Ao conseguir passar nos exames e conquistar sua CNH, é necessário tomar cuidado com as regulamentações impostas, não apenas para não levar multas, mas também para manter o trânsito em ordem. Entretanto, conforme for cometendo irregularidades e sendo autuado por isso, terá sua CNH suspensa. E caso continue não respeitando a lei, sua carteira poderá ser cassada.
Para ter a CNH suspensa, é necessário acumular pontos em sua carteira, ou ser flagrado cometendo uma série de atividades ilegais, como dirigir sob o efeito de álcool, recusar o teste do bafômetro, participar de rachas ilegais, entre outros. O período de suspensão pode variar de 2 a 12 meses, dependendo da gravidade da infração. Após o período de suspensão, o motorista terá que fazer um curso de reciclagem.
Ja no caso da CNH cassada, é necessário ou ser pego dirigindo com ela suspensa, independente do tempo de suspensão, ou ter problemas reincidentes.
Para conferir se sua carteira de habilitação foi cassada, você deve primeiramente entrar no site do Detran, e procurar a seção em que é possível consultar a situação de sua CNH. Outra maneira é checar as notificações enviadas pelos correios, se a pessoa tem o costume de levar multas e tiver achado que era apenas mais uma notificação, pode significar na verdade, a perda de sua habilitação. O site do governo também possui uma seção para consultar serviços do Detran e verificar a situação de sua carteira.
Ao ter sua CNH cassada, o motorista perde o direito de dirigir por dois anos e após esse período terá que realizar todo o processo de habilitação novamente, incluindo os exames médicos, as aulas teóricas e práticas, e os exames de legislação e direção.