UAI
Como assim?

GWM pode estrear no universo das duas rodas com motocicleta de 8 cilindros

Marca chinesa criou a Great Wall Souo Motorcycle e desenvolveu o protótipo de uma moto de grande porte (como uma Honda Gold Wing) equipada com motor de 8 cilindros

Publicidade
Silhueta do modelo foi revelada
Silhueta do modelo foi revelada Foto: Reprodução

A GWM está se preparando para lançar um modelo equipado com motor de 8 cilindros. A informação soa estranha, já que estamos acostumados com os carros eletrificados da marca - como o elétrico Ora 03 ou o híbrido Haval H6 -, mas a coisa pode piorar. É que a ideia dos chineses é instalar esse motorzão em uma motocicleta.

A marca de motos da GWM é a Great Wall Souo Motorcycle. Ainda não existem muitas informações sobre o modelo que será lançado com esse motorzão de 8 cilindros, mas uma imagem com sua silhueta revela que será uma motocicleta de grande porte, como um Honda Gold Wing, que oferece todo o conforto para o piloto encarar longos trechos de estrada.

Motor boxer de 8 cilindros

Alguns aspectos técnicos desse motor também foram encontrados em registros de patentes na China. A partir disso, o universo das duas rodas está esperando um bloco de 8 cilindros na configuração boxer, com as câmaras de combustão opostas, que traz como benefícios as dimensões compactas e o baixo centro de gravidade (e resulta em estabilidade e equilíbrio).

No entanto, ainda não se sabe qual será a capacidade volumétrica desse motor de 8 cilindros da GWM. A expectativa é que esse propulsor tenha por volta de 2.000cm³ de cilindrada, portanto, superior à Honda Gold Wing, que traz um 6 cilindros boxer com 1.800cm³ (que produz 126cv de potência e 17,3kgfm).

Expectativa é que moto da GWM tenha preço acessível

Andrew Dyson, chefe de design da GWM, disse durante durante uma conferência da marca chinesa que teve a oportunidade de pilotar o protótipo da moto de 8 cilindros da Souo e que a experiência foi incrível. A expectativa é que essa motocicleta da GWM supere a Gold Wing em tecnologia (que é a expertise do chineses!), trazendo por exemplo controle de cruzeiro adaptativo.

Mas, sobretudo, a moto da GWM deverá ter um preço bem mais 'camarada' que a touring da Honda, que no Brasil já superou a barreira dos R$ 300 mil. Quem também está de olho nesse motor boxer de 8 cilindros da GWM são os 'fuçadores' de carros antigos, como quem tem um Volkswagen clássico como um Fusca, que também trazia motor de cilindros opostos.