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Festival Interlagos 2024

Yamaha Ténéré 700: chegou, mas só em 2025

Estrela do Festival Interlagos 2024, Yamaha Ténéré 700 foi apresentada, mas só chega aos concessionários no primeiro trimestre do ano que vem

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A suspensão dianteira amplamente ajustável é invertida, com tubos de 43mm de diâmetro e 210mm de curso
A suspensão dianteira amplamente ajustável é invertida, com tubos de 43mm de diâmetro e 210mm de curso Foto: Téo Mascarenhas/Esp. EM/D.A Press

Como o Vrum havia antecipado com exclusividade nacional, a Yamaha apresentou durante o Festival Interlagos 2024 a aguardada big trail Ténéré 700. Porém, o modelo só vai desembarcar de fato no primeiro trimestre de 2025, quando o preço também será revelado. A família Yamaha Ténéré já esteve no Brasil, com os modelos 600, 660 e a XTZ 250, carinhosamente chamada de Tenerezinha. A linha Ténéré, que já tem mais de 40 anos, resgata a linhagem ligada a aventuras no Brasil, com o novo modelo Yamaha Ténéré 700.

Yamaha Ténéré 700 2024 azul de lateral traseira estática no estande da marca no Festival Interlagos 2024
O motor de dois cilindros em linha com 689cm³ é do tipo DOHC, com dois comandos e oito válvulas Foto: Téo Mascarenhas/Esp. EM/D.A Press

O nome Ténéré exerce um inevitável magnetismo com o badalado Rally Paris-Dakar, disputado com protagonismo pelo modelo nas areias dos desertos africanos em diversas versões. Este apelo aventureiro é a tônica da Yamaha Ténéré 700, projetada para encarar qualquer tipo de terreno, em um pacote técnico do tipo mais “raiz”, reunindo equipamentos, tecnologia, ergonomia e visual profissionais. Por outro lado, também pode receber malas laterais e central para facilitar viagens pelo asfalto lisinho mesmo.

Ergonomia correta

Na posição de pilotagem, um banco mais plano, porém, a 875mm do chão, para facilitar a movimentação, além de um tanque mais estreito (capacidade de 16 litros), para encaixe das pernas. O guidão em alumínio, do tipo Fat Bar, é um pouco mais alto, e o painel em tela TFT colorido de cinco polegadas tem formato de tablet, como nas motos de rally.

A iluminação é totalmente em LED, com o bloco do farol composto por quatro projetores e mais a luz de posição. Um formato bem agressivo, que é uma das assinaturas visuais da Yamaha Ténéré 700, que ainda tem a cor azul, tradicionalmente adotada pela marca, e o cinza fosco. As rodas são raiadas, com aros de alumínio DID, de 21 polegadas de diâmetro na dianteira e 18, na traseira.

Yamaha Ténéré 700 2024 azul de frente detalhe do farol estática no estande da marca no Festival Interlagos 2024
Iluminação é totalmente em LED, com o bloco do farol composto por quatro projetores e mais a luz de posição Foto: Foto: Téo Mascarenhas/Esp. EM/D.A Press

Pacote mecânico

O motor de dois cilindros em linha com 689cm³ é do tipo DOHC, com dois comandos e oito válvulas. O propulsor já é conhecido no Brasil e também equipa o modelo MT-07 já no catálogo da marca. Batizado de CP-2, Crossplane 2, tem intervalo de ignição dos pistões em 270 graus e entrega 73,4cv a 9.000rpm e um torque de 6,9kgfm a 6.500rpm, em um quadro de aço tubular de berço duplo.

Yamaha Ténéré 700 2024 azul de lateral com malas estática no estande da marca no Festival Interlagos 2024
Modelo pode ser equipado com mala central e laterais, providenciais em longas viagens Foto: Téo Mascarenhas/Esp. EM/D.A Press

A suspensão dianteira amplamente ajustável é invertida, com tubos de 43mm de diâmetro e 210mm de curso. A suspensão traseira da Yamaha Ténéré 700 é do tipo mono, com 200mm de curso e ajuste na compressão e retorno, além de regulagem remota na pré-carga. Os freios têm disco wave de 282mm na dianteira, com pinça Brembo de duplo pistão. Na traseira, disco de 235mm com pinça única. O sistema ABS tem três ajustes: totalmente ligado, desligado só na roda traseira e totalmente desligado.

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