UAI
Street Fighter

Honda CB 500 Hornet 2024: família desfeita

A nova Honda CB 500 Hornet vai suceder a CB 500F, com alterações no visual, no painel e até em seu nome, mas o motor de dois cilindros permanece, com ajustes

Publicidade
 Modelo 2024 da Honda CB 500 Hornet
Modelo 2024 da Honda CB 500 Hornet Foto: Honda/Divulgação

Em 2013, a Honda lançou uma trinca de modelos de motos exatamente com mesmo conjunto mecânico, porém, com estilos diferentes para segmentos distintos. A naked street CB 500F, a aventureira CB 500X e a esportiva CBR 500R. Projetadas para mercados globais, também desembarcaram no Brasil. Com o tempo, cada membro da trinca foi ganhando aperfeiçoamentos, quebrando o vínculo da maternidade.

A linha 2024 dos modelos gêmeos de 500cm³ foi além. Trocou também os batismos. A Honda naked street CB 500F agora tem a sucessora CB 500 Hornet. Passa a integrar a família Hornet, que tem a nova CB 750 Hornet e a novíssima CB 1000 Hornet. A Honda CB 500X virou NX500 e a CBR 500R se inspirou na Fireblade 1000RR-R. Entretanto, ainda de olho na logística dos mercados globais, conservou os mesmos motores de dois cilindros e 471cm³.

Honda CB 500 Hornet modelo 2024 branca preto vermelho de lateral estática no estúdio.
A nova moto street fighter CB 500 Hornet tem um design de "dinamismo digital" Foto: Honda/Divulgação

A Street Fighter Honda CB 500 Hornet

Classificada pela Honda como street fighter – guerreiro urbano –, a nova moto CB 500 Hornet tem o motor de dois cilindros em linha, com oito válvulas e arrefecimento líquido, e ganhou nova ECU para melhorar a sensação de aceleração. Também ganhou controle de torque como padrão, que pode ser desligado.

O motor da nova Honda CB 500 Hornet, que vai substituir a CB 500F também no Brasil, entrega 47,6cv a 8.600rpm e torque de 4,4kgfm a 6.500rpm. Estes números podem mudar em função dos ajustes de combustível e legislação, por exemplo. O câmbio é de seis marchas acoplado a embreagem assistida e deslizante.

Honda CB 500 Hornet modelo 2024 branca preto vermelho de traseira estática no calçamento
A suspensão traseira é mono, com amortecedor Showa de cinco regulagens na pré carga Foto: Honda/Divulgação

Detalhes no visual

Segundo a Honda, a nova moto street fighter CB 500 Hornet tem um design de “dinamismo digital” para os novos tempos, com silhueta em forma de cunha. A aerodinâmica é melhorada com novo bloco de iluminação dianteira com farol em LED e micro carenagem pontiaguda. Na traseira, a lanterna também é em LED, com rabeta afilada.

O painel ganhou tela em TFT colorida de cinco polegadas de diâmetro herdado da Honda CB 1000R, com três modos de exibição. Também tem conectividade com o smartphone (IOS ou Android) por meio do aplicativo RoadSync, que também permite acesso com fones de ouvido dentro do capacete.

Honda CB 500 Hornet modelo 2024 branco preto vermelho detalhe do painel digital no estúdio
O painel ganhou tela em TFT colorida de cinco polegadas de diâmetro Foto: Honda/Divulgação

Ergonomia da moto

O banco em dois níveis da Honda CB 500 Hornet fica a 785mm do chão. As pedaleiras em alumínio, as rodas em liga com aros de 17 polegadas (mais ágeis) e o guidão cônico proporcionam uma posição de pilotagem mais ereta, típica das motos de utilização urbana. A altura livre do solo é de 145mm (capaz de vencer as lombadas), o tanque comporta 17,1 litros e o peso é de 188kg.

A suspensão dianteira, como dá agora “irmã” Honda CB 750 Hornet, é Showa invertida, com tubos de 41mm de diâmetro. A suspensão traseira é mono, com amortecedor Showa de cinco regulagens na pré carga. Os freios são ABS. Na dianteira, duplo disco de 296mm de diâmetro, com pinças radiais Nissin de quatro pistões. Na traseira, disco único de 245 mm de diâmetro e pistão simples.

Honda CB 500 Hornet modelo 2024 branca preto vermelho detalhe roda dianteira no calçamento
Roda de 17 polegadas com duplo disco de 296mm de diâmetro Foto: Honda/Divulgação

Confira os vídeos do VRUM nos canais do YouTube e Dailymotion: lançamentos, testes e dicas