A BMW mexeu em um vespeiro. Refez a partir do zero a BMW R 1300 GS, sucessora da R 1250 GS, então líder de vendas no mundo e também no Brasil. Aqui, sozinha, representa cerca de 37% do volume total comercializado pela marca. Então, não podia errar. A resposta veio na mosca.
A nova geração da maxi trail BMW R 1300 GS ficou mais leve, mais potente, mais compacta, traz mais eletrônica e, de quebra, ganhou nova assinatura visual com o conjunto óptico em “X”. Tudo sem perder o DNA característico GS, com motor do tipo boxer.
São cinco versões, produzidas na fábrica de Manaus, Amazonas, que é a única exclusiva para motos fora da matriz na Alemanha. O modelo BMW R 1300 GS com preço sugerido de R$ 99.900, as R 1300 GS Plus, R 1300 GS Trophy e R 1300 Triple Black, com mesmo preço sugerido de R$ 119.900, e a topo de linha R 1300 GS Option 719, apelidada de Tramuntana, por R$ 126.900. Tramuntana é o nome da serra nas ilhas Baleares (Mallorca) da Espanha, com ventos constantes na mesma direção.
Suspensões vivas
Todas as versões da BMW R 1300 GS têm de série suspensão eletrônica (DSA) com ajuste automático de altura. Exceto a versão Trophy, que tem suspensão mais “off” de maior curso, sem regulagem automática de altura. O sistema é responsável por eliminar a síndrome da “falta de chão” nas big trail. Acima de 50km/h, a altura do banco, via suspensão, sobe de 820mm para 850mm em três segundos, sem que o piloto perceba. Abaixo de 25km/h, a altura volta para 820mm em 1,5 segundo, salvando o apoio dos pés. Quase um um transformer.
O curso da suspensão dianteira (EVO Telelever) fixada no quadro com elemento flexível, que altera a distância entre-eixos, vai de 160mm a 190mm, e o da suspensão traseira (EVO Paralever) tem amplitude entre 170mm e 200mm. Todas com ajuste dinâmico e de carga das molas (dependendo do modo de condução selecionado) e regulagem em cinco níveis. A versão Trophy tem os mesmos ajustes e compensação automática de carga e regulagem de amortecimento personalizável em cinco níveis, porém, com 210mm na dianteira e 220mm na traseira fixos.
Motor boxer
A tradição do motor boxer de dois cilindros foi mantida na BMW R 1300 GS e saltou de 1.254cm³ para exatos 1.300cm³, equipado com arrefecimento líquido e comando de válvulas variável. Porém, ficou mais compacto e leve, mesmo com 46cm³ a mais. O câmbio de seis marchas com o quick shift foi deslocado para baixo do motor na tarefa de compactação dos volumes, com o eixo cardã redesenhado. A potência subiu de 136cv para 145cv a 7.750rpm e o torque subiu de 14,6kgfm para 15,2kgfm a 6.500rpm. É o motor boxer mais potente produzido em série da história da BMW. Um aumento de 9cv que faz ainda mais diferença com a redução de 12kg no peso geral da moto.
Todas as versões da BMW R 1300 GS incluem os modos de pilotagem Eco, Rain, Road, Enduro, mais os Enduro Pro, Dynamic e Dynamic Pro. Se o caminho vai ficando mais casca grossa, é só selecionar o modo Enduro, por exemplo, em um botão no punho do guidão, surpreendentemente simples. Nada fácil, contudo, é decorar as várias possibilidades de ajustes que interligam o motor, freio motor e controle de tração aos sistemas de freios e suspensões, todos reguláveis na intensidade, por exemplo.
Uma problemática com uma “solucionática” pra lá de boa. Tudo bem explicadinho em um dos modos de exibição do painel em TFT colorido, com conectividade que tem até o dedo duro da inclinação em graus nas curvas.
Anjo da guarda
Os recursos eletrônicos são quase milagrosos para ajudar aquela peça que fica entre o banco e o guidão. As versões Trophy, Triple Black e Option 719 Tramuntana da BMW R 1300 GS têm radar Active Cruise Control (ACC ). O piloto automático controla a velocidade e a distância do veículo à frente. O sistema Front Collision Warning (FCW) é um alerta de colisão, que até aciona os freios levemente, meio que puxando sua orelha para frear de verdade.
O Lane Change Warning monitora se você está pilotando dentro das faixas, além do alerta de pontos cegos, não cobertos pelos espelhos, facilitando as mudanças, quando necessário. Os freios também ajudam na empreitada da precisão. O sistema ABS é Full Integral Pro. Ao acionar o freio em uma das rodas, parte da pressão vai para a outra roda, com o controle dinâmico de frenagem Dynamic Brake Control (DBC). Na dianteira, dois discos de 310mm de diâmetro com pinças radiais de quatro pistões, e na traseira, disco de 285mm. Em algumas situações no fora de estrada, o ABS pode ser desligado.
Assinatura da marca
O visual da BMW R 1300 GS incluiu o exótico bloco de iluminação em LED com luzes de posição diurna em forma de X e o farol tipo canhão ao centro. Polêmico ou não, é a nova e fortíssima assinatura da BMW R 1300 GS, que a marca chama de Matrix. Os modelos Triple Black e Option 719 tem o farol Pro de curvas. Ao inclinar a moto, novos LEDs vão acendendo para iluminar o interior das curvas.
Outra assinatura é o quadro do tipo Backbone em aço forjado com o motor integrado e sub quadro em alumínio fundido, contribuindo para redução das dimensões. As rodas tem aros de 19 polegadas na dianteira e 17 polegadas atrás. As versões GS Plus, Trophy, Triple Black e Option 719 Tramuntana tem rodas raiadas douradas, preparação para GPS e suporte para baús. A versão de entrada GS, tem rodas em liga leve.
As versões Triple Black e Tramuntana da BMW R 1300 GS tem para- brisa ajustável eletricamente. A Tramuntana tem exclusivos faróis auxiliares e decoração, todas, porém, incluem de série, cavalete central, setas nos protetores de punhos, chave inteligente, assistente de partida em rampas, punhos aquecidos em três níveis, tomada USB e compartimento com tampa junto ao tanque de 19 litros.
Cresceu para menos
A nova BMW R 1300 GS cresceu na capacidade do motor, na potência e no torque. Era justificável que também esticasse o volume. A engenharia da marca queimou fosfato e inverteu a lógica, reduzindo as dimensões e o peso. A sensação que é um modelo bem menor ao pilotar provoca imediata intimidade e confiança. Fácil de conduzir, mantém ajuda do motor boxer que rebaixa o centro de gravidade, facilitando o equilíbrio.
Os assistentes eletrônicos de pilotagem permitem encontrar a melhor regulagem para as diferentes situações, como chuva, piso ensaboado e até terra, como encontramos nas primeiras impressões em um percurso na região de Campos do Jordão. A suspensão com ajuste de 30mm automático na altura, refaz a impressão que a nova BMW R 1300 GS é um canhão miniaturizado e perfeitamente controlado. Ao que parece, a BMW além de não errar, acertou.
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