A japonesa Kawasaki, oficialmente instalada no Brasil, apresentou três modelos de segmentos distintos, mas, que dividem o mesmo motor de dois cilindros paralelos e 451cm³, próximos da tradicional capacidade de meio litro ou 500cm³. O palco foi o Festival Interlagos 2024, que mostrou a Cruiser/Custom Eliminator 500 em duas versões, a esportiva Ninja 500 e a naked Z500.
O motor bicilíndrico, equipado com arrefecimento líquido, fornece 51cv a 10.000rpm e entrega 4,3kgfm a 7.500rpm, acoplado a um câmbio de seis marchas com embreagem assistida e deslizante. Os modelos Kawasaki também dividem o sistema de freios com ABS. Na dianteira, disco de 310mm com pinça de dois pistões. Na traseira, disco de 220mm com pinça de pistão único. As diferenças entre os modelos ficam por conta da ergonomia de pilotagem exigida por cada segmento, além do visual próprio de cada modelo.
Kawasaki Eliminator
A Cruiser/Custom Kawasaki Eliminator 500 chega em duas versões: Eliminator 500 standard, com preço sugerido de R$39.990, e na cor preta, e a Eliminator 500 SE, por R$40.990 e pintura laranja. Ambas sem o frete incluído.
A versão Eliminator 500 SE tem ainda capa de farol, protetor de bengala, proteção de escape em preto fosco e tomada USB. As duas versões da Kawasaki Eliminator trazem suspensão não invertida na frente, com 120mm de curso com sanfona vintage de proteção e dois amortecedores atrás, com 90mm de curso. As rodas têm aro de 16 polegadas na dianteira e traseira. O painel tem conectividade e a iluminação é em LED, e o tanque comporta 13 litros.
Pelada e vestida
A Kawasaki Ninja 500 tem a carenagem integral com grafismo que lembra as Ninjas de maior cilindrada. Os retrovisores são fixados na própria carenagem do bloco de iluminação e tem duplo farol afilado. A suspensão dianteira tem garfo não invertido com tubos de 41mm de diâmetro. A suspensão traseira do tipo mono horizontal tem 129mm de curso e regulagem na pré-carga.
O modelo Kawasaki Z500 é a versão sem roupa da Ninja 500. Compartilham todo o pacote técnico, inclusive o quadro em aço com arquitetura em treliça. Sem carenagem, o motor fica à mostra, porém, tem proteção inferior tipo limpa trilhos e os retrovisores fixados no guidão. O tanque é o mesmo e comporta 14 litros.
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