Com 100 anos de história, a BMW tem uma sofisticada e extensa linha de motos com os clássicos motores de dois cilindros do tipo boxer. Exatamente como sua campeã de vendas, a aventureira R 1250 GS, agora integralmente modernizada para R 1300 GS. Porém, para rodar no trânsito do dia a dia das cidades, lançou no Brasil o scooter C 400 X em duas versões: BMW C 400 X de entrada, com preço sugerido de R$ 54.900, e BMW C 400 X Sport, com diferenças de pintura, acabamento e painel, por R$ 59.900.
“Coincidentemente”, herdaram o mesmo desenho assimétrico do farol com a letra Y deitada, além da cópia miniaturizada do para-lama estilo bico de pato da R 1250 GS. Conforto, bom desempenho e tecnologia igualmente foram incorporados, todavia, para atender a outro segmento. O universo da solução de transporte, especialmente nos grandes centros urbanos. Com esse intuito, o BMW C 400 X tem recursos para facilitar a vida nos deslocamentos, agregando uma pegada mais requintada, justamente vinda do simbolismo, imaginário e preços das motos BMW.
Motor de um cilindro
Embora seja classificado como 400, o motor de apenas um cilindro, com quatro válvulas e arrefecimento líquido, tem na verdade 350cm³. A potência atinge 34cv a 7.500rpm e torque de 3,6kgfm a 5.750rpm. O motor fica em posição mais baixa, junto à roda traseira, rebaixando as massas (também como nos motores boxer), contribuindo para um melhor equilíbrio.
O propulsor tem ainda a eletrônica do Automatic Stability Control (ASC), que é o controle de tração. A roda motriz não derrapa nas acelerações em pisos de baixa aderência. Sensores percebem a roda traseira rodando mais rápido que a dianteira, girando em falso, e modulam a ignição, para equalizar as rotações. Estes mesmos sensores também atuam no sistema ABS, evitando o travamento das rodas nas freadas.
Porta-malas sob o banco
Como praxe nos scooters, o câmbio é do tipo CVT, continuamente variável. Basta acelerar e esquecer. Neste ponto, a comodidade está ao lado do desempenho. O motor com acelerador ride-by-wire “enche” rápido nas retomadas e saídas dos semáforos, por exemplo, fornecendo um dos itens mais preciosos no trânsito: a agilidade.
Outra sacada interessante no BMW C 400 X são as rodas em liga leve. Com aro de 15 polegadas de diâmetro na dianteira suporta melhor a buraqueira. Na traseira, o aro é um pouquinho menor, com 14 polegadas. Contudo, tem uma razão. Abre espaço para o porta-objetos sob o banco com o engenhoso sistema Flex Case.
Com o BMW C 400 X parado e desligado é possível expandir o “porta-malas” que de um capacete aberto ou 3kg passa a ter espaço para acomodar um capacete fechado ou 5kg de cargas diversas. O escudo frontal também tem porta-objetos com tomada USB para carregar o celular.
Comodidades do BMW C 400 X
As praticidades urbanas ainda estão na chave inteligente (keyless), que pode ficar no bolso para ligar o motor, na iluminação toda em em LED com luz de posição diurna (DRL) e cavalete central para estacionar.
O painel do modelo BMW C 400 X Sport é em tela TFT colorida de 6,5 polegadas, com conectividade ao smartphone via aplicativo próprio da BMW. Permite as funções de música e telefônicas, incluindo a navegação, muito útil no labirinto das cidades. Tudo operado pelo multi-controller, espécie de joystick no punho esquerdo.
O modelo BMW C 400 X tem painel LCD convencional, sem conectividade. Porém, ambos têm um incômodo. O quadro em tubos de aço e alumínio abriga o tanque (com bons 12,8 litros de capacidade) na região do assoalho, elevando o túnel central. Arranjo que dificulta o embarque e desembarque, situação corriqueira nos deslocamentos urbanos. Entretanto, fica ligeiramente parecido com as motos, transmitindo a sensação de conforto e segurança para quem não curte o assoalho step-through, com piso baixo.
Pilotando o scooter
O banco em dois níveis a 775mm do solo é um sofá e permite o fácil apoio dos pés no chão no “pare e siga” do trânsito. Na hora de acelerar, o para-brisa funciona, embora seja fixo. O grande painel da versão Sport, com medida semelhante ao da GS 1250, fica na cara do piloto, facilitando a obtenção das informações e tomadas de decisão.
Um item, entretanto, chama a atenção. A distância entre-eixos do BMW C 400 X é de 1.565mm. Maior que a da GS 1250, com 1.514mm, por exemplo. Isso explica o bom comportamento também nas estradas em velocidades mais elevadas. E nem é preciso “esgoelar” o motor.
Outro dado curioso no BMW C 400 X são os freios. Na dianteira, dois discos de 265mm de diâmetro, com pinças de duplo pistão. Na traseira, exatamente a mesma medida de 265mm, porém, com pistão simples. Um conjunto super dimensionado e preciso, com a vigilância do ABS nas duas rodas e a facilidade do acionamento com as mãos por meio dos manetes do guidão.
Por fim, as suspensões do BMW C 400 X não castigam as vértebras do piloto, tarefa auxiliada por pneus mais “rechonchudos” de medidas 120/70 na frente e 150/70 atrás. A suspensão dianteira, não invertida, tem tubos de 35mm e 110mm de curso. Na traseira, duplo amortecedor com regulagem na pré carga e 112mm de curso.
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