UAI
2ª geração

Honda Elite 125: linha 2025 do scooter chega em junho

Scooter chega à sua segunda geração completamente reformulado, com novo motor, peso reduzido, visual atualizado e ajustes na ergonomia

Publicidade
Honda Elite 125
Honda Elite 125 Foto: Honda/Divulgação

O scooter Honda Elite 125 finalmente chegou à sua segunda geração, totalmente reformulado. Lançado no fim de 2018, ainda não havia passado por modificações significativas. Descontando o atraso, já como modelo 2025, chega com novo motor, novo visual e outros itens de comodidade urbana. Apesar do pomposo batismo “Elite”, o modelo foi concebido para ser a porta de entrada no segmento dos scooters da marca. Este apelo atraiu (segundo dados do Denatran) 62% de motociclistas estreantes, além da preferência de 60% de usuárias mulheres.

Scooter Honda Elite 125 na cor vermelha, azul, branca e preta em fileira
Novo scooter Honda Elite 125 é oferecido nas cores vermelho, azul, prata e preto Foto: Honda/Divulgação

Quanto custa?

O novo Honda Elite 125 2025 chega aos concessionários a partir de junho, com preço sugerido sem frete e seguro de R$12.966. As cores são prata metálica, azul metálico, vermelho e branco. Um dos itens mais valorizados entre os scooters é a capacidade de carga para pequenos volumes ou capacete. Para tanto, o quadro do tipo underbone foi redesenhado.

A distância entre-eixos aumentou em 37mm e a distância livre do solo subiu mais 38mm. O “porta-malas” sob o banco aumentou ligeiramente (mais 1,5 litro) com a transferência do bocal do tanque para a rabeta, que por sua vez, agora comporta 5,3 litros. Porém, o espaço continua só comportando um capacete do tipo aberto. Por outro lado, tem dois ganchos, um no escudo e outro outro na frente do banco, com capacidade para sacolas de até 1,5kg, além de outro espaço no escudo.

Confira as mudanças nas dimensões do Honda Elite 125

Dimensão Medida anterior Medida atual Diferença
Comprimento 1.735mm 1.830 mm 95 mm
Altura 1.118mm 1.172 mm 54 mm
Largura 689mm 707 mm 18 mm
Entre-eixos 1.223mm 1.260 mm 37 mm
Vão livre 134mm 171 mm 37 mm
Altura do assento 772mm 765 mm -7 mm
Peso a seco 99 kg 100 kg 1kg

Nova ergonomia

O novo quadro do Honda Elite 125 permitiu maior espaço para os pés do piloto na plataforma. O passageiro também ganhou novas pedaleiras retráteis, ausentes na geração anterior, além de alças para apoio das mãos. O banco ficou mais baixo e também foi refeito em dois níveis. A mexida também reduziu o peso a seco para 100kg, ou seja, 4kg a menos que a geração anterior.

O visual manteve as formas angulosas, mas o conjunto de iluminação foi refeito. O farol em LED fica no escudo junto com as grandes setas, enquanto a luz de posição foi para a carenagem do guidão como uma espécie de falso farol. Na traseira, o grupo de iluminação também tem grandes proporções.

Pare e siga

O motor do Honda Elite 125 2025 é totalmente novo, construído com o princípio Enhanced Smart Power (eSP), que reduz o atrito e aumenta a eficiência, já presente na linha PCX. Outra novidade é a introdução do sistema Idling Stop. O motor desliga em paradas mais demoradas, no semáforo, por exemplo, e religa instantaneamente ao menor toque no acelerador. A mágica é fornecida pelo alternador que carrega a bateria e vira motor de arranque. O sistema pode ser desativado.

O motor de um cilindro, OHC, com 123,9cm³, produz 8,2cv a 6.250rpm e torque de 1,06kgfm a 5.000rpm. Potência e torque são obtidos em rotações mais baixas que o motor da geração anterior. O câmbio é o tradicional CVT, continuamente variável, com partida elétrica.

Honda Elite 125 modelo 2025 azul detalhe do compartimento sob o banco aberto com capacete dentro
O porta-malas sob o banco aumentou 1,5 litro, mas só comporta um capacete do tipo aberto Foto: Honda/Divulgação

Painel com computador

O painel digital em tela LCD blackout do Honda Elite 125 2025 foi igualmente redesenhado e agora tem computador de bordo com dados de consumo e autonomia, além de relógio, indicador de carga de bateria e função ECO para pilotagem econômica. Tem também o modo Pass, para piscar o farol.

Honda Elite 125 modelo 2025 azul detalhe da roda dianteira de liga leve de 12 polegadas estática no asfalto
As rodas são de liga leve, sendo a dianteira de 12 polegadas e a traseira, 10 polegadas Foto: Honda/Divulgação


O Honda Elite 125 2025 tem ainda de série cavalete central, rodas de liga leve com aros de 12 polegadas na dianteira e 10 polegadas na traseira, calçados com pneus Pirelli Angel Scooter. Os freios são CBS. Ao acionar o freio traseiro a tambor (130mm), parte da pressão vai para a frente, a disco, do tipo wave, com 159,8mm e ABS. A suspensão traseira do tipo mono, com 70mm de curso, ficou mais vertical e ganhou três níveis de regulagens. A suspensão dianteira é telescópica com 90mm de curso.