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BMW R20 Concept: motorzão à vista

A BMW apresenta, ainda como conceito, o modelo R20, equipado com motor boxer de dois cilindros e 2.000cm³, que será o maior da história da marca

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BMW R20 Concept tem farol em LED e luz de posição circular
BMW R20 Concept tem farol em LED e luz de posição circular Foto: Hermann Koepf/BMW/Divulgação

A história vai se repetindo. A BMW apresentou, durante o badalado Concorso D'eleganza Villa D'este de 2019, às margens do lago de Como, na divisa entre Itália e Suíça, a moto conceito R18. Cinco anos depois, no mesmo palco, apresenta, também como conceito, o modelo BMW R20.

Uma evolução da enorme custom cruiser R18, que viria a ser produzida em série na fábrica de Berlim, com o maior motor boxer já construído pela BMW, de 1.802cm³. A BMW R18, inclusive, é importada oficialmente para o Brasil. Agora, a marca sinaliza, com o conceito BMW R20, que o motor não parou de crescer e vai passar para um deslocamento de 2.000cm³.

BMW R20 Concept vermelha de lateral estática cascalho com grama e lago ao fundo
Para suportar o novo motor, que fica exposto, o quadro foi refeito, em tubos de aço cromo-molibdênio Foto: BMW/Divulgação

Visual contemporâneo

A história também se repete no projeto da R18, inspirado nas formas do modelo de vanguarda para a época, R5, com motor boxer de 494cm³ e 24cv. Foram produzidas apenas 2.652 unidades entre os anos de 1936 e 1937, com soluções técnicas inéditas para a época. A nova BMW R20 segue a linha, porém, com um visual mais contemporâneo (algo semelhante ao modelo Nine T), e o novo motorzão, que passará a ser o maior boxer de todos os tempos da marca.

BMW R20 Concept vermelha de traseira com roda e escapamento estática em ambiente escuro no estúdio
A moderna balança da suspensão traseira em alumínio tem duplo braço Foto: Hermann Koepf/BMW/Divulgação

Para suportar o novo motor, que fica propositalmente exposto, o quadro foi inteiramente refeito, em tubos de aço cromo-molibdênio. A roda dianteira é raiada, enquanto a traseira é em liga leve calçada com enorme pneu de medida 200/55. A moderna balança da suspensão traseira em alumínio tem duplo braço, mas deixa à mostra o tradicional sistema de transmissão final por cardã.

Modernidades

Chama atenção a suspensão dianteira invertida Ohlins, assim como a traseira, do tipo mono, também Ohlins. O tanque de combustível em alumínio foi redesenhado, abandonando o preto como pintura da época, para adotar o vermelho/rosa da década de 1970. O quadro da BMW R20 sustenta um banco mais curto que parece flutuar, com a lanterna traseira integrada. O farol em LED tem luz de posição circular.

BMW R20 Concept vermelha de lateral detalhe do tanque de combustível e motor exposto estática no estúdio
O tanque de combustível em alumínio foi redesenhado, abandonando o preto como pintura da época, para adotar o vermelho da década de 1970 Foto: Hermann Koepf/BMW/Divulgação

Os freios foram superdimensionados. Na dianteira, duplo disco, mordido por pinças montadas radialmente de seis pistões. Na traseira, o disco tem a incomum pinça de quatro pistões para ajudar na tarefa de brecar a gigante. O novo motor tem refrigeração a ar com radiador de óleo e novas tampas de cabeçote. Completando o conjunto da BMW R20, um escape esportivo, com ponteira chanfrada.

BMW R20 Concept vermelha detalhe da traseira com roda e escapamento estática em ambiente escuro no estúdio
Na traseira, o disco tem a incomum pinça de quatro pistões para ajudar na tarefa de brecar a gigante Foto: Hermann Koepf/BMW/Divulgação

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