Quando a nova geração da BMW R 1300 GS, “carro-chefe” da marca, foi lançada com toda pompa e circunstância, uma pergunta ficou no ar. A clássica versão Adventure, ainda mais aventureira, teria sido cancelada? A resposta veio de forma surpreendente. A nova BMW R 1300 GS Adventure chegou a partir de 5 de junho (por enquanto lá fora), com novo visual, novos equipamentos e tanque de 30 litros, em quatro versões: Standard, Triple Black, Trophy e 719 Karakorum.
A nova BMW GS 1300 Adventure também apresenta a novidade do câmbio automático, pela primeira vez na história da marca. O sistema batizado de Automated Shift Assistant (ASA), ainda como opcional, dispensa o manete da embreagem.
O mesmo sistema também vai integrar a linha GS 1300 “normal” a partir de 2025. O tradicional motor boxer de dois cilindros, porém, é compartilhado entre todos os modelos. No entanto, a nova versão Adventure tem na eletrônica um modo de condução a mais. Agora são quatro: Road, Eco, Rain e Enduro. Este último para o fora de estrada.
Motor Boxer
É o motor boxer de linha mais potente já construído pela BMW. Equipado com comando de válvulas variável, fornece 145cv a 7.750rpm e torque de 15,2kgfm a 6.500rpm. Para compactação das dimensões, o câmbio foi instalado sob o motor. A eletrônica tem ainda o Dynamic Cruise Control (DCC ).
O famoso piloto automático adaptativo, que freia quando “percebe” um obstáculo através de radar dianteiro, avisa mudança de faixa e alerta para colisão traseira também via radar. O motor tem ainda controle de tração, controle de arrasto do motor e assistente da partida em subidas.
Suspensões
A suspensão eletrônica Dynamic Suspension Adjustment (DSA) combina de forma automática a rigidez da suspensão dianteira e traseira, dependendo da carga, modo de condução selecionado e tipo do piso. Além disso, a suspensão tem (como opcional) o controle adaptativo de altura em rodas raiadas com aros de 19 polegadas na dianteira e 17 na traseira.
A BMW R 1300 GS Adventure é rebaixada automaticamente na altura em 30mm em baixas velocidades ou quando parada. Ao retomar a velocidade, a suspensão volta à posição anterior mais alta. O controle tem ainda outra função especial que rebaixa o conjunto em mais 20mm, embora a altura do banco e o peso ainda não tenham sido revelados.
Visual
A assinatura do farol com iluminação em LED em forma de “X” Matrix permanece, porém, ganhou faróis auxiliares de série nas carenagens laterais e adaptativos como opcionais. Os piscas são integrados nos protetores de punho.
Porém, a maior novidade é o “tancão” em alumínio com capacidade para 30 litros. A BMW R 1300 GS Adventure também tem preparação para receber bolsas e baú central.
O painel em tela TFT colorida tem 6,5 polegadas de diâmetro e conectividade, tomada USB e 12 Volts. De série são ainda punhos aquecidos, monitoramento da pressão dos pneus, chave de presença, freios ABS Pro Integral.
A versão Standard tem pintura vermelha, com tanque prateado e banco preto e vermelho. A versão Triple Black tem pintura em tons de cinza e preto com para-brisa alto. A versão Trophy tem pintura em azul, branco e vermelho, banco plano e para-brisa baixo. A versão 719 Karakorum tem pintura em verde, aros dourados, banco duplo, bagageiro e para-brisa baixo.
A nova BMW R 1300 GS Adventure também vem para o Brasil, embora ainda sem data e preços definidos.
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