UAI
Não tem, mas acabou

KTM RC 8C é motocicleta pronta para as pistas e custa 42 mil euros

Fabricada à mão e própria para as pistas, RC 8C vai ser vendida exclusivamente pela internet em uma 'competição' de poucos segundos

Publicidade
A carenagem é em kevlar e fibra de carbono
A carenagem é em kevlar e fibra de carbono Foto: KTM/Divulgação

Como tem feito anualmente, a marca austríaca KTM produziu um pequeno lote das motocicletas RC 8C, exclusivas para as pistas. Elas serão comercializadas somente pela internet, através de um portal dedicado, a partir das 15 horas (de lá) do dia 20 de março. Serão apenas 100 unidades fabricadas à mão, prontas para as pistas, conforme o lema da marca: "Ready to Race", ou, "pronta para competir", na tradução livre.

O custo (também lá) é de 42 mil euros, o  equivalente a R$ 230 mil. Aqui, ainda estaria sujeita a impostos e taxas que multiplicariam em duas vezes o valor. Nada disso, porém, foi empecilho para o lote da KTM RC 8C do ano passado esgotar em poucos segundos, o que deve se repetir este ano.

KTM RC 8C 2024
O quadro é em estrutura tubular em treliça em aço cromo-molibdênio Foto: KTM/Divulgação

A KTM RC 8C projetada para as corridas tem motor DOHC de dois cilindros paralelos de 889 cm³ de cilindrada, com oito válvulas e escapamento Akrapovic, entregando 135cv de potência. O quadro tem estrutura tubular em treliça, em aço cromo-molibdênio.

A carenagem é em kevlar e fibra de carbono, com engates rápidos, inspirada no modelo RC16, que compete no mundial de MotoGP. A pintura e decoração privilegiam o branco, com detalhes em laranja, a cor da marca. O tanque de combustível fica sob o banco, reduzindo o centro de gravidade e liberando espaço para a caixa do filtro de ar de competição. As rodas em liga leve são Dymag e os pneus slick Pirelli.

KTM RC 8C pesa apenas 142 quilos

KTM RC 8C 2024
O painel tem uma tela de cinco polegadas em TFT com registrador de dados e GPS integrado para análise da telemetria pelo piloto Foto: KTM/Divulgação

O painel tem uma tela de 5 polegadas em TFT, com registrador de dados e GPS integrado para análise da telemetria pelo piloto. A suspensão dianteira é WP XACT PRO, com tubos de 43mm. Na traseira, amortecedor mono WP APEX PRO. Ambas plenamente ajustáveis.

O peso, com os componentes nobres e leves - além da ausência de retrovisores, descanso, farol, setas e garupeira -, é de 142 quilos, o que aproxima a relação peso potência de um kg para cada cv. Os freios são derivados da MotoGP, com duplo disco de 290mm de diâmetro na dianteira, mordido por pinças radiais Brembo Stylema. Na traseira, disco de 230mm, com pinça Brembo de dois pistões.

KTM RC 8C 2024
O tanque de combustível fica sob o banco, reduzindo o centro de gravidade e liberando espaço para a caixa do filtro de ar de competição Foto: KTM/Divulgação

Após a confirmação da reserva, trinta selecionados, poderão ainda “adquirir” um pacote de experiência no autódromo de Portimão, em Portugal, com técnicos e pilotos da marca na pista, além de um jantar comemorativo com toda a equipe.