A marca indiana Royal Enfield iniciou em 8 de abril a pré-venda das primeiras 650 unidades do novo modelo custom cruiser Super Meteor 650. São três versões custom com diferenças de pintura e acabamento, mas mesmo motor de dois cilindros paralelos, Twin, de 650cm³. A versão de entrada da Royal Enfield Super Meteor 650 é a Astral, com tanque monocromático nas cores Astral Blue, Astral Black e Astral Green, com preço de R$ 33.990.
A versão intermediária da Royal Enfield Super Meteor 650 é a Interstellar, com tanque em duas tonalidades nas cores Interstellar Grey e Interstellar Green, com preço de R$ 34.490, e a topo de linha Celestial, com preço sugerido de R$ 34.990, equipada com para-brisa, banco com encosto para o passageiro e tanque com duas cores, nas tonalidades Celestial Red e Celestial Blue. Todas já com o frete incluso no preço de lançamento.
A indiana Royal Enfield já está produzindo o novo modelo na planta de Manaus, Amazonas, em cooperação com a Dafra. A defasagem entre o lançamento global até o desembarque nos concessionários nacionais, fica por conta da logística e dos testes de homologação, que consomem cerca de oito meses. Porém, a Royal Enfield tem pressa, já que o Brasil é o maior mercado mundial da marca após a própria Índia.
Família que cresce
Outra motivação para a pressa é a enorme lacuna mercadológica nacional no segmento de modelos custom cruiser nesta faixa de cilindrada, junto com uma agressiva política de preços. Vislumbrando o potencial e oportunidade de sair na frente “bebendo água limpa”, praticamente sem concorrentes, a Royal Enfield espera quase duplicar a rede de concessionárias pelo país, para cerca de 40 unidades, ainda em 2024.
A nova Royal Enfield Super Meteor 650 aumenta a família que já tem a Meteor 350, porém, com motor de um cilindro. A irmã maior, contudo, usa a mesma motorização dos modelos Continental GT e Interceptor 650. O robusto Twin, de 647cm³, arrefecido a ar, com radiador de óleo, que produz 47cv a 7.259rpm e um torque de 6,3kgfm 5.650rpm.
O estilo custom cruiser, adaptado para viagens, entretanto, proporciona uma ergonomia com pedaleiras mais avançadas, guidão mais recuado e banco baixo em dois níveis, além de peças cromadas. A nova Royal Enfield Super Meteor também introduz algumas novidades na marca. É o primeiro modelo com suspensão dianteira invertida da Royal Enfield. O garfo tem tubos de 43mm de diâmetro e 120mm de curso. Na traseira, duplo amortecedor com 101mm de curso. Também incorpora iluminação em LED.
O painel da Royal Enfield Super Meteor 650, com instrumentos redondos (assim como o farol), mescla informações digitais e analógicas, e tem o navegador curva a curva Tripper, via smartphone, em parceria com o Google Maps. As rodas são em liga leve com aros de 19 polegadas na dianteira e 17, na traseira, calçadas com pneus sem câmara. Os freios agregam o sistema ABS, com grande disco de 320mm de diâmetro na dianteira e igualmente superdimensionado disco de 300mm, na traseira.
Confira os vídeos do VRUM nos canais do YouTube e Dailymotion: lançamentos, testes e dicas