UAI
DUAS RODAS

Mundo das motos: da Honda XL imaginária à série VictorYZone

Famoso designer italiano recria em ficção modelo lançado pela Honda em 1975, enquanto terceira temporada da série revela os bastidores de pilotos em competições

Publicidade
Honda XL 500 idealizada pelo designer italiano Oberdan Bezzi
Honda XL 500 idealizada pelo designer italiano Oberdan Bezzi Foto: Estúdio Oberdan Bezzi/Divulgação

Esta moto ainda não existe. A imagem é uma miragem do modelo Honda XL 500 idealizada pelo designer italiano Oberdan Bezzi. O estúdio fica em Riccione, na região de Emília-Romanha, província de Rimini. Coração da Itália, quando o assunto são os motores e veículos. A moto fora de estrada, desenhada por Bezzi, recria em ficção uma lenda na linha XL O modelo original, com motor de 500cm³ e um cilindro, foi lançado em 1975 e descontinuado em 1983.

O modelo conceitual (há devaneios de que poderia ser lançado em 2025) usa o motor de dois cilindros paralelos de 500cm³, que é o mesmo que equipa a “nossa” CB 500F e CB 500X, com 471cm³ e 50,2cv de potência. As rodas são raiadas, com aro de 21 polegadas na dianteira, além de suspensão invertida, iluminação em LED e freios ABS. O visual tem um pouco dos modelos preparados para o Paris Dakar do passado.

Balanço das vendas em 2023

A Associação Brasileira dos Fabricantes de Motocicletas, Ciclomotores, Motonetas, Bicicletas e Similares (Abraciclo), que reúne as marcas BMW, Dafra, Ducati, Harley-Davidson, Honda, JTZ, Kawasaki, Suzuki, Triumph e Yamaha (todas instaladas no polo industrial de Manaus), divulgou os números de produção e vendas de motos relativos a 2023. Foram produzidas 1.573.211 unidades no ano, representando um volume 11.3% superior ao alcançado em 2022. O melhor resultado registrado desde 2013.

Vendas no varejo

Em relação ao varejo, que representa as motos emplacadas, o percentual de crescimento foi ainda maior. Em 2022, foram licenciadas 1.361.941 unidades e em 2023, 1.582.032 unidades, registrando uma alta de 16,2%. Para o ano de 2024, a estimativa é que sejam emplacadas 1.700.000 motos, representando um avanço de 7,5% em relação ao ano de 2023. As exportações em 2024 devem atingir 35 mil unidades, significando um avanço de 6,3% em relação a 2023.

Cadeia de negócios

O setor das duas rodas no Brasil faturou cerca de R$ 31 bilhões em 2023. A cadeia de negócios das duas rodas (incluindo produção em Manaus e bicicletas) emprega cerca de 150 mil colaboradores diretos em cerca de 7,8 mil concessionárias e pontos de vendas. Cerca de 1,5 mil empresas fornecedoras também compõem o setor. A cadeia é o maior polo de produção de motocicletas do mundo fora do eixo asiático.

Campeã de produção e vendas

A base da produção e consumo de motocicletas é de baixa cilindrada. Em 2023, foram produzidas 80,5% de motos até 160cm³. Entre 161cm³ e 449cm³, foram fabricadas 16,5%, e acima de 450cm³, 3.0%. A categoria street representou 49,9% da produção. A categoria trail vem a seguir com 19%, seguida da categoria motoneta, com 15,3%, scooter com 9,4% e off-road com 2,3%. A campeã de produção e vendas é a Honda CG. A linha CG nasceu em 1976 com motor de 125cm³. Atualmente, quase meio século e 10 gerações depois, o motor passou para 160cm³ e se transformou no veículo mais vendido da história do Brasil, com cerca de 15 milhões de unidades comercializadas.

Ranking das motos

Honda CG 160 preta duas unidades de frente em movimento no calçamento
Honda CG 160 foi a campeã de emplacamentos em 2023 Foto: Honda/Divulgação

O volume de licenciamentos em 2023 aponta a Honda CG 160 (versões Cargo, Start, Fan e Titan) como a líder no ranking, com 418.782 unidades emplacadas. Em seguida aparece a Honda Bros 160, com 149.720 motos emplacadas. Em terceiro lugar está a Honda POP 110i, com 149.545 unidades. Em quarto, a Honda Biz 125, com 144.380 unidades. Em quinto lugar vem a Honda Biz 110i, com 72.256 unidades, seguida da Honda CB 300F Twister, com 48.946 motos emplacadas, da Yamaha Factor 150, com 43.415 unidades, da Yamaha Lander 250, com 41.617 unidades, da Yamaha Fazer FZ25, com 41.078 unidades, e em décimo lugar o scooter Honda PCX 160, com 38.760 unidades emplacadas.

