O modelo mais barato da marca japonesa, a Honda Pop 110i recebeu mudanças no motor e no câmbio. O quadro, rodas, suspensões e freios foram mantidos, com ligeiras alterações no visual por meio de grafismos e decoração, como as canelas e escape mais curto pintados em preto. Já como modelo 2025, é a quinta geração da moto, lançada em 2017, para ser uma espécie de “pé de boi” da linha e alternativa mais simples, robusta e econômica de transporte.
A principal alteração está no motor totalmente novo, agora dotado de partida elétrica (ES, Electric Start) acoplado ao câmbio que passa a ser semiautomático de quatro marchas, sem o manete de embreagem. Exatamente como na brasileira Biz, de quem descende, que tem inspiração no modelo Cub Dream. Porém, ao ser lançada há 17 anos, a Honda Pop tinha o câmbio rotativo com alavanca de embreagem, abolida na linha 2025, para maior praticidade no dia a dia.
Por dentro do motor
Não se enxerga, mas o novo motor de um cilindro, com arrefecimento a ar e injeção eletrônica, passou de 109,1cm³ para 109,5cm³, com aumento do curso do pistão. Com a mudança, a potência saltou de 7,9cv para 8,43cv a 7.250rpm (mais 6%), e o torque de 0,90kgfm para 0,94kgfm a 5.000rpm (mais 5%), além de atender às rígidas normas de emissões do Promot 5. No uso diário, o câmbio rotativo permite passar da 4ª marcha para o neutro e daí para a 1ª, em um semáforo, por exemplo.
Na ciclística, a Honda Pop 110i ES 2025 manteve o quadro monobloco, reforçado por tubo em aço. A suspensão convencional na dianteira tem 100mm de curso e a traseira com dois amortecedores, 79mm de amplitude com regulagem na pré carga.
Os freios são Combined Brake System (CBS ). Ao acionar o tambor traseiro, parte da pressão vai para o tambor dianteiro. Ambos com 110mm de diâmetro. As rodas têm aro de 17 polegadas na dianteira, calçada com pneu de medida 60/100, e 14 polegadas na traseira, com pneu 80/100.
Quanto custa?
O preço sugerido da Honda Pop, sem frete, é de R$ 9.690. O valor é uma referência e pode variar conforme as particularidades de cada concessionária e região. O visual não tem o tanque no lugar tradicional. Fica sob o banco na parte traseira, com capacidade para 4,2 litros. O banco com revestimento texturizado de generosas dimensões foi rebaixado em 4mm, passando para 745mm de altura. O para-lama dianteiro alto está preparado para encarar qualquer terreno, na linha de robustez.
O painel da Honda Pop tem somente as informações essenciais, como velocímetro, hodômetro e luzes de advertência, e fica incrustado na carenagem do farol. Carenagem que se estende pelas laterais e abriga as setas dianteiras. Para o passageiro, alças de apoio. O peso a seco é de apenas 87kg. As opções de cores são o branco (com banco vermelho) e vermelho e preto com o banco preto.
Confira os vídeos do VRUM nos canais do YouTube e Dailymotion: lançamentos, testes e dicas