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Duas Rodas

Mundo das motos: aposta nas elétricas, motocross e a mais bela

Nas notícias da semana, destaque para os modelos elétricos da finlandesa Verge, a moto de motocross da Triumph e a eleição da mais bonita em Milão

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Verge California Edition
Verge California Edition Foto: Verge/Divulgação

O pequeno fabricante finlandês Verge aposta alto nas motos elétricas. Modelos de alta performance e desenho futurista, inclusive com uma versão dedicada ao ex-piloto (igualmente finlandês) Mika Hakkinen, bicampeão de Fórmula 1. Também tem as versões California Edition e TS, nas variações Pró e Ultra, todas com o motor dentro da roda traseira.

A solução deixa a roda sem raios, sem eixo, vazada, criando um excêntrico efeito visual. O motor elétrico não está instalado no cubo da roda, mas sim, dentro da própria roda. O modelo TS Ultra tem propulsor com 150kW (equivalente a cerca de 204cv) e absurdos 122,4kgfm de torque. O modelo vai de 0 a 100km/h em apenas 2,5 segundos e a velocidade máxima é limitada a 200km/h. A autonomia é de 375 quilômetros. O pneu traseiro tem medida de 240/45 e os freios pinças Brembo.

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Triumph TF 250-X, feita para o motocross Foto: Triumph/Divulgação

TRIUMPH

A badalada Triumph Motocross (a primeira da marca inglesa), desenvolvida com a consultoria dos pilotos multi campeões americano Rick Carmichael e espanhol Ivan Cervantes, além de disputar o mundial na categoria MX2, também será vendida como modelo de série. O modelo TF 250-X custará (sem conversão)11.395 euros e também poderá desembarcar aqui.

A moto tem motor de um cilindro com pistão em alumínio forjado, DOHC, válvulas em titânio, tampas em magnésio e escape Akrapovic em titânio. A eletrônica tem ajustes do mapeamento do motor, controle de largada e controle de tração com indicador em LED das rotações do motor. O quadro é em alumínio, a suspensão dianteira Kayaba invertida com 48mm e a traseira mono. Os freios são Brembo e os discos Galfer. O guidão é de carbono Pro-Taper. A moto estará disponível a partir de março de 2024.

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KTM Duke 1390 Foto: KTM/Divulgação

KTM

A austríaca KTM (Grupo Pierer Mobility) mostrou no Salão de Milão (EICMA 2023) a nova naked Duke 990. Porém, em 2024, a linha Duke comemorará 30 anos e, com um salto ainda maior, a KTM lançou depois do salão a moto Duke 1390 em duas versões: Super Duke 1390 R e Super Duke 1390 R EVO. A KTM do Brasil já tem na linha os modelos Duke 390 e Duke 890 versões R e GP, apontando um possível desembarque das novidades também aqui, embora os preços não ajudem.

As novas Super Duke 1390 R e EVO compartilham o visual e quase a mesma mecânica. Apelidada de “A Besta”, tem motor LC8 de dois cilindros em V com 1.350cm³ a 75 graus, que entrega 190cv a 10.000rpm e torque de 14,8kgfm a 8.000rpm. A iluminação em LED tem farol com função Coming Home, que fica aceso por mais um tempo para mostrar o caminho de casa. O modelo EVO tem suspensões WP eletrônicas de última geração. Ambas contam com muita eletrônica embarcada.

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Patinete elétrico Skutta Foto: Skutta/Divulgação

SKUTTA

A marca sueca Husqvarna, também do Grupo Pierer Mobility, lançou o patinete elétrico Skutta (algo como saltar em sueco) para curtos deslocamentos urbanos. A roda dianteira tem aro de 10 polegadas de diâmetro e a traseira, oito polegadas, recheada com espuma antifuro. O painel com informações básicas é em LED. A bateria é removível e tem carregamento rápido. Os freios duplos são a tambor. O patinete Skutta tem buzina e sistema dobrável para facilitar o transporte. A Husqvarna também está no Brasil, porém, as vendas do Skutta começam pela Europa de forma on-line.

A MAIS BELA

Por meio do voto direto dos visitantes, o novo modelo Ducati Hypermotard 698 foi eleito a moto mais bonita do 80º Salão de Milão (EICMA 2023), realizado entre 7 e 12 de novembro. O mais importante salão de motos do mundo, com 2.036 marcas e 700 expositores, atraiu 563.848 visitantes. Entre os votantes, 35,12% optaram pela Ducati Hypermotard 698. Curiosamente, o modelo não é uma moto carenada, como nas esportivas, que permite efeitos visuais e estilísticos.

A Ducati Hypermotard 698 é uma moto estreita e fina. Inclusive com um inédito motor de um cilindro (o primeiro depois de anos), batizado de Superquadro Mono, com 695cm³, que entrega surpreendentes 77,5cv a 10.500rpm e torque de 6,4kgfm a 9.750rpm. Com apenas 151kg a seco, tem ainda quatro modos de pilotagem, quick shift, ABS de curvas, controle de largada, de empinada, de freio motor, controle de tração, escape duplo de saída alta e rodas com aros 17 polegadas.

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Ducati Hypermotard 698 Foto: Ducati/Divulgação

ESPECULAÇÃO

A imprensa europeia flagrou o protótipo do modelo Triumph 400, que seria a versão RR, estilo Café Racer, da família 400 que já conta com os modelos Scrambler 400X e naked Speed 400. As duas confirmadas para o Brasil, a partir de janeiro de 2024. A dupla de entrada da Triumph agitou o mercado com (agressivos) preços sugeridos anunciados de R$ 33.990 e R$ 29.990, respectivamente.

A Futura Triumph Speed 400 RR, para um terceiro segmento, também deve desembarcar no Brasil no vácuo das irmãs, com as quais compartilha a base mecânica. Especialmente, se a expectativa de preço se confirmar, convertendo em volume de vendas. A especulada Speed 400 RR tem semicarenagem com desenho retrô moderno, para-brisa e farol redondo em LED. O motor de um cilindro tem 398cm³, refrigeração líquida e entrega 40cv.

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