A Honda apresentou a nova CRF, para motocross e enduro, já na linha 2025, com muitas atualizações. As mudanças incluem novo quadro, refinamentos no motor, na eletrônica e no visual. Pela primeira vez, o pacote de modernizações vem junto nos modelos CRF 450R e CRF250R para o motocross, e também nas versões CRF 450RX e CRF 250RX para o enduro. Também pela primeira vez, o modelo CRF WE (Work Edition), com equipamentos especiais de fábrica estará disponível.
A linha CR da Honda nasceu em 1973, com a CR 250M Elsinore, especial para o motocross, equipada com motor do tipo dois tempos. O prefixo CR significava Competition Racer, ou Competition Ready, pronta para competir. A letra F veio depois, para caracterizar os motores Four, do tipo quatro tempos e preferidos de Soichiro Honda, fundador da marca. De lá para cá, a linha Honda CRF batiza as motos ligadas ao fora de estrada da marca.
Mudanças mecânicas
O novo quadro das Honda CRF 450R, CRF 450RX, CRF 250R e CRF 250RX é em alumínio com 70% de longarinas duplas, gerando um aumento de 8% na torção e 5% na rigidez, além de novos pontos de fixação. A suspensão dianteira é Showa invertida, com 49mm de diâmetro e 310mm de curso. O novo amortecedor traseiro do tipo mono em sistema Pro-Link, com 308mm de curso (310mm na CRF 450R), também é Showa. Ambas plenamente ajustáveis.
As pinças do disco de freio dianteiro, com 250mm de diâmetro e dois pistões, foram desenvolvidas a partir dos dados coletados pelo Honda Racing Corporation (HRC), com novas ranhuras de vedação, para não perder eficiência em altas temperaturas. O motor DOHC de quatro válvulas tem nova configuração de injeção, novo virabrequim mais rígido e novo caminho mais direto do ar, a partir da caixa do filtro de ar. O escape também foi atualizado.
Eletrônica atualizada
O modelo Honda CRF 250R pela primeira vez ganha a eletrônica Selectable Torque Control em três níveis, mais o desligado, além do controle de largada. O sistema de controle de torque, até então presente na irmã maior CRF 450R de motocross, também estará disponível nos modelos de enduro CRF 450RX e CRF 250RX, com outro mapeamento de injeção, próprio para as diferentes funções no fora de estrada.
Os modelos RX também tem o descanso lateral em alumínio e tanque em plástico de oito litros, diferente do tanque em titânio de 6,3 litros dos modelos R. As rodas são em alumínio da marca DID e permanecem pretas. No visual, as tampas laterais ganharam novos gráficos e o símbolo da asa (Honda Wing) ganhou destaque no para-lama dianteiro. Os modelos Honda CRF 150R, CRF 125F, CRF 110F e CRF 50F 2025 também ganharam novos visuais.
A linha Honda CRF produzida em Kumamoto, Japão, tem nas versões WE (Work Edition) a exclusividade do escapamento Yoshimura, filtro de ar TwinAir e tampa do cabeçote vermelha. A suspensão dianteira tem revestimento Kashima escuro, com titânio no revestimento da suspensão traseira. A corrente é DID BM2 dourada, os punhos Renthal, o banco Throttle Jockey, com todas DID-LTX pretas.
A Honda CRF 250WE de trabalho (nas pistas) vem equipada com nova embreagem hidráulica, que reduz a força para a operação da alavanca em 16%. A Honda CRF 450WE vem equipada com embreagem Hinsom. O peso a seco vai de 102kg a 110kg. A Honda importa oficialmente os modelos CRF 250F e CRF 450R. Porém, ainda não há informações sobre as atualizações.
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