Depois de anunciar que os luxuosos modelos CVO Street Glide e Road Glide ST estariam disponíveis no catálogo nacional a partir de abril, a Harley-Davidson do Brasil, também revela que os modelos “normais” Street Glide e Road Glide estão desembarcando imediatamente.
A divisão CVO da marca, Custom Vehicles Operation, é uma preparadora oficial da própria fábrica, personalizando modelos com pintura, acabamento, equipamentos e performance exclusivos, elevando também os custos. As CVO Street e Road Glide ST tem preços iguais de R$ 247.450. Os modelos sem a grife CVO, Street Glide e Road Glide, que agora chegam ao mercado nacional, “são mais em conta”. Custam apenas R$ 175.500.
As motos fazem parte da família Touring (Grand American Touring) e, segundo a marca, as modernizações técnicas no motor, na eletrônica e no visual, inauguram uma nova era nas motos de turismo da centenária Harley-Davidson.
Entretanto, as novas Street e Road Glide até compartilham a “carroceria” com as correspondentes CVO. Porém, com diferentes pinturas, grafismos, acabamentos, emprego de materiais mais leves, como fibra de carbono e titânio, além de motor e outros componentes.
Motor compartilhado
Os novos modelos Harley-Davidson Street e Road Glide compartilham o mesmo motor, com a clássica arquitetura de dois cilindros em V, batizado de Milwaukee Eight 117, que corresponde a 1.923cm³. Contudo, o sistema de refrigeração no cabeçote foi revisto, melhorando a eficiência e o conforto térmico. O propulsor entrega 107cv a 5.020rpm e torque de 17,9kg. O gerenciamento eletrônico tem quatro modos de pilotagem: road, sport, rain e customizável. O controle de tração e os freios ABS têm a função de curvas.
O painel das Harley-Davidson Street e Road Glide foi completamente modernizado, com tela em TFT colorida com nada menos que 12,3 polegadas de diâmetro, sensível ao toque. A nova instrumentação substitui a antiga analógica e oferece ainda conectividade, som e navegação, além de um amplificador com 200 watts que alimenta dois alto-falantes na carenagem. O freio dianteiro tem duplo disco com pinças de quatro pistões. Na traseira, disco simples.
Referência dos bichos
As diferenças das Harley-Davidson Street e Road Glide estão no visual, na ergonomia e na facilidade de condução. A Street Glide tem a carenagem apelidada de asa de morcego (pela semelhança do formato), fixada no guidão. Quando o piloto movimenta o guidão, a carenagem vai junto. Entretanto, segundo a marca, a aerodinâmica foi melhorada em 60%, oferecendo mais conforto em longos trechos. O farol em LED também ganhou novo desenho, com filetes e luz de posição diurna.
A Harley-Davidson Road Glide também tem carenagem com apelido de bicho. O formato lembra o nariz de um tubarão e é fixado no quadro, deixando o guidão mais leve. A carenagem também melhorou a aerodinâmica e ganhou novo conjunto óptico em LED de formato mais horizontal, com luz de posição DRL (DayTime Running Light) contornando seu perímetro. O assento também foi ajustado com novos materiais, espuma e formato.
Confira os vídeos do VRUM nos canais do YouTube e Dailymotion: lançamentos, testes e dicas