A marca indiana de origem inglesa Royal Enfield tem o Brasil como segundo mercado mundial, depois somente da própria Índia. Desta forma, acelerou os lançamentos, mostrando pela primeira vez a Royal Enfield Shotgun 650, durante o Festival Interlagos 2024. A moto ainda está em fase de homologação, produzida em Manaus, e estará (ainda sem preço estipulado) nas concessionárias da marca em breve.
Nascida em 1891, inicialmente produzindo componentes para armas, a Royal Enfield passou a fabricar motos em 1901. Daí o lema da marca: Make like a gun (fabricada como uma arma, em tradução literal). A nova Royal Enfield Shotgun também tem a ver, já que significa algo como espingarda. Certamente, uma arma para acelerar as vendas em suas cerca de 40 revendas espalhadas pelo Brasil.
Outra pegada
A Royal Enfield Shotgun 650 tem a mesma base mecânica do modelo Super Meteor 650, recentemente lançado. Entretanto, a pegada é mais jovial, puxada para o estilo Bobber, com para-lamas traseiro mais curto, dimensões e tanque ligeiramente menores, banco a 795mm do chão, em estilo selim único. Para o garupa, existe a opção do prolongamento do banco. Além disso, as pedaleiras são mais centralizadas (em relação à irmã Super Meteor 650) e o guidão mais plano.
O visual também inclui farol e instrumentos redondos com iluminação em LED. O painel, além das informações de praxe, tem o navegador Tripper, que mostra o caminho curva a curva em parceria com o Google Maps, via Bluetooth. Para tanto, a Royal Enfield Shotgun 650 também tem uma tomada USB. As rodas são em liga leve com aro de 18 polegadas na dianteira e 17 na traseira.
Motor dois cilindros
O motor de dois cilindros em linha é o mesmo que equipa a Interceptor 650, Continental GT 650 e a Super Meteor 650. Produz 47cv a 7.250rpm e torque de 5,4kgfm a 5.650rpm, acoplado a um câmbio de seis marchas. A suspensão dianteira é invertida e a traseira com duplo amortecedor com regulagem na pré carga.
O freio dianteiro da Royal Enfield Shotgun 650 tem disco de 420mm de diâmetro, com pinça de dois pistões. Na traseira, disco de grandes proporções, com 300mm. As pinças são ByBre com sistema ABS.
Confira os vídeos do VRUM nos canais do YouTube e Dailymotion: lançamentos, testes e dicas