A marca Dafra, nascida em 2007, tem fábrica em área de 170 mil metros quadrados (com 15 mil metros construídos), em Manaus, Amazonas. Este parque industrial também é usado por outras marcas para produzir seus modelos, como as indianas Royal Enfield, Bajaj e TVS.
Porém, a Bajaj construiu a sua própria fábrica e a TVS desfez a cooperação para adotar novos rumos. Assim, a Dafra reforçou a parceria com a taiwanesa SYM, Sanyang Motors, apresentando novos modelos ao mercado brasileiro.
Novos scooters
Entre as novidades apresentadas pela Dafra está o scooter Joyride 300, que está programado para chegar em dezembro deste ano. O modelo utiliza a mesma motorização dos primos (já no mercado) Citycom 300i CBS e Citycom 300 HD.
Entretanto, é equipado com o controle de tração. O motor de um cilindro, arrefecido a água, tem quatro válvulas, 278,3cm³, e entrega 27,6cv a 8.000rpm, com torque de 2,6kgfm a 6.000rpm.
O painel é em LCD colorido e a iluminação totalmente em LED. Entre as comodidades, além do porta-malas sob o banco, tem carregador USB, para-brisa ajustável, chave de presença inteligente, freios com sistema ABS nas duas rodas e rodas em liga leve.
A Dafra também apresentou, como estudo de mercado, o scooter aventureiro ADX 150. O painel é em TFT colorido, com tomada USB, os freios são ABS e a iluminação em LED. Tem ainda tecnologia start/stop e controle de tração.
Moto urbana
A Dafra também apresentou a nova motocicleta NHX 190. Versão street do modelo aventureiro NH 190, com previsão de chegada em outubro de 2024. O motor de um cilindro e quatro válvulas tem 183cm³ e entrega 18,4cv a 8.500rpm e torque de 1,6kgfm a 7.500 rpm, acoplado a um câmbio de seis velocidades.
As rodas são em liga leve e o escape é de saída baixa. O banco tem dois níveis, a iluminação é toda em LED, e o modelo Dafra ainda é equipado com freios ABS e painel digital.
Confira os vídeos do VRUM nos canais do YouTube e Dailymotion: lançamentos, testes e dicas