A KTM nacionalizou o modelo 450 SX-F Factory Brasil em edição especial e limitada. O veículo é semelhante ao que vai ser utilizado pela equipe oficial KTM Motocross em 2024. O preço, já com todo o pacote, é de R$89.990. Segundo a marca, a moto está pronta para competições, é ainda mais leve e já vem com cerca de 20 itens exclusivos. Entre eles:
- escape Akrapovic;
- aros factory DID;
- kit plasticos KTM;
- protetor de quadro e coroa Renthal;
- protetor de disco dianteiro em carbono;
- guidão laranja Power Parts;
- banco Selle Dalla Valle;
- freios Brembo;
- gráficos exclusivos.
KTM Duke faz 30 anos
A linha Duke, da marca austríaca KTM, faz aniversário de 30 anos. A primeira Duke nasceu em 1994, com estilo ousado para uma moto naked. Com motor de um cilindro e 609cm³ de cilindrada, o modelo foi a porta de entrada da marca para as motos de asfalto. Porém, com muita performance e linhas revolucionárias que fugiam do lugar comum, misturando o visual das supermotos e as streetfighters, com quadro em treliça exposto e dimensões compactas. A KTM está oficialmente no Brasil, montada em Manaus, em acordo de produção com a Dafra.
Aqui, a Duke mais ”popular” é o modelo 390, mas também estão no catálogo a Super Duke 1390 R Evo, Super Duke 1390 R e as 890 Duke GP e R. A trajetória da linha Duke teve sua primeira expansão em 1999 com a Duke II. Em 2005 foi lançada a Super Duke 990 com motor de dois cilindros, LC8 V-Twin. A Duke 390 veio em 2013. Modelos icônicos, como a Beast (Besta), com 1.290cm³, foi lançada em 2017, e a Scalpel (Bisturi), com 790cm³, em 2018. Para celebrar o aniversário, a KTM vai lançar a 1390 Super Duke, com pintura de época.
BMW GS 1300
Apresentada mundialmente em setembro de 2023, a nova BMW R 1300 GS (que substitui a R 1250 GS), começa a ser produzida no Brasil a partir de fevereiro, para ser lançada aqui no segundo trimestre de 2024. A fábrica da BMW em Manaus (AM) é a única fora da Alemanha, exclusivamente voltada para motos. A marca ainda pretende lançar mais três modelos até 2025.
O novo modelo R 1300 GS tem um desenho completamente inédito, com destaque para o farol em “X”, entretanto, conserva a tradicional arquitetura de motor com dois cilindros do tipo boxer. O propulsor com 1.300cm³ é o mais potente boxer de série da marca, com 145cv a 7.750rpm e um torque de 15,3kgfm a 6.500rpm. Além disso, a moto ficou mais compacta e 12 quilos mais leve em relação à antecessora.
Bajaj
A marca indiana vai inaugurar em Belo Horizonte (MG) sua 10ª concessionária no dia 24 de fevereiro. A loja, porém, já está operando com showroom e oficina, na Avenida Mário Werneck, 26, no Bairro Estoril. Durante a inauguração haverá teste drive dos modelos Dominar 160, 200 e 400, produzidos em Manaus em cooperação estratégica com a Dafra.
A marca, porém, está construindo sua própria fábrica, que vai estar pronta no segundo semestre de 2024, com capacidade inicial de 20 mil unidades por ano. Vai ser a primeira planta da Bajaj fora da Índia, permitindo acelerar ainda mais os planos de crescimento no Brasil. A Bajaj é a terceira maior fabricante mundial e está presente em cerca de 79 países, além de acordos de produção com a KTM, Husqvarna e Triumph.
Arte
A partir de uma Ducati Streetfighter V4 Lamborghini Speciali Clienti, o artista italiano Paolo Troilo criou a obra Centauro. O detalhe é que Paolo pinta com os dedos e a Streetfighter V4 faz parte do pacote encomendado por um cliente que também adquiriu um Lamborghini Huracan EVO, para, igualmente, ser pintado com os dedos pelo artista. O carro, transformado em escultura, foi batizado de Minotauro. A dupla Centauro e Minotauro passa a ser única no mundo, e foi exposta em uma galeria de arte de Bologna (Itália) com o tema "A arte de criar mitos".
Também em Bologna, a Ducati exibiu uma escultura criada pelo Ducati Style Center (Centro de Estilo Ducati) baseada no modelo Panigale. Esculpida em mármore de Carrara Branco, a peça intitulada 'Fortitudo Mea In Levitate', algo como 'Minha Força na Leveza', adornou os pavilhões da Arte Fieira no início de fevereiro.
Indian
A marca americana de motocicletas Indian, apresentou no dia 7 de fevereiro o modelo Roadmaster Elite 2024. A série especial e numerada conta com apenas 350 unidades. A Roadmaster é o topo de linha e a gama Elite é a versão premium. Esta série especial tem uma placa de tanque com a numeração e pintura Red Candy e Black Candy. A pintura estilizada e aplicada à mão em várias camadas requer 24 horas de trabalho e comemora os 120 anos de sua primeira aplicação em 1904. A Indian é a mais antiga moto americana, inaugurada em 1901. Mais antiga que a rival Harley-Davidson.
Porém, a marca encerrou as atividades na década de 1950, para renascer em 2011 sob o comando da Polaris. Já esteve no Brasil, montando suas motos em Manaus, em cooperação com a Dafra a partir de novembro de 2015 para ser o segundo mercado da marca fora dos Estados Unidos. A Roadmaster desembarcou em 2016. Entretanto, em 2017, interrompeu a linha de montagem para ser importadora e em julho de 2018, inesperadamente, fecha a operação no Brasil. A Roadmaster Elite tem motor V2 a 49 graus com 1.890cm³, que entrega 92cv e um torque de 17,1kgfm a apenas 2.900rpm. O painel com tela de 7 polegadas tem som com nada menos que 12 alto-falantes. O farol em LED é adaptativo e o banco tem sistema de aquecimento e refrigeração.
Consórcio
A marca de motocicletas Haojue, no Brasil desde 2017 através da JTZ (grupo Suzuki), lançou seu programa de vendas por intermédio da modalidade consórcio. A novidade é o prazo de até 80 meses. São oito parcelas a mais do que o maior prazo então oferecido, de 72 meses. A Haojue tem, entre outros modelos, a DR 160, a sua moto mais vendida. Nascida na China em 1992, foi a quinta marca de motocicletas mais vendida no Brasil no ano de 2023, com 14.988 unidades.
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