em segurança, mas perdeu em outros quesitos. O principal deles é que a montadora passa a oferecer o motor 1.0 170TSI, de 116cv de potência máxima, mais fraco que o 200TSI, anteriormente usado no modelo, de 128cv.
Além disso, a Volkswagen deu um jeitinho de “empobrecer” um pouco mais o Polo 2023, mexendo no sistema de freios, que agora só tem discos nas rodas dianteiras e tambores nas traseiras. Apenas a versão GTS, que ainda será apresentada na linha 2023, manterá discos de freios nas quatro rodas. A ideia é deixar o carro mais ao nível do Gol para fazer frente a concorrência.
O que mudou no visual do VW Polo 2023?
Visto de frente, o VW Polo 2023 traz a grade superior um pouco mais estreita, com o novo logotipo da marca e um friso cromado que se estende até os faróis. Aliás, a principal novidade do modelo são exatamente os faróis, que além de ganharem novo desenho agora são full LED para todas as versões, ampliando a capacidade de iluminação.
Na traseira, as lanternas mantém o formato, mas trazem nova assinatura interna. O para-choque traseiro também foi redesenhado, mas não chega a causar mudança perceptível no visual. E foram basicamente essas mudanças no facelift do VW Polo 2023.
Por dentro, o VW Polo 2023 traz materiais com texturas diferentes no painel, tecido revestindo parte dos painéis das portas dianteiras, e bancos dianteiros redesenhados, inspirados na versão GTS, com o apoio de cabeça integrado ao encosto.
O VW Polo 2023 conta com uma lista de mais de 100 acessórios, que vão desde modelos diferentes de rodas de liga leve, capa para os retrovisores externos e outros. O modelo passa a ser vendido também com a nova cor vermelho Sunset.
O VW Play continua disponível no VW Polo 2023, proporcionando acesso a vários aplicativos e funcionalidades do carro. Mas no VW Polo 2023 ele traz novidades: o aplicativo abasteça, que permite fazer pagamentos em postos credenciados; o My Turner, com acesso a várias rádios no mundo; e um aplicativo de jogos.
Confira o conteúdo e os preços das versões do VW Polo 2023
Novo Polo 1.0 MPI -R$ 82.990
- Airbags dianteiros (2) e laterais (2)
- Alerta de frenagem de emergência (ESS)
- Ar-condicionado com filtro de poeira e pólen
- Banco do motorista com ajuste milimétrico de altura
- Banco traseiro com encosto rebatível
- Chave "canivete" com controle remoto
- Computador de bordo
- Controle eletrônico de estabilidade (ESC), controle de tração (ASR), bloqueio eletrônico do diferencial (EDS)
- Desembaçador, limpador e lavador do vidro traseiro
- Hill Hold Control - assistente para partida em subidas
- Direção elétrica
- Faróis de LED com luz de condução diurna de LED integrada
- Isofix/Top Tether para fixação de assento de criança
- Sistemas de controle da perda de pressão dos pneus
- Rodas de aço aro 15” e supercalotas
- Sistema de frenagem automática pós colisão
- Sistema de som touchscreen "Composition Touch" com App-connect
- Tomada USB tipo C
- Volante multifuncional
Novo Polo 1.0 TSI – R$ 92.990
- Mesmos equipamentos da versão 1.0 MPI e mais:
- Espelhos retrovisores externos eletricamente ajustáveis com luzes indicadoras de direção integradas e função tilt down no lado direito
- Painel de instrumentos digital de oito polegadas
- Rodas de liga-leve de 15 polegadas com pneus 185/65 R15
- Sensores de estacionamento traseiros
- Transmissão manual de cinco velocidades
Novo Polo 1.0 TSI Comfortline – R$ 102.990
- Mesmos equipamentos da versão 1.0 TSI e mais:
- Coluna de direção com ajuste de altura e distância
- Descanso de braço dianteiro com porta-objetos e saídas de ar traseiras
- Luzes de leitura dianteira e traseira
- Piloto automático - controle automático de velocidade
- Sistema "Kessy" - acesso ao veículo sem o uso da chave e botão para partida do motor
- Sistema Start-Stop
- Transmissão automática de seis velocidades
- Volante multifuncional revestido em couro com "shift paddles"
Novo Polo 1.0 TSI Highline – R$ 109,990
- Mesmos equipamentos da versão Comfortline e mais:
- Ar-condicionado digital “Climatronic Touch” touch com filtro de poeira e pólen
- Banco traseiro com encosto rebatível bipartido
- Câmera traseira
- Carregamento de celular por indução
- Retrovisor interno eletrocrômico
- Faróis com função coming & leaving home
- Iluminação no porta-luvas e porta-malas
- Painel de instrumentos digital de 10,25" (Active Info Display)
- Rodas de liga leve de 16 polegadas com pneus 195/55 R16
- Sensores de chuva e crepuscular
- Sensores de estacionamento dianteiros e traseiros
- Sistema multimídia VW Play com tela de 10,1" touchscreen e App-Connect
As opções de motores e câmbio do VW Polo 2023
1.0 MPI aspirado associado ao câmbio manual de cinco marchas
- Potências de 77cv (gasolina)/84cv (etanol
- Torques de 9,6kgfm (g)/10,3kgfm (e)
- Aceleração até 100km/h em 13,8s (g)/13,5 (e)
- Velocidade máxima de 173km/h (e)
1.0 170TSI turbo associado ao câmbio manual de cinco marchas
- Potências de 109cv (gasolina)/116cv (etanol
- Torques de 16,8kgfm (g)/16,8kgfm (e)
- Aceleração até 100km/h em 10,2s (g)/10,1 (e)
- Velocidade máxima de 197km/h (e)
1.0 170TSI turbo associado ao câmbio automático de seis velocidades
- Potências de 109cv (gasolina)/116cv (etanol
- Torques de 16,8kgfm (g)/16,8kgfm (e)
- Aceleração até 100km/h em 11,1s (g)/10,5 (e)
- Velocidade máxima de 192km/h (e)
Confira os vídeos do VRUM no canal do YouTube: lançamentos, testes, dicas e serviços