UAI
DUAS RODAS

Mundo das motos: da inteligência artificial às bicicletas elétricas

A segunda geração do Yamaha Motoroid Ver 2.0 traz como destaque a inteligência artificial, enquanto a Honda apresenta sua primeira bicicleta. Confira as novidades no setor das motos

Publicidade
Yamaha Motoraid Ver 2.0 traz a inteligência artificial para o mundo das duas rodas
Yamaha Motoraid Ver 2.0 traz a inteligência artificial para o mundo das duas rodas Foto: Yamaha/Divulgação

A inteligência artificial está presente na segunda geração do Yamaha Motoroid Ver 2.0. A primeira geração, lançada em 2017, esteve no Brasil durante o Salão das Duas Rodas em São Paulo em 2019. De lá para cá, o Motoroid Ver. 2.0 evoluiu, porém, manteve o visual de um alien predador, com iluminação difusa. O Motoraid é um exercício de engenharia com licença para experimentar novas tecnologias. Inclusive com sistema de auto estabilização aprimorado Active Mass Center Control System (AMCES), que percebe alteração no centro de gravidade e equilibra a moto sozinha.

Se a moto inclina para um lado, desloca peso para o outro lado, anulando a inclinação. A moto também percebe o dono, com reconhecimento facial, obedece comando de voz e gestos, estaciona sozinha com o descanso acionado automaticamente. Os pneus são especiais, assim como as rodas em fibra de carbono. O motor elétrico fica na roda, contribuindo para rebaixar as massas. As baterias de íon lítio servem de contra peso no equilíbrio. O Motoroid Ver 2,0 foi apresentado no Japan Mobility Show, em novembro de 2023.

Calendário I

O Campeonato Brasileiro de Motovelocidade terá oito etapas em 2024. A abertura em Goiânia (GO) será nos dias 27 e 28 de abril. A segunda etapa será nos dias 25 e 26 de maio, em Curvelo (MG). A terceira etapa será em Interlagos, São Paulo, nos dias 29 e 30 de junho. Goiânia (GO) recebe novamente a disputa da quarta etapa, nos dias 13 e 14 de julho.

Cascavel (Paraná) será o palco da quinta etapa nos dias 17 e 18 de agosto. O circuito dos Cristais em Curvelo (MG) receberá novamente os pilotos para a sexta etapa, nos dias 13 e 14 de setembro. Santa Cruz do Sul (Rio Grande do Sul) está programada para receber a sétima etapa, se os ajustes na pista ficarem prontos, nos dias 19 e 20 de outubro. A pista de Cascavel (PR) fica na reserva. Fechando a temporada, com a oitava etapa nos dias 9 e 10 de novembro, está prevista novamente Goiânia.

Calendário II

O Campeonato Brasileiro de Motovelocidade também abriga as disputas do Campeonato Yamaha R15 e R3 bLU cRU América Latina. Serão seis etapas coincidindo com as disputas em Goiânia, Curvelo, Interlagos, Cascavel, Santa Cruz do Sul ou Cascavel e Goiânia. O Campeonato Brasileiro de Motocross também terá oito etapas em 2024:

  • 1ª etapa em 16 de março, em Sorocaba (São Paulo);
  • 2ª etapa em 7 de abril, em Canelinha (Santa Catarina);
  • 3ª etapa em 5 de maio, em Campo Grande (Mato Grosso do Sul);
  • 4ª etapa em 19 de maio, em Cuiabá (MT);
  • 5ª etapa em 7 de junho, em Interlagos (São Paulo);
  • 6ª etapa em 9 de junho, em Interlagos (São Paulo);
  • 7ª etapa em 7 de julho, em Bragança Paulista (São Paulo);
  • 8ª etapa em 4 de agosto, em Faxinal (Paraná).

Altura

A nova moto BMW R 1300 GS, lançada recentemente, já veio para a América do Sul, mas não para o Brasil. O modelo mais vendido da marca foi para o Chile para escalar o pico Ojos del Salado, onde fica o vulcão ativo mais alto do mundo. Quatro motos R 1300 GS, equipadas com pneus Metzeler Karoo 4, partiram da costa do Oceano Pacifico, nos dias 6 e 7 de dezembro de 2023, cruzando o deserto de Atacama, para encarar as encostas da Cordilheira dos Andes, até o pico Ojos Del Salado, a 6.006 metros de altitude, em 19 horas e 22 minutos. A BMW R 1300 GS só deve chegar ao Brasil em fins de 2024.

