Se atualmente bicicletas elétricas fazem sucesso por serem compactas, no século passado algumas motos tiveram seus momentos de fama pelo mesmo motivo. Um dos exemplos mais famosos é a Honda Motocompo, lançada pela montadora japonesa nos anos 1980, se tornando um ícone do design industrial.
Moto compacta podia ser guardada em porta-malas de carro
A Honda Motocompo estreou em 1981 como uma companheira para carros subcompactos japoneses, como o Today e o Civic. A moto podia ser dobrada e guardada no porta-malas graças a seu tamanho compacto e oferecia um transporte urbano alternativo, podendo ser usada como solução para enfrentar grandes engarrafamentos.
O guidão e o assento da motinha podem ser dobrados, deixando o topo plano e adequando-a para o transporte. Pesando apenas 42 quilos, foi considerada leve para os padrões de scooters motorizados, mas ainda assim era difícil levantá-la com as próprias mãos, o que pode ter contribuído para as lentas vendas do modelo.
Entre 1981 e 1983, a Honda vendeu apenas 53.369 unidades da moto compacta, número muito abaixo da projeção inicial de 10 mil por mês. Embora tenha sido um fracasso, o pequeno veículo influenciou vários outros produtos conceituais da montadora japonesa, entre eles o e-Dax, e-NSR e o scooter elétrico Motor Compo de 2011.
A potência da moto compacta é fornecida por um motor monocilíndrico de dois tempos e 49cm³. O propulsor é refrigerado a ar e conta com transmissão de velocidade única. A motinha ainda é equipada com freios a tambor dianteiros e traseiros, estrutura tubular de aço e carenagem de fibra de vidro cobrindo as peças internas.
Moto compacta foi usada em campo de guerra antes do modelo japonês
Durante a Segunda Guerra Mundial, um scooter dobrável foi desenvolvido pela Estação IX ou Inter-Services Research Bureau. Conhecida por ter sido inspiração do autor Ian Fleming para a Q Branch, divisão fictícia de pesquisa e desenvolvimento do Serviço Secreto Britânico, local onde trabalhava James Bond.
O veículo, chamado de Welbike, foi projetado para caber dentro de um CLE Canister – contêiner de lançamento aéreo de paraquedas –, que media 130cm de comprimento, 38cm de altura e 30cm de largura. Mais de 3 mil unidades foram feitas, fornecendo transporte para os paraquedistas ao pousar. A Honda Motocompo chegou bem depois e, caso tenha interesse, pode ser adquirida atualmente. Uma unidade da moto compacta com acabamento Caribbean Red está sendo leiloada na plataforma Bring a Trailer.
- Confira os vídeos do VRUM nos canais do YouTube e Dailymotion: lançamentos, testes e dicas!