Em uma estratégia de ressuscitar antigos nomes, a Honda vai batizar a nova XR 300 como Tornado, revivendo o modelo fora de estrada de tempos passados. A marca já reviveu (lá fora) a Hornet, a Transalp e a NX. No Brasil, o caminho também segue nesta direção.
Aqui, o renascimento começou com a Honda CB 300 Twister e depois com a Honda XRE 300 Sahara, que dividem o mesmo motor e também vão emprestar o propulsor para a nova Honda XR 300 Tornado, apresentada no Festival Interlagos 2024, sem maiores detalhes.
O curioso é que quando a Honda XR 250 Tornado foi lançada, dividia o motor com a CB 250 Twister. Ambas extintas. Agora, em um upgrade, vão ser três modelos com o mesmo motor de 300cm³: Twister, Sahara e a futura Honda XR 300 Tornado, que ainda não tem data para chegar oficialmente ao mercado, embora não deva passar de alguns meses, ainda em 2024.
Olhando para a Honda XR 300 Tornado, que propositalmente ficou em um ambiente para dificultar o acesso, nota-se que divide outros componentes com a Sahara. O escape de saída alta, o bloco óptico sem a bolha, as rodas raiadas e freios.
A Honda também mostrou os modelos recém-lançados POP 110i ES, com partida elétrica e embreagem automática, e o scooter Elite 125. Também mostrou uma série de CB1000 customizadas por estúdios independentes.
Confira os vídeos do VRUM nos canais do YouTube e Dailymotion: lançamentos, testes e dicas