UAI
Duas rodas

Scooter, cub ou motoneta? Você sabe a diferença entre esses modelos?

Muita gente classifica como scooter os modelos que na verdade pertencem ao segmento dos cubs, também chamados de motoneta. Saiba a diferença

Publicidade
A Honda Biz é um bom exemplo de cub que é chamado de scooter
A Honda Biz é um bom exemplo de cub que é chamado de scooter Foto: Divulgação

Os scooters conquistaram uma boa fatia do mercado brasileiro. No entanto, vários modelos que são tratados popularmente como scooters são na verdade cubs (também chamados de motonetas). Você sabe a diferença sobre esses segmentos? Se não, confira as características de cada um deles.

Scooter x Cub: posição de pilotagem

A primeira característica que distingue esses segmentos é a posição de pilotagem. Enquanto no scooter o piloto fica sentado sobre a motocicleta, no cub ou motoneta ele vai montado. E não importa se o assoalho em que o piloto apoia as pernas é totalmente plano ou traz uma pequena divisão.

A diferença entre os scooters e os cub (ou motonetas).
Na Yamaha Fluo o piloto fica assentado Foto: Divulgação

O Yamaha NMax, por exemplo, é um scooter, mesmo tendo a base em que o piloto apoia os pés dividida. Já o Yamaha Fluo, com assoalho plano para repousar os pés, também é um scooter. Em ambos os modelos o piloto vai assentado. Já a Honda Biz, que muitos acreditam ser um scooter, é classificado como uma cub ou motoneta, já que o piloto fica montado enquanto conduz a motocicleta.

Câmbio CVT x Manual

Os scooters e os cubs (ou motonetas) também se diferenciam quanto ao câmbio. Os scooters trazem câmbio automático tipo CVT, e o piloto só precisa se preocupar em acelerar ou frear a motocicleta.

Já nas motonetas é necessário trocar marchas no pedal. Porém, nesse segmento não é preciso manusear a manete da embreagem para as trocas, já que essa já é acionada junto com o pedal da transmissão.

A diferença entre os scooters e os cub (ou motonetas).
Yamaha NMax é um scooter Foto: Divulgação

Scooter x Cub: desempenho

Geralmente os scooters têm desempenho modesto, com motores alocados sob o assento, mas existem opções de motores "grandes". Já os cubs ou motonetas têm motor frontal e são de baixa cilindrada.

Com rodas pequenas e suspensões de curso menor, o habitat dos scooters é a cidade, e assim mesmo fugindo dos buracos, asfalto irregular e demais armadilhas urbanas. Apesar de não ter uma robustez muito superior, os cubs (ou motonetas) são um meio termo entre as motos e os scooters e acabam indo melhor sobre piso irregular.

A diferença entre os scooters e os cub (ou motonetas).
Os cubs nem sempre oferecem bagageiro Foto: Divulgação

Características gerais

Os scooters costumam ter muito espaço para carregar objetos, com amplo "porta-malas" sob os bancos e porta-trecos no escudo frontal. As motonetas geralmente são pequenas e nem sempre trazem sequer o porta-objetos sob o banco.

Muitos scooters oferecem mais tecnologia de conforto e segurança por se posicionarem em uma faixa de preço mais elevada, enquanto os cubs costumam ser modelos de entrada mesmo. Mas, lembre-se, o mercado de veículos é complexo e trabalha criando modelos que consigam suprir todas as demandas. Então, essa é uma visão geral sobre os segmentos.