O scooter Honda Elite 125 finalmente chegou à sua segunda geração, totalmente reformulado. Lançado no fim de 2018, ainda não havia passado por modificações significativas. Descontando o atraso, já como modelo 2025, chega com novo motor, novo visual e outros itens de comodidade urbana. Apesar do pomposo batismo “Elite”, o modelo foi concebido para ser a porta de entrada no segmento dos scooters da marca. Este apelo atraiu (segundo dados do Denatran) 62% de motociclistas estreantes, além da preferência de 60% de usuárias mulheres.
Quanto custa?
O novo Honda Elite 125 2025 chega aos concessionários a partir de junho, com preço sugerido sem frete e seguro de R$12.966. As cores são prata metálica, azul metálico, vermelho e branco. Um dos itens mais valorizados entre os scooters é a capacidade de carga para pequenos volumes ou capacete. Para tanto, o quadro do tipo underbone foi redesenhado.
A distância entre-eixos aumentou em 37mm e a distância livre do solo subiu mais 38mm. O “porta-malas” sob o banco aumentou ligeiramente (mais 1,5 litro) com a transferência do bocal do tanque para a rabeta, que por sua vez, agora comporta 5,3 litros. Porém, o espaço continua só comportando um capacete do tipo aberto. Por outro lado, tem dois ganchos, um no escudo e outro outro na frente do banco, com capacidade para sacolas de até 1,5kg, além de outro espaço no escudo.
Confira as mudanças nas dimensões do Honda Elite 125
Dimensão | Medida anterior | Medida atual | Diferença |
Comprimento | 1.735mm | 1.830 mm | 95 mm |
Altura | 1.118mm | 1.172 mm | 54 mm |
Largura | 689mm | 707 mm | 18 mm |
Entre-eixos | 1.223mm | 1.260 mm | 37 mm |
Vão livre | 134mm | 171 mm | 37 mm |
Altura do assento | 772mm | 765 mm | -7 mm |
Peso a seco | 99 kg | 100 kg | 1kg |
Nova ergonomia
O novo quadro do Honda Elite 125 permitiu maior espaço para os pés do piloto na plataforma. O passageiro também ganhou novas pedaleiras retráteis, ausentes na geração anterior, além de alças para apoio das mãos. O banco ficou mais baixo e também foi refeito em dois níveis. A mexida também reduziu o peso a seco para 100kg, ou seja, 4kg a menos que a geração anterior.
O visual manteve as formas angulosas, mas o conjunto de iluminação foi refeito. O farol em LED fica no escudo junto com as grandes setas, enquanto a luz de posição foi para a carenagem do guidão como uma espécie de falso farol. Na traseira, o grupo de iluminação também tem grandes proporções.
Pare e siga
O motor do Honda Elite 125 2025 é totalmente novo, construído com o princípio Enhanced Smart Power (eSP), que reduz o atrito e aumenta a eficiência, já presente na linha PCX. Outra novidade é a introdução do sistema Idling Stop. O motor desliga em paradas mais demoradas, no semáforo, por exemplo, e religa instantaneamente ao menor toque no acelerador. A mágica é fornecida pelo alternador que carrega a bateria e vira motor de arranque. O sistema pode ser desativado.
O motor de um cilindro, OHC, com 123,9cm³, produz 8,2cv a 6.250rpm e torque de 1,06kgfm a 5.000rpm. Potência e torque são obtidos em rotações mais baixas que o motor da geração anterior. O câmbio é o tradicional CVT, continuamente variável, com partida elétrica.
Painel com computador
O painel digital em tela LCD blackout do Honda Elite 125 2025 foi igualmente redesenhado e agora tem computador de bordo com dados de consumo e autonomia, além de relógio, indicador de carga de bateria e função ECO para pilotagem econômica. Tem também o modo Pass, para piscar o farol.
O Honda Elite 125 2025 tem ainda de série cavalete central, rodas de liga leve com aros de 12 polegadas na dianteira e 10 polegadas na traseira, calçados com pneus Pirelli Angel Scooter. Os freios são CBS. Ao acionar o freio traseiro a tambor (130mm), parte da pressão vai para a frente, a disco, do tipo wave, com 159,8mm e ABS. A suspensão traseira do tipo mono, com 70mm de curso, ficou mais vertical e ganhou três níveis de regulagens. A suspensão dianteira é telescópica com 90mm de curso.
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