UAI
Marca histórica

Piaggio: Vespa em edição especial para comemorar 140 anos da marca

Espécie de precursor dos scooters atuais, a Vespa, cultuada mundialmente, comemora em edição especial e limitada os 140 anos da marca

Publicidade
Para comemorar os 140 anos da Piaggio, a marca lançou uma versão especial
Para comemorar os 140 anos da Piaggio, a marca lançou uma versão especial Foto: Piaggio/Divulgação

A marca Piaggio nasceu em 1884, na cidade de Gênova, Itália, fundada por Rinaldo Piaggio, de apenas 20 anos. Porém, os negócios não incluíam motos. Com a Primeira Grande Guerra (1914 a 1918), passou a produzir componentes para aviões e navios. Em 1921, se estabeleceu em Pontedera, região da Toscana, produzindo motores, peças e hélices para aviões.

Piaggio Vespa branca e azul versão comemorativa dos 140 anos da marca de lateral estática no estúdio
Serão produzidas apenas 140 unidades da versão comemorativa da Vespa Foto: Piaggio/Divulgação

Com o início da Segunda Grande Guerra (1939 a 1945), a Piaggio chegou a produzir aviões de quatro motores completos. Porém, por sua importância estratégica, a fábrica foi bombardeada e destruída.

Com o fim da guerra, Enrico Piaggio, filho de Rinaldo Piaggio, assumiu a empresa e redirecionou o foco da marca. Com a economia e as estradas italianas devastadas, percebeu a necessidade de transporte e mobilidade da população. Para suprir esta carência, encomendou à engenharia uma espécie de “Ovo de Colombo”. Uma moto simples, robusta, resistente e econômica, e que também fosse atraente, elegante, confortável e ao mesmo tempo, barata.

Piaggio Vespa Enrico Piaggio em meio a várias Vespas brancas na fábrica da Itália
Enrico Piaggio, um visionário que apostou na mobilidade urbana Foto: Piaggio/Divulgação

Influência da aeronáutica

Foi aí que a experiência aeronáutica, projetando e produzindo peças e aviões, foi decisiva e revolucionária. O engenheiro de aviação Corradino D'ascanio, que curiosamente não gostava de motos, projetou a primeira Vespa, utilizando conceitos aeronáuticos. As rodas eram pequenas (como as do trem de pouso que também haviam sobrado do esforço de guerra). O quadro era compacto e estampado, de peça única, como nas mini motos lançadas dos aviões para deslocamento das tropas, e o motor ligado diretamente à roda traseira, simplificando a tração.

Piaggio Vespa linha de montagem da fábrica da marca na Itália
Linha de montagem na fábrica da Piaggio de Pontedera, na Itália, em 1960 Foto: Piaggio/Divulgação

Sem querer, havia inventado a base dos atuais scooters, sucesso de mobilidade em todo o mundo. A primeira Vespa ficou pronta em abril de 1946, produzida na reconstruída fábrica de Pontedera. A Vespa pioneira tinha motor de um cilindro do tipo dois tempos, 98cm³, que produzia 3,5cv a 4.500rpm, câmbio de três marchas, e alcançava velocidade de 60km/h. A Vespa alavancou a marca Piaggio, que se transformou em uma gigante do motociclismo, controlando ainda as marcas Aprilia, Guzzi, Derbi e Gilera, por exemplo.

Piaggio Vespa com side car antiga de 1955 estática no estúdio
Modelo de competição de 1955 com sidecar Foto: Piaggio/Divulgação

Ícone de quase 80 anos

A cultuada trajetória da Vespa, um ícone com quase oito décadas, se espalhou pelo mundo, inclusive no Brasil. De lá para cá, porém, foi sendo constantemente modernizada, com dezenas de versões, incluindo até versões de competição, com sidecar, motores do tipo quatro tempos e também elétricos no segmento dos scooters. Para comemorar os 140 anos de fundação da Piaggio, a marca preparou uma edição especial do modelo GTV 300, com as formas clássicas inspiradas em 1946.

Piaggio Vespa bege antiga estática no no museu da marca na Itália com outros modelos ao fundo
Museu da marca na Itália reúne modelos de diferentes épocas da Piaggio Foto: Piaggio/Divulgação

Serão apenas 140 unidades (como a idade da Piaggio), com grafismos em azul e branco, cores institucionais da marca. Cada exemplar recebe uma placa numerada no verso do escudo frontal, além do logotipo de 140 anos. O modelo só estará disponível entre os dias 18 e 21 de abril, durante o Vespa World Days 2024, que acontece anualmente exatamente em Pontedera, para celebrar o venerado avô dos scooters contemporâneos. O evento atrai participantes de cerca de 66 países.

Piaggio Vespa elétrica de 2018 prata e azul de frente estática no estúdio
A Piaggio lançou em 2018 uma versão elétrica da Vespa Foto: Piaggio/Divulgação

A Vespa Piaggio 140Th também pode ser equipada com bolsa traseira em couro com o logotipo e para-brisa. O modelo comemorativo tem motor de um cilindros HPE (High Performance Engine), 300cm³, com quatro válvulas, refrigeração líquida e câmbio automático CVT, que produz 23,8cv. É o motor mais potente da família de scooters Vespa. A iluminação é em LED, porém, o farol fica no para-lama dianteiro, como na primeira Vespa. O painel é de época, circular, contudo, com informações digitais e conectividade como acessório. Controle de tração e freios ABS são de série.

Piaggio Vespa vários modelos de diferentes cores e épocas em desfile de rua na Itália
O encontro mundial Vespa World Days é em abril na cidade de Pontedera, na Itália Foto: Piaggio/Divulgação

Confira os vídeos do VRUM nos canais do YouTube e Dailymotion: lançamentos, testes e dicas