Em 2013, a Honda lançou uma trinca de modelos de motos exatamente com mesmo conjunto mecânico, porém, com estilos diferentes para segmentos distintos. A naked street CB 500F, a aventureira CB 500X e a esportiva CBR 500R. Projetadas para mercados globais, também desembarcaram no Brasil. Com o tempo, cada membro da trinca foi ganhando aperfeiçoamentos, quebrando o vínculo da maternidade.
A linha 2024 dos modelos gêmeos de 500cm³ foi além. Trocou também os batismos. A Honda naked street CB 500F agora tem a sucessora CB 500 Hornet. Passa a integrar a família Hornet, que tem a nova CB 750 Hornet e a novíssima CB 1000 Hornet. A Honda CB 500X virou NX500 e a CBR 500R se inspirou na Fireblade 1000RR-R. Entretanto, ainda de olho na logística dos mercados globais, conservou os mesmos motores de dois cilindros e 471cm³.
A Street Fighter Honda CB 500 Hornet
Classificada pela Honda como street fighter – guerreiro urbano –, a nova moto CB 500 Hornet tem o motor de dois cilindros em linha, com oito válvulas e arrefecimento líquido, e ganhou nova ECU para melhorar a sensação de aceleração. Também ganhou controle de torque como padrão, que pode ser desligado.
O motor da nova Honda CB 500 Hornet, que vai substituir a CB 500F também no Brasil, entrega 47,6cv a 8.600rpm e torque de 4,4kgfm a 6.500rpm. Estes números podem mudar em função dos ajustes de combustível e legislação, por exemplo. O câmbio é de seis marchas acoplado a embreagem assistida e deslizante.
Detalhes no visual
Segundo a Honda, a nova moto street fighter CB 500 Hornet tem um design de “dinamismo digital” para os novos tempos, com silhueta em forma de cunha. A aerodinâmica é melhorada com novo bloco de iluminação dianteira com farol em LED e micro carenagem pontiaguda. Na traseira, a lanterna também é em LED, com rabeta afilada.
O painel ganhou tela em TFT colorida de cinco polegadas de diâmetro herdado da Honda CB 1000R, com três modos de exibição. Também tem conectividade com o smartphone (IOS ou Android) por meio do aplicativo RoadSync, que também permite acesso com fones de ouvido dentro do capacete.
Ergonomia da moto
O banco em dois níveis da Honda CB 500 Hornet fica a 785mm do chão. As pedaleiras em alumínio, as rodas em liga com aros de 17 polegadas (mais ágeis) e o guidão cônico proporcionam uma posição de pilotagem mais ereta, típica das motos de utilização urbana. A altura livre do solo é de 145mm (capaz de vencer as lombadas), o tanque comporta 17,1 litros e o peso é de 188kg.
A suspensão dianteira, como dá agora “irmã” Honda CB 750 Hornet, é Showa invertida, com tubos de 41mm de diâmetro. A suspensão traseira é mono, com amortecedor Showa de cinco regulagens na pré carga. Os freios são ABS. Na dianteira, duplo disco de 296mm de diâmetro, com pinças radiais Nissin de quatro pistões. Na traseira, disco único de 245 mm de diâmetro e pistão simples.
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