A aventureira Yamaha Ténéré 700 poderá ser apresentada no Festival Interlagos, em São Paulo, entre 5 e 9 de junho. Depois de um longo inverno, a aguardada Ténéré 700, carinhosamente chamada de T7, desembarca no Brasil. Porém, se chegar, virá com cinco anos de atraso, depois de ter sido lançada mundialmente em 2019. Lá fora, o modelo até já passou por atualizações, embora conserve os traços mais voltados para o fora de estrada.
O próprio nome Ténéré (região ao Sul do deserto do Sahara) exerce um fascínio e inevitável associação ao Rally Paris-Dakar, disputado nas areias africanas. É que o modelo XT 500, que daria origem à linhagem dos modelos Ténéré, venceu as duas primeiras edições do Rally Paris-Dakar, alavancando as vendas globais. No Brasil, o nome fez história com a Ténéré 600, lançada em 1988. Foi a primeira moto com motor do tipo quatro tempos da Yamaha no país. Em 2011, a Yamaha lançou a XTZ 250, apelidada de "Tenerezinha”, com o mesmo motor da Lander 250.
Preço competitivo
A Yamaha sempre teve a Ténéré 700 na mira. Porém, também sempre lutou para homologar o modelo, que contrariava as normas de emissões de ruídos. Outra dúvida era desembarcar em segmento altamente competitivo, com uma concorrência recheada de tecnologia. Desta forma, a Yamaha não pode errar no preço, que tem de ser bastante competitivo. Um desafio para entrar neste mercado, que segundo a Fenabrave (entidade do setor de distribuição de veículos), emplacou 26.346 unidades big trail em 2023.
Lá fora, a Yamaha Ténéré 700 já teve a edição World Rally Dakar, lançada em 2023, para comemorar os 40 anos da primeira vitória no Dakar. O garoto propaganda foi o francês Stéphane Peterhansel, com seis vitórias entre as motos e considerado o 'Senhor Dakar'. Outra versão foi a World Raid, com tanque de 23 litros, além da Ténéré 700 Extreme e Explore. A versão Ténéré 700, porém, é a base de todas as demais.
Motor e câmbio
O motor DOHC de dois cilindros paralelos, Crossplane 2 (CP2), é o mesmo que equipa a MT 07, que já está no mercado nacional. Isso facilita a logística. Com 689cm³, gera 73,4cv a 9.000rpm, acoplado a um câmbio de seis velocidades. A suspensão dianteira da Yamaha Ténéré 700 é invertida, com tubos de 43mm de diâmetro e 210mm de curso. A suspensão traseira é mono com 200mm de curso e ajuste remoto. De formas compactas e estreitas, tanque de 16 litros, tem 240mm de distância livre ao solo, apenas 1.595mm de distância entre- eixos e peso já abastecido de 205kg.
O freio dianteiro tem duplo disco de 282mm e um disco simples na traseira com 245mm. O sistema ABS tem três níveis: totalmente ligado, só a roda dianteira ligado, ou totalmente desligado em ambas as rodas. A iluminação da Yamaha Ténéré 700 é em LED, com um visual que destaca quatro pontos de luz. O painel com tela em TFT colorido de cinco polegadas tem formato de tablet vertical, estilo rally, e tem conectividade e dois modos de exibição. As rodas são raiadas, com aro de 21 polegadas na dianteira e 18 polegadas na traseira.
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