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Fora de estrada

Linha Honda CRF 2025: a família motocross aumentou

A linha 2025 da Honda CRF ganhou melhoramentos dinâmicos e ajustes no motor, na eletrônica e no visual, além das versões WE, Work Edition

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Linha 2025 da Honda CRF, feitas para o motocross e enduro
Linha 2025 da Honda CRF, feitas para o motocross e enduro Foto: Honda/Divulgação

A Honda apresentou a nova CRF, para motocross e enduro, já na linha 2025, com muitas atualizações. As mudanças incluem novo quadro, refinamentos no motor, na eletrônica e no visual. Pela primeira vez, o pacote de modernizações vem junto nos modelos CRF 450R e CRF250R para o motocross, e também nas versões CRF 450RX e CRF 250RX para o enduro. Também pela primeira vez, o modelo CRF WE (Work Edition), com equipamentos especiais de fábrica estará disponível.

Honda CRF 450 R modelo 2025 vermelha de frente em movimento em pista de motocross na terra
Honda CRF 450 R Foto: Honda/Divulgação

A linha CR da Honda nasceu em 1973, com a CR 250M Elsinore, especial para o motocross, equipada com motor do tipo dois tempos. O prefixo CR significava Competition Racer, ou Competition Ready, pronta para competir. A letra F veio depois, para caracterizar os motores Four, do tipo quatro tempos e preferidos de Soichiro Honda, fundador da marca. De lá para cá, a linha Honda CRF batiza as motos ligadas ao fora de estrada da marca.

Mudanças mecânicas

O novo quadro das Honda CRF 450R, CRF 450RX, CRF 250R e CRF 250RX é em alumínio com 70% de longarinas duplas, gerando um aumento de 8% na torção e 5% na rigidez, além de novos pontos de fixação. A suspensão dianteira é Showa invertida, com 49mm de diâmetro e 310mm de curso. O novo amortecedor traseiro do tipo mono em sistema Pro-Link, com 308mm de curso (310mm na CRF 450R), também é Showa. Ambas plenamente ajustáveis.

Honda CRF 250 R modelo 2025 vermelha em movimento de traseira fazendo manobra na terra em pista de motocross
Honda CRF 250 R Foto: Honda/Divulgação

As pinças do disco de freio dianteiro, com 250mm de diâmetro e dois pistões, foram desenvolvidas a partir dos dados coletados pelo Honda Racing Corporation (HRC), com novas ranhuras de vedação, para não perder eficiência em altas temperaturas. O motor DOHC de quatro válvulas tem nova configuração de injeção, novo virabrequim mais rígido e novo caminho mais direto do ar, a partir da caixa do filtro de ar. O escape também foi atualizado.

Honda CRF 250 RX modelo 2025 vermelha de frente em movimento descendo uma trilha no mato
Honda CRF 250 RX Foto: Honda/Divulgação

Eletrônica atualizada

O modelo Honda CRF 250R pela primeira vez ganha a eletrônica Selectable Torque Control em três níveis, mais o desligado, além do controle de largada. O sistema de controle de torque, até então presente na irmã maior CRF 450R de motocross, também estará disponível nos modelos de enduro CRF 450RX e CRF 250RX, com outro mapeamento de injeção, próprio para as diferentes funções no fora de estrada.

Honda CRF 450 RX modelo 2025 vermelha de frente estática no estúdio
Honda CRF450 RX Foto: Honda/Divulgação

Os modelos RX também tem o descanso lateral em alumínio e tanque em plástico de oito litros, diferente do tanque em titânio de 6,3 litros dos modelos R. As rodas são em alumínio da marca DID e permanecem pretas. No visual, as tampas laterais ganharam novos gráficos e o símbolo da asa (Honda Wing) ganhou destaque no para-lama dianteiro. Os modelos Honda CRF 150R, CRF 125F, CRF 110F e CRF 50F 2025 também ganharam novos visuais.

Honda CRF 450 R WE modelo 2025 vermelha de lateral estática no estúdio
Honda CRF 450 R WE Foto: Honda/Divulgação

A linha Honda CRF produzida em Kumamoto, Japão, tem nas versões WE (Work Edition) a exclusividade do escapamento Yoshimura, filtro de ar TwinAir e tampa do cabeçote vermelha. A suspensão dianteira tem revestimento Kashima escuro, com titânio no revestimento da suspensão traseira. A corrente é DID BM2 dourada, os punhos Renthal, o banco Throttle Jockey, com todas DID-LTX pretas.

Honda CRF 250 R WE modelo 2025 vermelha de lateral estática no estúdio.jpg
Honda CRF 250 R WE Foto: Honda/Divulgação

A Honda CRF 250WE de trabalho (nas pistas) vem equipada com nova embreagem hidráulica, que reduz a força para a operação da alavanca em 16%. A Honda CRF 450WE vem equipada com embreagem Hinsom. O peso a seco vai de 102kg a 110kg. A Honda importa oficialmente os modelos CRF 250F e CRF 450R. Porém, ainda não há informações sobre as atualizações.

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