A Harley-Davidson apresentou, nesta semana, três novos modelos da plataforma batizada de Grand Tour América: a Street Glide, a Road Glide e a Road Glide CVO. As novas motos, já como linha 2024, também vão desembarcar no Brasil, embora as datas ainda não estejam confirmadas.
A Harley-Davidson classifica as modernizações técnicas no motor e na eletrônica, e no visual, como o início de uma nova era para a marca em sua linha de motos de turismo. Uma quarta moto foi também apresentada, inaugurando a era do turismo de aventura. A big trail Pan America na versão CVO. Esta, contudo, ainda não está programada para o Brasil.
A nova Harley-Davidson Street Glide conservou as bolsas laterais e a carenagem estilo asa de morcego. Porém, completamente redesenhada, que, segundo a marca, reduz em até 60% o impacto do vento no piloto. A ergonomia também foi revista com um novo formato de banco em peça única. A iluminação em LED, além do farol, tem luz traseira em duas partes, como colchetes.
Na maneabilidade, a roda dianteira tem 19 polegadas de diâmetro e a traseira, 18, com novo curso da suspensão aumentado para 76mm, regulável na pré carga. A suspensão dianteira tem tubos de 49mm. O uso de materiais leves permitiu a redução de 8,2kg no peso a seco, que foi para 351kg.
Motor dois cilindros em V
O motor Milwaukee Eight 117 (que corresponde a 1.923cm³) tem os clássicos dois cilindros em V, porém, com o sistema de refrigeração no cabeçote revisto, melhorando a eficiência e o conforto térmico. O propulsor entrega 107cv a 5.020rpm e torque de 17,9kgfm. O gerenciamento eletrônico tem quatro modos de pilotagem: Road, Sport, Rain e Customizável. O controle de tração e os freios ABS têm a função de curvas.
O painel foi completamente refeito. Agora tem tela em FTF colorida, sensível ao toque, com nada menos que 12,3 polegadas de diâmetro. A tela substitui a instrumentação analógica que ainda resistia e oferece conectividade, som e navegação, além de um amplificador com 200 watts que alimenta dois alto-falantes na carenagem. O freio dianteiro tem duplo disco com pinças de quatro pistões. Na traseira, disco simples.
Road Glide
O modelo Harley-Davidson Road Glide repete as especificações técnicas e de painel. Entretanto, a carenagem dianteira mais encorpada e envolvente tem estilo nariz de tubarão, com grande farol retangular em LED e luz de posição. O que muda bastante é a versão CVO (Custom Vehicles Operation). Um luxuoso departamento interno de fábrica que customiza os modelos no visual e na performance. A divisão CVO comemora 25 anos e foi fundada para seduzir o cliente que customiza a moto fora da fábrica.
O motor da Harley-Davidson Road Glide CVO é o Milwaukee Eight 121 High Output (que corresponde a 1.983cm³) trabalhado, que entrega 127cv e torque de 19,7kgfm. A relação de marchas foi encurtada para acelerações mais vigorosas. É o motor mais potente da Harley-Davidson. A eletrônica tem cinco modos de pilotagem: Road, Sport, Rain, Track e Track Plus, além do modo Custom, que permite personalizar eletronicamente as características de desempenho da moto.
O emprego de materiais nobres e leves, como titânio nos escapes, fibra de carbono nas tampas, além de alumínio, reduziram o peso em 11kg em relação à Road Glide “normal”, atingindo 363kg a seco. As suspensões são Showa totalmente ajustáveis. Na traseira, amortecedores com reservatórios remotos, e na dianteira, garfo invertido com tubos de 47mm de diâmetro.
Os freios da Harley-Davidson Road Glide CVO com ABS de curvas são Brembo. O painel em tela TFT de 12,3 polegadas tem sistema de som com amplificadores de 500 watts e alto- falantes de 6,5 polegadas. A pintura também é especial e exclusiva.
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