A pizza não vai chegar fria. Pelo menos nos países onde o modelo Neo Delivery elétrico é comercializado. A Yamaha passa a oferecer o scooter Neo com o top case ou baú traseiro, tamanho GG de série, entrando no segmento de entregas. O Neo Delivery usa a mesma base técnica do Neo elétrico, com duas baterias de íon lítio para ampliar a autonomia.
No Brasil, a Yamaha comercializa o scooter Neo 125cm³ somente com motor a combustão, que entrega 9,8cv de potência e 1kg de torque, além de rodas com aros de 14 polegadas e freios Unified Brake System (UBS). Ao acionar o freio traseiro, cerca de 30% da carga vai para o dianteiro automaticamente.
O Yamaha Neo Delivery elétrico tem as duas baterias portáteis (oito quilos cada) sob o banco, com 50,4V e 19,2Ah, que podem ser recarregadas no próprio scooter ou retiradas e recarregadas em outro ambiente. O motor fica dentro do cubo da roda traseira, sem escovas e refrigerado a ar, economizando espaço.
São dois modos de condução, STD e ECO, que projetam uma autonomia de cerca de 77 quilômetros. O painel tem uma tela digital em LCD e pode ser conectado ao celular via Bluetooth. Com o aplicativo Yamaha MyRide ainda é possível compartilhar imagens e informações.
Com uma das baterias instalada, aumenta-se o espaço equivalente a 27 litros sob o banco, ampliando a capacidade de carga ou acomodando um capacete do tipo aberto. A iluminação é toda em LED, com duplo farol quadrado na dianteira.
Entre as comodidades, especialmente no delivery como instrumento de trabalho nas grandes cidades, está a facilidade de condução, com aceleração contínua, o cavalete central e a chave de presencial, smart key. Basta aproximar, para ativar o scooter.
Confira os vídeos do VRUM nos canais do YouTube e Dailymotion: lançamentos, testes e dicas