Honda PCX 160 azul de frente em movimento no asfalto
Honda PCX 160 foi o 10º modelo mais emplacado no geral, mas ficou em primeiro lugar entre os scooters Foto: Honda/Divulgação

Distribuição

Como a base do consumo são as motos de baixa cilindrada, quase dois terços – 63,4% – das motos de 2023 têm motor flex. O Brasil é líder mundial nesta modalidade. Mas 36,6% das motos produzidas em 2023 saíram de fábrica com motorização exclusivamente a gasolina. A distribuição do consumo por regiões aponta o Sudeste com 37,3% de participação, seguido de perto pelo Nordeste, com 31,1%. Depois vem o Norte, com 13,1%, e a região Centro-Oeste, com 9,7%, e, por último, a região Sul, com 8,8% de participação.

Encontros de motos

Uma das maiores concentrações anuais de motos de alta cilindrada do Brasil é o Bike Fest, na cidade de Tiradentes, Minas Gerais. Este ano, o evento será de 26 e 30 de junho. Além do galpão com estandes das marcas, praça de alimentação, palco para shows de blues e feira de acessórios, outra área está reservada para montagem de serviços e manutenção das motocicletas. Outro encontro também aguardado é o de São Lourenço, no Circuito das Águas, em Minas Gerais, marcado para os dias 17, 18 e 19 de maio. Informações: www. bikefestoficial.com.br

Liquidação I

O mês de janeiro tem uma espécie de queima de estoque com várias promoções. A Suzuki oferece R$ 3 mil de bônus ou emplacamento grátis para os modelos GSX-S 1000, GSX-S 1000 GT e V-Strom 1050. Para os modelos V-Strom 650 XT, GSX-S 750 e GSX-R 1000R com R$ 3 mil de bônus ou taxa zero no financiamento em 24 vezes, com entrada variável entre 30% e 60%. A Hayabusa tem bônus de R$ 10 mil e mais emplacamento grátis.

Suzuki modelos Hayabusa prata GSX-S 1000 cinza GSX-R 1000R azul e prata todos de frente no estande da marca
Suzuki modelos Hayabusa, GSX-S 1000 e GSX-R Foto: Suzuki/Divulgação

Liquidação II

A BMW tem desconto de R$12.600 para o modelo R 1250 GS Premium, que sai por R$ 99.900. O modelo G 310 R tem desconto de R$ 5 mil, com preço final de R$ 30.500. Mesmo desconto para a G 310 GS, que sai por R$ 33.500. A promoção Summer Triumph tem preço promocional no modelo Tiger 900 GT Aragón, por R$ 70.990, e no modelo Tiger 900 Rally Aragón, por R$71.990. O modelo Tiger 1200 Rally Explorer tem bônus de R$ 8 mil, saindo por R$ 113.490, e a Tiger Sport 660, com bônus de R$ 5 mil, que também pode ser usado em acessórios ou taxa de financiamento de 0,49%.

Triumph Tiger Sport 600 azul e preto de lateral no estúdio
Triumph Tiger Sport 660 tem bônus de R$ 5 mil Foto: Triumph/Divulgação

BMW G 310 GS prata e preto de frente em movimento no esfalto
BMW G 310 GS está com preço promocional de R$ 33.500 Foto: BMW/Divulgação

VictorYZone

A terceira temporada da série VictorYZone estreia em 25 de janeiro. O documentário em sete capítulos mostrará os desafios e bastidores dos pilotos do motocross, rally e motovelocidade em 2023. Todos os episódios serão transmitidos pelo canal oficial da Yamaha Racing Brasil no YouTube. Foram 200 horas de gravações, incluindo etapas do Brasileiro de Motocross, Rally Cross Country, Arena Cross, Copa R3 e Mundial de Superbike. O último episódio vai ao ar em 28 de março.

Victor YZone Yamaha Racing Brasil série sobre competições em duas rodas banner promocional
A série Victor YZone Yamaha Racing Brasil, que mostra os bastidores das competições em duas rodas, chega à terceira temporada Foto: Yamaha/Divulgação

Confira os vídeos do VRUM nos canais do YouTube e Dailymotion: lançamentos, testes e dicas