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Husqvarna Svartpilen e Vitpilen: flechas certeiras

Nova geração foi renovada por completo, incluindo motor, eletrônica e quadro

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Husqvarna Vitpilen 401 teve os semi-guidões substituídos por guidões inteiriços clássicos
Husqvarna Vitpilen 401 teve os semi-guidões substituídos por guidões inteiriços clássicos Foto: Foto: Husqvarna/Divulgação

A sueca Husqvarna é quase tão antiga quanto as motocicletas. Fundada em 1867 produzindo armas, equipamentos de cozinha e costura, saltou para as motos em 1903. Hoje, faz parte do Grupo Pierer Mobility, que também controla a austríaca KTM e a espanhola Gas Gas.

Todas essas marcas têm forte atuação no segmento fora de estrada. Para ampliar o leque também no asfalto, desde 2018 a Husqvarna tem em sua linha os modelos naked Svartpilen e Vitpilen 401 e 125, cujasas versões 2024 chegam a partir de fevereiro na Europa renovadas técnica e visualmente. Os motores foram redesenhados para atender as exigências ambientais, mas eletrônica, quadro e estilo também são novos.

Husqvarna Vitpilen 401 de frente em movimento em via urbana
Husqvarna Vitpilen 401 tem chassi de tubos de aço em treliça Foto: Foto: Husqvarna/Divulgação

Os modelos 401 e 125 Svartpilen - termo que significa flecha negra em sueco - e também as motos 125 e 401 Vitpilen - que, por sua vez, significa flecha branca -, curiosamente compartilham o mesmo chassis em tubos de aço em treliça, além de uma nova balança da suspensão traseira em alumínio em formato curvo e assimétrico.

Flechas da Husqvarna

Outra coincidência entre as novas motos são as suspensões WP (White Power) ajustáveis, também controlada pela KTM. Outra curiosidade do mundo globalizado, com reflexos no Brasil, está na marca Bajaj. Esse gigantesco conglomerado indiano produz os motores 125 e 401 que equipam a Svartpilen e, igualmente a Vitpilen.

Husqvarna Vitpilen 401 de lateral em movimento em via asfaltada com grande ponte estaiada ao fundo
Husqvarna Vitpilen 401 tem motor de um cilindro, capaz de desenvolver 45cv Foto: Foto: Husqvarna/Divulgação

É que a Bajaj é dona de cerca de 49% da KTM e desembarcou no Brasil (com fábrica em construção em Manaus, AM) trazendo, entre outros, o modelo Dominar 400. A Bajaj Dominar 400 tem o mesmo motor, com pequenas alterações, da KTM Duke 390 (com ajustes para o segmento), que já no mercado do Brasil, e também das novas motos Husqvarnas Svartpilen e Vitpilen 401.

Diferenças

A Husqvarna ainda tem em sua linha o modelo Vitpilen 701, com mesma base mecânica da Husqvarna Supermoto 701 e, igualmente, da KTM 690 Duke. Tanto os modelos Svartpilen 401, quanto a Vitpilen 401 e até a Vitpilen 701, já flertaram com o Brasil, embora em doses homeopáticas.

Husqvarna Svartpilen 125 estacionada de frente com edifício ao fundo
Husqvarna Svartpilen 125 tem visual do tipo Scrambler Foto: Foto: Husqvarna/Divulgação

Compartilhando grande parte do conjunto mecânico, as diferenças entre a flecha negra (Svartpilen) e a flecha branca (Vitpilen) estão no estilo. A Husqvarna Svartpilen tem um visual do tipo Scrambler, com pneus de uso misto, rodas raiadas com aros de 17 polegadas e pequena carenagem sobre o farol, apesar do escape curto e baixo. A Vitpilen tende para um jeito Café Racer, com rodas em liga leve com aros de também 17 polegadas e pneus mais esportivos.

Técnica das motos Svartpilen e Vitpilen

A nova geração das Husqvarna Svartpilen e Vitpilen ganhou uma distância entre eixos maior e um banco a 820mm do solo, 15mm mais baixo que a geração anterior. Os semi-guidões dos modelos Vitpilen foram substituídos por guidões inteiriços clássicos.

Husqvarna Svartpilen 125 de traseira em movimento em via asfaltada
Husqvarna Svartpilen 125 desenvolve 15cv de potência Foto: Foto: Husqvarna/Divulgação

Os motores com refrigeração líquida ficaram mais compactos, acoplados a um câmbio revisto e equipados com o sistema quick-shift, para trocar as marchas sem o uso da embreagem. As motos Svartpilen e Vitpilen 401 possuem motor de um cilindro e 399cm³, que entrega 45 cv de potência. A eletrônica tem controle de tração de curvas, modos de pilotagem e freios ABS de curvas, com pinças ByBre.

Já as motos Svartpilen e Vitpilen 125 estão equipadas com motor também de um cilindro, mas que fornece 15 cv de potência. Todas as 125 e 401 compartilham a suspensão dianteira invertida e a traseira do tipo mono descentralizada, deslocada para a direita. O farol redondo tem iluminação em LED, com luz de posição diurna. O painel em tela TFT colorida de 5 polegadas é retangular e tem anti-reflexo.

Painel digital com tela TFT colorida de 5 polegadas da Husqvarna Svartpilen 125
Em toda a gama, incluindo a Husqvarna Svartpilen 125, o painel fica concentrado em uma tela TFT colorida de 5 polegadas Foto: Foto: Husqvarna/Divulgação