Como o Vrum havia antecipado com exclusividade nacional, a Yamaha apresentou durante o Festival Interlagos 2024 a aguardada big trail Ténéré 700. Porém, o modelo só vai desembarcar de fato no primeiro trimestre de 2025, quando o preço também será revelado. A família Yamaha Ténéré já esteve no Brasil, com os modelos 600, 660 e a XTZ 250, carinhosamente chamada de Tenerezinha. A linha Ténéré, que já tem mais de 40 anos, resgata a linhagem ligada a aventuras no Brasil, com o novo modelo Yamaha Ténéré 700.
O nome Ténéré exerce um inevitável magnetismo com o badalado Rally Paris-Dakar, disputado com protagonismo pelo modelo nas areias dos desertos africanos em diversas versões. Este apelo aventureiro é a tônica da Yamaha Ténéré 700, projetada para encarar qualquer tipo de terreno, em um pacote técnico do tipo mais “raiz”, reunindo equipamentos, tecnologia, ergonomia e visual profissionais. Por outro lado, também pode receber malas laterais e central para facilitar viagens pelo asfalto lisinho mesmo.
Ergonomia correta
Na posição de pilotagem, um banco mais plano, porém, a 875mm do chão, para facilitar a movimentação, além de um tanque mais estreito (capacidade de 16 litros), para encaixe das pernas. O guidão em alumínio, do tipo Fat Bar, é um pouco mais alto, e o painel em tela TFT colorido de cinco polegadas tem formato de tablet, como nas motos de rally.
A iluminação é totalmente em LED, com o bloco do farol composto por quatro projetores e mais a luz de posição. Um formato bem agressivo, que é uma das assinaturas visuais da Yamaha Ténéré 700, que ainda tem a cor azul, tradicionalmente adotada pela marca, e o cinza fosco. As rodas são raiadas, com aros de alumínio DID, de 21 polegadas de diâmetro na dianteira e 18, na traseira.
Pacote mecânico
O motor de dois cilindros em linha com 689cm³ é do tipo DOHC, com dois comandos e oito válvulas. O propulsor já é conhecido no Brasil e também equipa o modelo MT-07 já no catálogo da marca. Batizado de CP-2, Crossplane 2, tem intervalo de ignição dos pistões em 270 graus e entrega 73,4cv a 9.000rpm e um torque de 6,9kgfm a 6.500rpm, em um quadro de aço tubular de berço duplo.
A suspensão dianteira amplamente ajustável é invertida, com tubos de 43mm de diâmetro e 210mm de curso. A suspensão traseira da Yamaha Ténéré 700 é do tipo mono, com 200mm de curso e ajuste na compressão e retorno, além de regulagem remota na pré-carga. Os freios têm disco wave de 282mm na dianteira, com pinça Brembo de duplo pistão. Na traseira, disco de 235mm com pinça única. O sistema ABS tem três ajustes: totalmente ligado, desligado só na roda traseira e totalmente desligado.
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