BMW R 1300 GS usada para escalar o pico Ojos del Salado nas alturas
Com a BMW R 1300 GS equipe escalou o pico Ojos del Salado nas alturas do Chile Foto: BMW/Divulgação

Quatro

Depois de ser apresentada no Festival Interlagos em junho, começa a desembarcar nas concessionárias, a partir desse mês, a Kawasaki Ninja ZX-4R. Com apenas 399cm³, a moto tem nada menos que um motor de quatro cilindros em linha. Arquitetura de motor normalmente adotada em modelos bem maiores, como na superesportiva Ninja ZX-10R, por exemplo.

A potência chega a incríveis 80cv a 14.500rpm com ajuda do Ram-Air. A ZX-4R tem ainda quick shift de duas direções, suspensão dianteira Showa invertida e regulável. A eletrônica tem modos de pilotagem e controle de tração. A iluminação é em LED e o painel em tela TFT colorida com conectividade ao smartphone. O freio dianteiro tem duplo disco com pinças radiais. O preço sugerido é de R$ 57.490 já com frete incluído.

Argentina

Espécie de copa do mundo de enduro, o International Six Days Enduro ( ISDE) é disputado anualmente sempre em países diferentes. A 97ª edição, entre os dias 6 e 11 de novembro, foi na região da cidade de San Juan, na Argentina.

Cada país é representado por um time, que compete nos seis dias da prova. Como faz todo ano, a austríaca KTM, oficialmente no Brasil, produz uma linha de motos com a decoração e componentes alusivos ao país sede da competição. Desta vez, a KTM homenageia a Argentina, com a edição Argentina Six Days.

Os modelos KTM Six Days 250 EXC, KTM 300 EXC, KTM 350 EXC-F e KTM 450 EXC-F já estão nas concessionárias com gráficos e logotipos exclusivos. O modelo 300 EXC, com motor do tipo dois tempos de 293,2cm³, é o líder de vendas da marca. A moto tem suspensão dianteira WP de câmara dupla, aros Giant, guidão cônico em alumínio Neken, partida elétrica e peso sem combustível de 100,4 kg. O quadro é laranja e as cores da Argentina em azul e branco também estão presentes.

Estatística

A 46ª edição do Rally Dakar começa no dia 5 de janeiro de 2024 em Alula e termina no dia 19 de janeiro em Yambu, às margens do mar vermelho. Todo o percurso de 7.923 quilômetros será integralmente disputado nas areias e pedras da Arábia Saudita. São 136 pilotos de motos inscritos, destes, 23 são da categoria Rally GP (antiga elite) e os maiores candidatos à vitória geral. Haverá também categoria especial (Dakar Future- Mission 1000) para combustíveis alternativos e motos elétricas.

Os outros pilotos estão agrupados no chamado Rally2. Destes, 49 serão Novatos, 27 estão na categoria Veterano, três na categoria Junior e dois na categoria Feminina. Treze pilotos serão classificados como Legend (Legendas do Rally por seu histórico) e 30 na categoria Original By Motul, onde os próprios pilotos fazem a manutenção das motos. Trinta e seis países estarão representados, sendo que 28 pilotos são franceses, 19 são espanhóis, oito Tchecos e oito italianos. Argentina, Chile, Portugal, Índia, Inglaterra, África do Sul, Alemanha, Estados Unidos, Austrália, Kuwait, China, Japão, Grécia, Eslovênia, Polônia, Dinamarca, Albânia, Emirados Árabes e Arábia Saudita também estão representados.

O Brasil não tem nenhum piloto inscrito entre as motos. Nove marcas de motos estarão presentes. KTM com 67 modelos, Husqvarna, com 31, e Gas Gas com 12. Todas do Grupo Pierer, totalizando 110 modelos. Honda com oito motos, Kove com seis, Hero com quatro, Sherco com três, Fantic com três e Yamaha com duas motos.

Honda e-MTB Concept primeira bicicleta elétrica da marca no estande
Honda mostrou o conceito e-MTB Concept, a primeira bicicleta elétrica da marca Foto: Honda/Divulgação

Bicicleta

A Honda, maior fabricante de motos do mundo, apresentou sua primeira bicicleta do tipo “mountain bike” com motor elétrico para assistência aos pedais. A Honda e-MTB Concept ainda é classificada como conceito. Porém, quando a comercialização iniciar, não deve ser muito diferente. O modelo, próprio para circular por trechos longe do asfalto, faz parte do programa de descarbonização da marca.

O quadro é em alumínio e abriga o conjunto de baterias. O compacto motor elétrico fica diretamente no eixo dos pedais. Um carregador portátil amplia a possibilidade de maior autonomia do motor elétrico. A suspensão traseira tem amortecedor regulável, ancorado em balança de alumínio. Na dianteira, suspensão telescópica. O câmbio é multi marchas, os freios são a disco nas duas rodas e os aros são em alumínio.

Confira os vídeos do VRUM nos canais do YouTube e Dailymotion: lançamentos, testes e dicas