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Na tomada

Moto elétrica da Watts para o fora de estrada: na terra, em silêncio

A marca de veículos elétricos Watts apresenta o inédito modelo W-Trail com a versatilidade de encarar qualquer tipo de piso

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O modelo W-Trail chegará em agosto, com preço sugerido de R$ 31.990
O modelo W-Trail chegará em agosto, com preço sugerido de R$ 31.990 Foto: Watts/Divulgação

Apresentada no Festival Interlagos 2024, a Watts W-Trail não é apenas uma motocicleta com propulsão elétrica. É uma moto elétrica que também vai na terra. A primeira da categoria. Uma ousada aposta, já que no meio rural, ou em locais mais afastados, as chances de encontrar um ponto de recarga são mais remotas. Para driblar o perrengue, a W-Trail promete uma autonomia de 100 quilômetros.

A marca Watts é montada pelo Grupo Multi, em Manaus, com tecnologia chinesa, e tem cerca de 40 pontos de vendas distribuídos pelo Brasil. O modelo W-Trail chegará em agosto, com preço sugerido de R$ 31.990. Por outro lado, a maior versatilidade do estilo on-off road garante boa performance também nas cidades, exatamente como uma 'trail urbana' para enfrentar o rali diário.

Watts W-Trail moto elétrica azul e preta modelo 2024 de frente estática no gramado
A alimentação do motor da moto elétrica da Watts é por meio de bateria de lítio de 72V e 58Ah Foto: Watts/Divulgação

Como é a moto elétrica da Watts?

A Watts W-Trail tem desenho semelhante ao das motos do segmento a combustão. O motor fica na parte central do quadro, com transmissão final por corrente. A ausência do escapamento deixa a traseira mais limpa (e silenciosa), com banco em dois níveis. Na dianteira, para-lama superior, estilo bico de pato, em conjunto com farol em LED e pequeno para-brisa.

Watts W-Trail moto elétrica azul e preta modelo 2024 detalhe do para-lama farol e para-brisa estática no gramado
Para-lama superior tem estilo bico de pato, em conjunto com farol em LED e pequeno para-brisa Foto: Watts/Divulgação

A suspensão dianteira é invertida, com 190mm de curso, e a traseira, do tipo mono, com ajuste, em balança retangular. As rodas são raiadas, com aro de 19 polegadas de diâmetro na dianteira e 18 atrás, calçadas com pneus de uso misto.

Os freios são a disco, com sistema CBS, que distribui a pressão entre as rodas. Além disso, o painel é digital, com quatro polegadas e tomada USB.

Watts W-Trail moto elétrica azul e preta modelo 2024 de traseira estática no gramado
A suspensão traseira é do tipo mono, com ajuste, em balança retangular Foto: Watts/Divulgação

Motor da Watts W-Trail

O propulsor tem potência de 12.000W, o que corresponde a cerca de 16,3cv, equivalente a uma motocicleta com motor convencional a combustão de 200cm³. O torque da moto elétrica é o diferencial. Linear e presente o tempo todo, chega a elevados 38,7kgfm. A curiosidade é que também existe a possibilidade de movimentar a W-Trail à ré.

Watts W-Trail moto elétrica azul e preta modelo 2024 detalhe do tanque painel e guidão estática no gramado
O painel é digital, com quatro polegadas e tomada USB Foto: Watts/Divulgação

A alimentação do motor da moto elétrica da Watts é por meio de bateria de lítio de 72V e 58Ah. Para ampliar as formas de carregamento, a bateria é portátil e pode ser conectada a qualquer tomada convencional. Também pode ser ligada a estações de recarga para carros elétricos, o que garante uma carga total em cerca de três horas.

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