UAI
Estilos opostos

Ducati Scrambler CR 241 e RR 241: exercícios de criatividade

O departamento de estilo da Ducati, com licença para "viajar na maionese", criou duas versões do modelo Scrambler para o asfalto e terra

Publicidade
Ducati Scrambler CR 241 segue estilo Café Racer, com roda dianteira de aro de 17 polegadas e guidão esportivo
Ducati Scrambler CR 241 segue estilo Café Racer, com roda dianteira de aro de 17 polegadas e guidão esportivo Foto: Ducati/Divulgação

A Ducati apresentou durante o Bike Shed London Show, entre 24 e 26 de maio, duas versões estilizadas do modelo Scrambler, batizadas de CR 241 e RR 241. Os conceitos foram projetados pelo Ducati Style Center, mirando dois segmentos distintos. O estilo Café Racer, criado exatamente em Londres nos anos 1950 e 1960, com o modelo CR 241, e o estilo aventureiro da RR 241.

Ducati Scrambler RR 241 prata e preto com detalhes amarelos e dourados de lateral estática no estande
O escape da Ducati Scrambler RR 241 tem saída alta e o banco tem cobertura plana para facilitar a movimentação Foto: Ducati/Divulgação

A Ducati comercializa no Brasil o modelo Scrambler Icon, considerado de entrada em sua linha. Porém, não há informações se as duas novas vertentes também serão comercializadas aqui. A Scrambler tem motor de dois cilindros em L, comando desmodrômico, 803cm³, arrefecimento a ar e entrega 73cv a 8.250rpm e torque de 6,7kgfm a 5.750rpm.

Café Racer

O estilo surgiu na Inglaterra, quando a rapaziada se reunia em torno dos Cafés, para acelerar suas motos. Visando maior performance, as motos eram preparadas artesanalmente em garagens para vencer os “rachas”. A Ducati Scrambler CR 241 segue as características, com roda dianteira de aro de 17 polegadas de diâmetro e guidão esportivo.

Ducati Scrambler CR 241 branca com detalhes em preto e vermelho de traseira estática no asfalto com prédio ao fundo
Banco com cobertura no lugar do garupa, simulando ter somente um lugar, como nas motos de competição Foto: Ducati/Divulgação

O banco tem uma cobertura no lugar do garupa, que simula ter somente um lugar, como nas motos de competição. Porém, a cobertura é removível. O tanque é mais estreito e a carenagem englobando o farol redondo foi inspirada em modelos Ducati Pantah e 750 SS.

Aventureira

O modelo Ducati RR 241 tem estilo aventureiro. O conceito scrambler, algo como misturado, também foi popularizado na Inglaterra. Para rodar no fora de estrada, o pessoal utilizava as motos de rua, com guidão mais largo, para-lamas e escapes mais altos, além de outras mudanças, para suprir a falta de motos próprias para o off-road. Essas misturas criaram o estilo próprio.

Ducati Scrambler RR 241 prata e preto com detalhes amarelos e dourados de lateral estática no deserto de sal
Na Ducati Scrambler RR 241 as rodas são raiadas, calçadas com pneus mistos, para terra e asfalto Foto: Ducati/Divulgação

Todo o supérfluo foi reduzido. As rodas são raiadas, calçadas com pneus mistos, terra e asfalto. O escape tem saída alta e o banco tem cobertura plana para facilitar a movimentação. O para-lama dianteiro é alto e tem dimensões reduzidas. A suspensão dianteira é invertida e a parte inferior do motor tem proteção contra pancadas, comuns no fora de estrada.

Confira os vídeos do VRUM nos canais do YouTube e Dailymotion: lançamentos, testes e dicas